14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes: multiplicidade cultural em sete dias de programação

A cantora Alice Caymmi na abertura do Aldeia Sesc Guajajara de Artes 2019. Foto: Henrique Coutinho/SobreOTatame.com.

Ontem (5), foi iniciada, oficialmente, a 14ª edição do Aldeia Sesc Guajajara de Artes, se firmando como o maior projeto maranhense que engloba todas linguagens artísticas.

Sendo um importante espaço para valorizar a multiplicidade cultural, estimular a produção local e oportunizar o contato com artistas do panorama nacional, o evento traz, para 2019, uma programação variada com sete dias de diversas atividades, até o dia 11 de outubro, ocupando diferentes espaços de São Luís.

Arte: Divulgação.

Nas artes cênicas, o destaque vai para as produções maranhenses, como a apresentação do primeiro espetáculo musical de texto autoral da EnCanto Coletivo Cultural, chamado Cadê a Herança? – uma comédia musical, que conta a história sobre família embalada pela força das músicas de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos.

A vida de Elis também será representada no espetáculo da Pulsar Cia de Dança. Para os amantes de dança, outro espetáculo imperdível é Ofélia Territórios Movediços, da bailarina carioca Camila Fersi MG/RJ, um solo de dança inspirado na personagem Ofélia, da peça Hamlet de Shakespeare.

Leia também | MC Tha, Rubel, Getúlio Abelha e outros shows imperdíveis em São Luís no segundo semestre de 2019

O universo da literatura será contemplado com a realização do sarau com a temática literatura e representatividade. Para enriquecer essa programação, será realizada a palestra de Márcia Kambeba/ PA, mestra em geografia cultural, compositora, escritora, fotógrafa, palestrante e poeta, que possui trabalhos sobre a questão política dos direitos indígenas.

Seguindo com o compromisso de fomentar a troca de saberes, a programação da Aldeia conta com oficinas de dança contemporânea e palestras sobre direitos culturais e sobre arte indígena.

Leia também | São Luís ganha festa em celebração à música maranhense

Para valorizar a produção audiovisual, a programação inclui a Mostra Itinerante de Cinema Nueva Mirada, voltada para o público infanto-juvenil, com filmes que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e abarcam a realidade da infância e juventude de diversos países.

Além desta, também será exibida a Mostra Cinema Marginal, voltada para o público adulto.

Abertura

Com a proposta de trazer atrações inéditas para a cidade, a abertura da programação musical da edição deste ano contou com o show da cantora e compositora Alice Caymmi/RJ, ocorrido ontem (5), na Concha Acústica Reynaldo Faray.

Além de possuir um sobrenome com grande legado para a MPB, Alice Caymmi trilhou seu próprio caminho, conquistando seu lugar no cenário nacional através da sua voz e composições marcantes.

Leia também | Projeto Funarte Bandas de Música passará por São Luís pela primeira vez

Com o show POP, Alice brilhou em sua estreia nos palcos maranhenses, com músicas e versões que marcaram sua carreira, assim como versões de canções pop bastante conhecidas, como Bitch Better Have My Money, da Rihanna, e Problema Seu, da Pabllo Vittar.

O SobreOTatame esteve por lá – confira mais na galeria de fotos do repórter fotográfico Henrique Coutinho:

Oficinas

Camila Fersi é destaque na programação de oficinas do 14º Aldeia Sesc Guajajara de Artes. Foto: Divulgação.

A 14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes terá, também, oficinas de artes visuais e de artes cênicas.

Essas oficinas integram as diversas ações formativas promovidas pelo evento, que conta também com palestras e rodas de conversas.

A oficina Oka Guajajara: troca de saberes educativos e culturais, ministrada pela Analista em Artes Visuais do Sesc Piauí, Aliã Wamiri/PI, consiste em uma oficina de arte educação dedicada a educadores com foco na cultura indígena Guajajara e linguagens contemporâneas.

A proposta é que os educadores realizem atividades a partir de processos metodológicos e intervenções artísticas que estimulam a curiosidade, descoberta, experiência, criação, fazer coletivo, socialização e reflexão.

A oficina será realizada no Museu de Artes Visuais, no dia 7 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Leia também | ‘Cores da Vila’ celebra Dia das Crianças na Vila Embratel com arte urbana e solidariedade

Já a oficina Técnica e Tópicos em Dança Contemporânea é com a bailarina, professora e pesquisadora Camila Fersi/RJ. A oficina apresenta e propõe a experimentação de alguns conteúdos de dança, como pontos de partida para a construção coletiva de uma dança, ligada à história, estrutura e afinidades de cada participante.

A oficina será realizada na Galeria de Artes do Sesc Deodoro, nos dias 7 e 8 de outubro, das 14h30 às 17h30.

Confira a lista completa dos selecionados para cada oficina aqui.

Encerramento

A cantora MC Tha. Foto: JR Franch/Divulgação.

Além de Alice Caymmi, o evento recebe, na noite de encerramento, a cantora e compositora MC Tha/SP, que ganhou grande repercussão esse ano com o lançamento do seu primeiro álbum, intitulado Rito de Passá.

A programação completa da 14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes é gratuita. Clique aqui.

*Com informações do Sesc-MA.


Falando em MC Tha…

Ela é uma das atrações confirmadas na edição 2020 do Lollapalooza Brasil, que ocorre nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Bora lá?

LineUp 2020
Relações Públicas, ataca de designer gráfico sempre que possível e estuda para se tonar um bom fotógrafo, pois, como diria Scarlet, sente que tem muito para expressar. Virgem com ascendente em Peixes e vênus em Escorpião, transita entre uma personalidade metódica a alguém que ama falar dirty abobrinhas, acompanhado de uma boa caipirinha. Rockeiro, praieiro e hipocondríaco, mas ouve de tudo, ama uma piscininha e as vezes não lava a mão antes de comer.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários