Cena do clipe de Maracá, de Caio Zito (Foto: Reprodução/YouTube).
O período de isolamento, como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus, pegou artistas do mundo inteiro de surpresa. Vários estavam com lançamentos programados, de álbuns a turnês, singles e, como focaremos neste post, videoclipes.
Reforçando o trabalho programado para o ano de 2020, separamos aqui vários clipes maranhenses lançados recentemente – e que vocês deveriam não só assistir, como dar esta força para os artistas que tem buscado estratégias de apresentar novidades aos fãs.
Leia também | 15 lançamentos musicais maranhenses que você já deveria ter ouvido em 2020
De Caio Zito a Raiz Tribal, de Brutallian a Gaybriel, de Emilio Sagaz a Yhago Sebaz, tem vídeos dos mais diversos estilos musicais. Se liga:
Brutallian – Arise (Sepultura Cover)
A banda maranhense Brutallian aposta em novas referências para a sua atual fase musical. E elas já podem ser sentidas no videoclipe (que eu fiz parte da filmagem, ao lado de Caio Carvalho e Juliana Mendes) de Arise, faixa de um dos maiores nomes do metal nacional: a banda Sepultura.
O tributo à faixa, lançada originalmente em 1991 pelo Sepultura, representa a paixão dos integrantes pela banda brasileira, além de reforçar o caminho percorrido pela banda de incorporar referências musicais em seu repertório.
Leia também | Lançamentos maranhenses da semana: Enme, Valéria Sotão, Gugs, Basttardz e mais
“Essa era uma ideia antiga de homenagearmos o Heavy Metal nacional e por isso escolhemos uma música da banda que é uma grande influência para nós”, comentou o quarteto, que é formado por Pablo Barros (vocal), Lex Wave (guitarra), Fabio Matta (baixo) e Raul Campos (bateria) – mais detalhes da banda pelo Instagram.
Caio Zito – Maracá
Já destacamos a estreia do cantor e compositor Caio Zito por aqui. Maracá, seu single de estreia, se tornou um dos destaques entre os lançamentos maranhenses de 2020. Mas, e o clipe?
O clipe de Maracá também já está disponível on-line – e conta com produção de Fabio Barros, além de lettering e animação assinados por Leonardo Saconatto (e Fabio Barros também).
Leia também | Ritmos tradicionais maranhenses e a modernidade em “Maracá”, single de estreia de Caio Zito
O clipe, assim como a faixa, referencia a Grande Ilha, com várias cenas filmadas no Centro Histórico de São Luís.
Gaybriel, Wan Lo feat. Dani Bee – Molhadinha
A cena pop maranhense vem crescendo bastante – e uma aposta recente é Molhadinha, single do cantor maranhense Gaybriel em parceria com Wan Lo e Dani Bee, que ganhou videoclipe.
Molhadinha traz o pop flertando com o brega funk, novo ritmo derivado do brega nordestino, que já se popularizou no país inteiro. Já o clipe retrata bem o nome da música, mostrando muita água, calor e praia, com um elenco diverso de dançarinos, em coreografia assinada por Frank Lucena.
Leia também | #EspecialBR135 | A visibilidade do movimento LGBTQI na música maranhense
O destaque do vídeo fica para os passos de voguing (dança contemporânea da cultura LGBT) mesclados com os passinhos do brega funk. Gaybriel, Wan Lo e Dani Bee se divertem bastante na vibe verão do clipe, enquanto lavam carro, tomam sol na praia e dançam na frente do paredão.
A direção fica por conta do próprio Gaybriel, com fotografia de Sunday James e direção de arte por Yhago Sebaz. Dani Bee e Wan Lo são cantoras e DJs trans convidadas por Gaybriel para o projeto.
Yhago Sebaz – Espíritos feat. ZĒNIC
Falando em Gaybriel e Wan Lo…
A dupla segue sendo destaque – desta vez, nos bastidores do clipe de Espíritos, novo single do cantor maranhense Yhago Sebaz. Enquanto Gaybriel assina a direção, Wan Lo é responsável pela produção e edição do clipe, que é estrelado pelos atores Saimon Guthierre e Aster Coubert.
Leia também | Novos clipes maranhenses: Yhago Sebaz | SavageZ | Gabi Carvalho
Com foco na ideia de renascimento, o clipe traz cenas filmadas no Cemitério do Gavião, em São Luís, e traz influências cinematográficas e musicais, que vão de filmes como “12 Anos de Escravidão” e “Infiltrado na Klan” aos clipes de artistas como Lana Del Rey e Rihanna.
Paolo Ravley – Pôr do Sol
O pop brasileiro segue bem representado. E nesse time, tem o cantor e compositor Paolo Ravley, maranhense que vive entre o Brasil e a França e se destacou em uma série de colaborações com DJs na cena eletrônica europeia.
Leia também | Desdemona ETC lança clipe para o single “Em Todo Contexto”, prévia do aguardado álbum de estreia
Com várias músicas já disponibilizadas nas plataformas de streaming, Pôr do Sol foi a faixa escolhida para o clipe mais recente do artista. O clipe conta com direção de Jr Franch e produção de Alan Nahum.
