Por Jonas Sakamoto e Larissa Abreu
No dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de pensadores e artistas que deixaram uma grande bagagem sociocultural para o Brasil, pessoas de diversas áreas são responsáveis por mostrar que a região é um grande pólo de criatividade, desenvolvimento e tendência.
Ontem, logo nos primeiros minutos após os resultados do primeiro turno das eleições, os nordestinos foram alvos de duros ataques nas redes sociais. O motivo já sabemos: O nordeste foi a única região do país na qual o candidato Bolsonaro não venceu!
Nós do SobreOTatame não toleramos esse tipo de discurso odioso, que constrange, diminui e oprime outras pessoas. E além de tudo somos nordestinos arretados e orgulhosos de nossa história, de nossas lutas e conquistas, e sobretudo de nossa capacidade de transformação dessa realidade que nos indigna.
Para isso, listamos 13 incríveis feitos realizados por nordestinos:
Zeladores nordestinos usam vivência na seca para captar água para paulistas
Nos anos de 2014 e 2015, a cidade de São Paulo, entre outras da região Sudeste, sofreu com uma das piores secas registradas no país. O volume de água abaixou tanto que a maior cidade da América Latina, por exemplo, teve que trabalhar com o esquema de racionamento nunca visto chegando ao recorde negativo de 18,2%.
A solução de zeladores nordestinos trouxe uma luz para os moradores de prédios situados no bairro de Higienopólis , na região Oeste de São Paulo. Graças a vivência da seca do Nordeste, eles desenvolveram um sistema para a captação de água da chuva e que rendeu uma solução para o problema na época.
O baiano Admilson Santana, de 49 anos, criou um sistema de captação de água da chuva. Admilson é zelador do prédio, e informa que foi criado sem água encanada, e fazendo uso de cisterna, e por isso não vê por que não aproveitar a água da chuva para lavar e usar nos vasos sanitários. O baiano instalou no prédio um encanamento que leva a água que cai do telhado, até um poço no subsolo, capaz de captar 30 mil litros de água.
Clique aqui e confira as soluções dos baianos Admilson Santana e o Amari dos Santos para os paulistanos na época da crise hidráulica de São Paulo.
Pernambucana é a única do Norte/Nordeste a ganhar prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’
De acordo com o site Diário de Pernambuco, Nathalia Bezerra, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi eleita uma das sete jovens pesquisadoras premiadas na 13ª edição do “Para Mulheres na Ciência”, programa desenvolvido pela L´Oréal Brasil em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) em prol da igualdade de gênero no ambiente científico.
Doutora em química, Nathália Bezerra ganhou destaque com sua pesquisa que visa utilizar a química para estender a durabilidade do cimento, já que o produto possui um prazo de validade muito curto ( apenas 90 dias), gerando prejuízo econômico a consumidores e produtores.
Banco Palmas: o primeiro e maior banco popular comunitário do Brasil (fica no Ceará)
Banco Palmas é o primeiro e maior banco popular comunitário do Brasil, situado na periferia de Fortaleza, no Ceará. Ele surgiu depois que uma comunidade, na periferia do Nordeste brasileiro, se reuniu na praça do bairro, sob o sol, para discutir porque eles são pobres e como reverter essa situação na prática. Nesse processo, surgiu o primeiro mapa de renda e dos hábitos de consumo de quem vivia na região.
Clicando aqui você conhece a saga dessa comunidade e a criação de um novo banco e moeda como maneira de driblar as adversidades vigentes.
Porto Digital transforma bairro histórico do Recife (PE)
Porto Digital de Recife reúne esforços para estimular o investimento em inovação, com dinheiro e pessoas, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Localizado em área de 150 hectares do histórico Recife Antigo, o Porto Digital contabiliza faturamento anual de R$ 1,6 bilhão, gerado por organizações que ali se instalaram para buscar soluções inovadoras para os negócios.
Clique aqui e entenda mais sobre o projeto!
Cearense inventa avião que gera energia eólica e solar
Fernando Ximenes, engenheiro cearense, também desenvolvedor do poste de iluminação autossuficiente, criou um aviãozinho que gera energia eólica e solar.
O avião é produzido com material de aeronaves, e consegue captar energia solar através das asas equipadas com células solares, e energia eólica, através da hélice frontal que gira 360 graus de acordo com a direção do vento. A energia produzida é armazenada numa bateria.
