(Foto: Governo do Estado do Maranhão/Divulgação).
Está na boca do povo: é o Novo Centro Histórico. A região que passou muito tempo abandonada em São Luís já vinha ganhando novo fôlego nos últimos anos, mas agora bombou de vez.
É só ir às ruas do Centro e ver o tanto de gente que vem circulando. Grande parte, claro, vem interessada em curtir o clima de São João e fazer fotos e vídeos com as bandeirinhas da Praia Grande.
Leia também | E a melhor época do Maranhão chegou!
Mas não é só isso. A região tem atraído, com consistência, um público fiel. Isso se deve principalmente aos investimentos feitos no Centro Histórico nos últimos anos.
Entre os pontos de destaque, estão investimentos na segurança – no período de São João, por exemplo, são mais de 80 policiais do Batalhão de Turismo por dia, com o uso de viaturas, motocicletas e policiais a pé, em pontos estratégicos de monitoramento, com rondas, vistorias e, ainda, orientação ao público.
Leia também | Série de fotos mostra porque o São João do Maranhão é apaixonante
Com o Maranhão em destaque, seja pelo São João ou pelos seu artistas em destaque (Thaynara OG, Rômulo Estrela, Áurea Maranhão, Pabllo Vittar, Alcione, Zeca Baleiro e tantos outros) ou pelas rotas de turismo, separamos 12 lugares no Centro Histórico da capital maranhense para você, turista (ou não), conhecer um pouco mais da(s) beleza(s) da nossa querida São Luís.
Museu do Reggae

Entregue há mais de dois anos, é o único museu desse tipo fora da Jamaica. O local faz jus à fama de São Luís como Jamaica brasileira.
Com uma área de 397 metros quadrados, o Museu do Reggae mostra as peculiaridades desse gênero musical em diversas formas, principalmente a sua integração ao espaço cultural do Maranhão.
O espaço conta com um salão de, aproximadamente, 35 metros quadrados com móveis que remetem aos paredões das radiolas, uma sala de exposição dos artistas e de apresentação de assuntos do cenário mundial do reggae, além de equipamentos de projeção e recursos audiovisuais e manequins trajados a caráter.
Localizado na Rua da Estrela, o museu fica aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 9h às 13h.
Leia também | Cor, Melôs e as vibes positivas na festa do Museu do Reggae
Casarão Tech

É um espaço mantido para incentivar as startups e as novas iniciativas desde o início de 2018, com a proposta de ser um centro de inovações tecnológicas, focado no empreendedorismo digital e na inclusão social de jovens e adultos maranhenses.
O Casarão Tech Renato Archer, localizado na Rua da Estrela, integra o programa Inova Maranhão, mantido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Casa do Tambor de Crioula

Expressão afro-brasileira inconfundível que reúne dança, canto e percussão, o Tambor de Crioula do Maranhão ganhou, em 2018, um Centro de Referência: a Casa do Tambor de Crioula, que serve de local de encontro e transmissão de saberes associados à expressão.
O espaço traz uma área de convivência, auditório, salas para realização de oficinas de dança e percussão e salão de exposição, além de uma loja para venda de produtos associados ao bem cultural.
Manifestação de raízes africanas que só existe no Estado do Maranhão, o Tambor de Crioula foi reconhecido em 2011 como Patrimônio Imaterial Brasileiro.
O prédio fica na esquina das Ruas Estrela e João Vital de Matos, na Rua Portugal, Nº 309. Visitação de terça à sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 13h.
Palácio dos Leões
Antes de 2015, a sede do Governo do Estado tinha horários restritos de visitação. Hoje, funciona de terça a domingo, o dia inteiro.
A área de visitação abrange os salões nobres com exposições permanentes de obras dos séculos 18 ao 20. Mobiliário, telas, porcelanas, esculturas, pratarias e gravuras são algumas das peças encontradas durante a visitação mediada.
Fica na avenida D. Pedro II, S/N. De terça a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 17h.
Pôr do Sol no Palácio dos Leões

Falando no Palácio dos Leões…
Não tem como não falar do pôr do sol ao lado do Palácio dos Leões, que se tornou programa obrigatório para muitos. É uma ótima pedida para terminar o dia ou para começar a agitação da noite.
Feirinha da Benedito
A Feirinha São Luís, que é realizada desde junho de 2017 na Praça Benedito Leite, sempre aos domingos, se consolidou como ponto de encontro, lazer e alto astral de São Luís.
Elogiada por muitos por ter se tornado um espaço de programação cultural e de lazer em São Luís, a feirinha reúne, semanalmente, milhares de pessoas em eventos culturais que combinam culinária, atrações musicais e artesanato no coração da cidade.
A feirinha é organizada todos os domingos, de manhã e à tarde, pela Prefeitura de São Luís, com programação musical diversificada. Fica na Praça Benedito Leite.
Teatro Arthur Azevedo