Emilio SagazRoots – Cama Quente (Feat. Donna Bill)
O reggae invadiu a sonoridade e os clipes dos artistas maranhenses. Se em 2019 tivemos “TQT”, de Paulão, em 2020 temos “Cama Quente“, novo single do cantor Emilio Sagazroots.
Leia também | Lançamentos do MA – #Álbuns: “Afrofuturismo”, de Herih e “Mixtape, Vol. 02”, de Criola Beat
A faixa conta com a participação especial de Donna Bill, que também estrela o clipe. O videoclipe conta com direção do próprio Emilio, em parceria com Tainan Lopes, que assina ainda a fotografia.
Herih – Esú
Um disco com referências e samples que vão de Maria Bethânia à Casa Fanti-Ashanti, além de influências de hip-hop, trap, reggae e música maranhense. Com todos esses elementos, Afrofuturismo, novo álbum do cantor e compositor maranhense Herih, foi lançado no começo do ano – e vem se destacado desde então.
Leia também | Ainda Escuto Álbuns #12: o íntimo e o popular de Samarone em “Toada Moderna”
E entre as seis faixas, que contam com produção do músico e produtor Nairon Botão, do RajaHomeStudio, está Esú, faixa de trabalho escolhida pelo cantor, e que ganhou clipe.
Paulinho Akomabu – Pega Esse Livro Piqueno Vai Ler
O cantor e compositor Paulinho Akomabu lançou o clipe Pega esse livro piqueno vai ler, que presta uma grande homenagem ao Professor Luiz Alves Ferreira, mais conhecido como Luizão – ele foi o primeiro presidente do Centro de Cultura Negra do Maranhão e se tornou uma das grandes referencias do movimento negro brasileiro.
Com direção de Kadu Galvão, o clipe resgata algumas imagens do professor Luizão, contando um pouco da sua historia. Luizão tinha o hábito de presentear os jovens, alunos e amigos com livros.
Leia também | Música, resistência e afeto marcam “Meio”, novo álbum de Marcos Lamy
Na música, Paulinho Akomabu conta, de uma forma poética, um pouco da história deste professor que lutou pela saúde da população negra no estado do Maranhão.
Jadsuel Monteiro – Pedaço do Mar
Conhece o som do cantor e compositor Jadsuel Monteiro Monteiro? Pois ele está entre os nossos lançamentos, com o videoclipe de Pedaço do Mar, faixa que enaltece o povo, a história e a cultura de São Luís, exaltando o seu poder e sua riqueza única.
O videoclipe foi gravado em São Luís e ilustra a homenagem que Jadsuel Monteiro faz ao povo, à história e à cultura da capital maranhense, enaltecendo a cultura negra, o Tambor de Mina, o Tambor de Crioula, o Bumba-Meu-Boi e a presença cultural dos Índios.
Leia também | Lançamentos maranhenses da semana: Enme, Valéria Sotão, Gugs, Basttardz e mais
Entre as participações especiais do clipe, estão: a atriz maranhense radicada em Portugal, Amélia Cristina; o ator e dramaturgo maranhense Deo Garcez (no ar atualmente na novela Salve-se Quem Puder, da Rede Globo); a atriz, preparadora de elenco e radialista maranhense Fátima di Franco (ganhadora de vários prêmios no Teatro e no Cinema); e a musicista saxofonista e jazzista maranhense Rita Ferreira (radicada em Nova Iorque, EUA).
Raiz Tribal – Nota 10
E entre os clipes mais recentes, dois se destacam. O primeiro deles é Nota 10, da banda de reggae maranhense Raiz Tribal, disponibilizado na semana passada.
Leia também | Dia Mundial do Rock: 14 bandas maranhenses que você precisa conhecer
Gravado em vários pontos turísticos da capital maranhense, o clipe de Nota 10 é estrelado pela profissional de Educação Física e digital influencer, Deise D’anne. O clipe é dirigido por Jéssica Lauane, mesma diretora de Batidão, single mais recente da rapper Enme.
Gu7o – Balenciaga
Com influências do rap, trap e R&B, o maranhense Gu7o estreou no cenário artístico sob forte visibilidade, com a bandeira do trap maranhense. Depois de sucessos como 333, Sente Falta e Bae, o rapper aposta agora no single Balenciaga.
Com a produção musical de Adnon Soares e o beat assinado por Caio Cutrim, o single chega com uma levada flow e com uma letra retratando sobre a liberdade em viver o estilo de vida que se quer.
Leia também | MENNDEZZ, Gu7o, Michelly e Putabend: os maranhenses na corrida do EDP Live Bands Brasil 2020
Com direção de Sunday James e J. Pires e com a participação das atrizes Viviane Lorena e Nathalia, o clipe de Balenciaga é uma continuação do vídeo de Bae e faz parte de um projeto ousado que agrega vários videoclipes, interligando suas histórias.