Fotógrafo baiano reverte venda de fotos em cestas básicas para famílias carentes
O fotógrafo baiano Noilton Pereira, retrata o cotidiano de trabalhadores rurais no sertão da Bahia. Seu trabalho já é reconhecido nacional e internacionalmente, não só pela beleza, mas pelo valor social e humanitário do que é retratado.
Noilton ganha a vida como radialista, e o dinheiro extra que ganha com a venda de suas fotos utiliza integralmente pra ajudar 45 pessoas, provenientes de 10 famílias carentes acompanhadas por ele.
Clicando aqui você conhece um pouco mais sobre o trabalho do fotográfo.
Prefeita do Ceará quita dívidas do município, melhora a educação, e ainda deixa 1,8 milhão em caixa
Erika Frota Cristino, ex-prefeita de Coreáu, cidade cearense com população em torno de 24 mil habitantes, mostrou ao nosso país um belo exemplo de boa gestão dos recursos públicos.
A ex-prefeita sanou todas as dívidas públicas deixadas por gestão anterior, elevou a educação do seu município que constava entre as piores do seu Estado, para uma das melhores de todo o Nordeste; pagou todos os funcionários ( com salário + décimo terceiro) e deixou, ainda, 1,8 milhões em caixa.
Clique aqui para saber um pouco mais sobre o trabalho da Erika.
Nordestino se destacam em seleção brasileira de matemática
Já é tradição contar com muitos nordestinos na seleção de estudantes que representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, segundo afirma o diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).
Em 2017, a seleção de seis estudantes entre 16 e 19 anos, contou com 3 estudantes nordestinos, dois paulistanos e um mineiro. Conheça mais sobre a competição e os estudantes clicando aqui.
Aluno cearense desenvolve remédio contra gripe
Helyson Lucas desenvolveu enquanto fazia o curso técnico em ambiente do IFCE, em Limoeiro do Norte, uma polpa de frutas à base de acerola e caju que previne e combate a gripe. O seu antiviral foi premiado em evento nos EUA, em julho de 2016. Além do Helyson, Adriana Mendes, também cearense, foi premiada pelo seu trabalho que investiga o comportamento das plantas sob a ação do efeito estufa nos próximos dez anos.
Clique aqui para conhecer mais sobre alunos incríveis!
Nordeste conquista 59 medalhas na Olimpíada Nacional de História do Brasil
O Nordeste foi a região que mais conquistou medalhas na 10ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 18 e 19 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).
Os Estados que mais se destacaram foram Ceará (25 medalhas: 11 bronze, 9 prata e 5 ouro) e Rio Grande do Norte (13 medalhas: 7 bronze, 5 prata e 1 ouro). Depois, aparecem Pernambuco (15 medalhas: 6 bronze, 5 prata e 4 ouro), Bahia (4 medalhas: 3 bronze e 1 prata) e Paraíba (2 medalhas: 1 bronze e 1 prata).
Estudantes do Ceará criaram sistema de reuso de água e fazem sucesso em feiras internacionais
Estudantes do ensino técnico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desenvolveram o projeto “Reciclagem de águas residuárias a partir de destilador fototermofuncional”, inspirados na necessidade de reuso de água para amenizar a seca no sertão cearense.
Trata-se de um projeto de baixo custo, que se utiliza de energia solar para melhorar a qualidade das águas residuárias, permitindo uso para fins agrícolas e atividades domésticas. Na FEBRACE/USP (2014), os estudantes levaram seis prêmios, dentre eles o prêmio UNESCO de Inovação.
Maranhense foi inventor de telefone fixo que funciona com energia solar
O técnico em eletroeletrônica, Jecefran Martins, desenvolveu um telefone que precisa apenas de meia hora ao sol para funcionar durante uma semana sem necessidade de recarga. O telefone foi produzido a partir de sucatas, e consegue funcionar há uma distância de 40 km das antenas de celular, conseguindo rastrear sinais de rádio FM para captura de ligação.
O “Dispositivo Móvel de Comunicação Pública”, como foi batizado, visa facilitar a comunicação em lugares de difícil acesso.
Escola da zona rual de Alagoas supera a pobreza e tem maior Ideb do país
Uma escola na cidade de Coruripe, no interior de Alagoas, driblou todas as adversidades possíveis e conseguiu ter a maior nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Com cerca de 56 mil habitantes e com um salário médio de dois salários mínimos, Coruripe viu na educação a esperança de um futuro melhor para suas crianças. E foi com esse raciocínio que eles garantiram a nota 9,9 na última prova do Ideb.
Saiba mais sobre a história clicando aqui!
Nordestino responde gente amargurada e preconceituosa é com trabalho!