Um dos mais belos teatros do país, foi completamente recuperado e entregue em 2017, devolvendo um importante patrimônio à população. Comporta 756 lugares, entre galeria, camarote, platéia e frisa.
O teatro um dos é um dos sete Tesouros do Patrimônio Cultural Imaterial de São Luís – título foi concedido pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais, em 2012. O TAA é um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil.
As visitas guiadas podem ser feitas de terça-feira a domingo (os horários são às 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h, 16h30 e 17h). Os valores variam entre
R$ 5 (individual) e R$ 2,50 (escolas particulares/estudante) – a entrada é livre para escolas públicas e entidades.
Já os ingressos para os espetáculos (verificar a programação) podem ser adquiridos na bilheteria do TAA, de terça a domingo, a partir das 14h. O teatro fica na Rua do Sol, 132. Mais informações pelo telefone (98) 3218-9900.
Teatro Alcione Nazaré
Totalmente revitalizado em 2017, o Teatro Alcione Nazaré integra o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico de São Luís.
Sua reforma incluiu o palco, camarins e outras melhorias como estrutura do telhado, pintura e instalações elétricas. O teatro fica na Rampa do Comércio, 200, no Centro Histórico de São Luís.
Leia também: Bate-volta em Santo Amaro, Maranhão; tudo que você precisa saber
Referência na Praia Grande e na cultura do estado, o Teatro Alcione Nazaré ganhou um tom moderno, que serve de palco para grandes espetáculos musicais e de dança.
Inaugurado em 1988, com o nome Teatro Praia Grande, o teatro foi criado para receber grupos amadores. Atualmente, está entre os espaços do Centro Histórico que promove o envolvimento da comunidade com variados espetáculos artísticos.
Centro de Artes Cênicas
Com a missão de fomentar, valorizar, preservar, registrar e difundir as atividades que compõem as artes cênicas no estado do Maranhão, por meio de ações contínuas de formação profissional, documentação histórica e produção artística realizada no estado, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) é outro destaque do Centro Histórico de São Luís.
Além dos cursos, possui, também, a biblioteca “Bibi Geraldino” – e, há dois anos, o prédio foi reinaugurado depois de passar por ampla revitalização em toda sua estrutura.
Leia também: Ilha do Medo, Morros e Alcântara: três lugares para você conhecer
Conhecida por formar atores em nível técnico (profissional) e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, o centro oferece curso de formação em teatro (em cinco semestres letivos, com duração de 2 anos e meio).
Ao todo, são 21 disciplinas em sua grade curricular, como História da Arte, História do Teatro, Interpretação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, Teatro de Animação, Cenografia, Iluminação, entre outras.
O Cacem fica localizado na Rua Santo Antônio, 161, Centro. Para mais informações, pelos telefones (98) 3218-9948/9949/9950.
Casa Josué Montello
A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) se originou a partir de uma doação feita pelo próprio escritor, em escritura pública, em 14 de março de 1983, incluindo obras bibliográficas, documentais e museológicas.
Atualmente, a CCJM foi reorganizada e reaberta ao público (em 7 de dezembro de 2016), contando com a inauguração de um novo espaço denominado “Museu Josué Montello”. O espaço conta com as coleções de obras da biblioteca particular do escritor Josué Montello, acrescentando-se do acervo museológico e documentos pessoais que formam o arquivo.
O acervo, colocado à disposição para consulta, disponibiliza material de referência para artigos, ensaios, teses, monografias e livros em sua própria sede, e oferece, também, o serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias, para usuários cadastrados.
São quase 30 mil livros e mais de 2 mil fotografias, totalizando um acervo de, aproximadamente, 60 mil itens.
Aberta de segunda a sexta, das 13h às 18h, a CCJM fica localizada na Rua das Hortas, 508.
Convento das Mercês

Considerado um dos sete tesouros de São Luís, o Convento das Mercês começou a ser erguido em 1654 – hoje, com 5.800 m² de área construída, conta com um grande acervo museológico e bibliográfico.
No fim de 2016, foi entregue reformado – e abriga, ainda, a Fundação da Memória Republicana. O espaço funciona como um museu, com valiosas peças literárias e artísticas, além de contar com ambientes exclusivos para exposições, mostras, vernissages, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e palestras.
Fica localizado na Rua da Palma, 502 – Desterro, Centro Histórico de São Luís. Mais informações no telefone (98) 3221-3724. A visitação pode ser feira de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e também aos sábados, das 8h às 12h.
Escola de Música do Maranhão
Para melhorar as condições de ensino dos alunos da Escola de Música do Maranhão (Emem) Lilah Lisboa de Araújo, foi feita uma série de obras de reparo no prédio anexo ao Emem.
Além da construção de uma nova escada com acesso ao mirante do prédio principal, foram realizadas melhorias em 15 salas de aula e reativação de outras sete, troca de toda a estrutura do telhado, pintura de todo o prédio e revisão completa das instalações elétricas e hidráulicas.
A escola realiza cursos de teoria, percepção, canto e instrumentos como bateria, clarinete, cavaquinho, contrabaixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, guitarra elétrica, piano, percussão, saxofone, trombone, trompete, trompa, violão clássico e violão popular, violino e violoncelo.
A Emem fica localizada na Rua da Estrela, 363, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
*Com informações da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão.