Arte do single Nos azulejos da Cidade, da banda maranhense Filtro de Barro, feita por Gabriel Hislla.
A partir desta segunda-feira (15), durante todo começo de semana, iremos destacar os lançamentos musicais maranhenses que vem ganhando destaque nas plataformas de streaming, rádios e, também, na playlist de vocês, ao ler esse post.
Um aviso: são dezenas de lançamentos musicais na cena musical do Maranhão somente nas últimas semanas/meses – e neste primeiro material, separamos alguns deles.
Ou seja, se sentiu falta de algum single, se liga que pode ganhar destaques nos próximos materiais. Vale lembrar que as listas contarão com diversos estilos musicais, como rap, pop, MPB, PC Music, rock, reggae e por aí vai.
Leia também | 11 clipes maranhenses recentes que você tem que assistir
Preparados pras dicas? Então vamos de lançamentos!!!
Ventriloco e Sfanio – Cria
O ano de 2020 é um momento de novidades para a banda maranhense Ventriloco. Logo no primeiro semestre, o grupo liberou a inédita Cria, faixa que conta com a participação especial do cantor e compositor Sfanio (do hit Covardia).
Cria é a primeiro lançamento da banda desde Alcance, lançado em 2018. A nova faixa é uma homenagem a Otto, filho do guitarrista e compositor da banda, Enom Silva, escrita em parceria com Felipe Costa Cruz.
Beto Ehong – Menina Boa
Vocês ainda verão muito de Beto Ehong por aqui – e em parceria com Flávia Bittencourt (nos aguarde). Mas, por hora, vamos destacar Menina Boa, single do álbum Beat By Beat.
A canção, primeiro lançamento de uma sequência do trabalho, foi feita no estilo sound system traz elementos sonoros do trap, do reggae na lírica do encontro amoroso, e foi produzida por Adnon Soares (Casaloca Estúdio).
Alcione – Fascínio
Sim, também tem a querida Marrom com lançamentos para 2020. E a primeira amostra foi a mescla de samba, pagode e amor no single Fascínio, primeira primeiro faixa de trabalho de Tijolo por tijolo, novo álbum de inéditas de Alcione em sete anos.
Inclusive, este novo álbum da cantora maranhense, o 42º álbum de sua carreira, foi lançado no último dia 29 de maio em todas as plataformas de streaming, gravado pela Biscoito Fino.
Paulão e Totti Moreira – Tribo da Cacimba
“A Tribo somos nós”, comentou Paulão em uma de suas redes sociais sobre seu novo single, Tribo da Cacimba. A faixa é uma composição de Totti Moreira (MA) e Gustavito (MG) e carrega em sua letra imagens afro-indígenas que devaneiam sobre as raízes da nossa Upaon-Açu e seus poderes de cura.
“Na produção, minha e de Adnon Soares, fundimos o ritmo das brincadeiras de Tribo de Índio com beats nervosos na referência funk/brega-funk“, acrescentou Paulão.
Rrudlight – Sem Pressa
Quem acompanha a música maranhense provavelmente já ouviu Sem Pressa na voz de Nathalia Ferro – a versão é uma das faixas de Alice Ainda, álbum da cantora de 2015.
Agora, Rrudlight, um dos autores da música, aposta numa roupagem influenciada por MNDSGN, lo-fi e com referências musicais à sonoridade do rapper Travis Scott para a faixa, que é seu novo single.
Filipe Muto – Diz o Que Cê Quer de Mim
“Não queria que tudo fosse em vão/ Quantas vezes eu pedi perdão?/ Diz que eu carrego o mundo nos ombros/ Mas você me tem na palma da sua mão”, versa o rapper Filipe Muto em seu novo single.
A faixa Diz o Que Cê Quer de Mim foi composta pelo próprio artista e conta com produção musical, mixagem e masterização assinadas pela dupla João Simas e Thierry Castelo Branco.
Fernando Izidio – Mês de Junho
Outro artista com novidades – e coincidentemente lançamos no mesmo mês ao que a faixa se refere – é Fernando Izidio, que aposta na mistura entre trap, hip-hop e ragga no single Mês de Junho.
A música aborda sobre o começo e o fim de uma relação que terminou, destacando o caos do abandono dentro do mês de junho.
Frimes – Big Fat Dick
Charli XCX e outros nomes da PC Music são influências marcantes em Big Fat Dick, novo single da drag queen maranhense Frimes.
Após os sucessos de “Fadinha” e “Pink Money” – tanto no Spotify quanto no YouTube (com clipes dirigidos por Lucas Sá) – , a drag retorna na nova faixa apostando em um pop eletrônico e com uma letra de forte apelo sexual.
Samile – Não Para
Lembra do Felipe Costa Cruz que citamos no começo do post? Pois ele retorna aqui em Não Para, novo single da cantora e compositora Samile.
“Felipe é cantor e compositor de músicas lindíssimas! Conhecemos o trabalho um do outro e nos identificamos bastante! Desde então sempre quisemos gravar algo juntos. A parceria deu certo!”, postou Samile em seu perfil no Instagram. A faixa conta com produção de Memel Nogueira (Andar De Cima).
Geovana Reis – O Que Dizer
Assim como Não Para, de Samile, O Que Dizer, novo single da cantora e compositora Geovana Reis também conta com produção musical do Andar De Cima.
A cantora já é conhecida da internet: em 2017, ganhou destaque com sua versão de Zero, de Liniker, em participação do quadro Monotonia, de Rick Ramos. No vídeo, Geovana é acompanhada do violonista Guilherme Lago – assista aqui.
Daniel Góes – Mais um Clarea
Imagina um luau na praia e uma música de celebração à vida? Esse é o tom de Mais um Clarea, novo single de Daniel Góes, já disponível nas principais plataformas digitais.
Daniel é conhecido também por integrar a banda Garatujos, que já ganhou destaque na cena musical maranhense com faixas como Bacuri e Chapéu de Palha.
Nano Valderck – Me Desculpa
Conhece o som do Nano Valderck? Ele é cantor, compositor e músico maranhense, e começou sua carreira em 2018, mas desde de criança vivencia a cultura popular através do Bumba meu Boi. Este ano, lançou o single Me Desculpa, sua primeira música de trabalho que marca a dor da saudade e de todos os sentimentos que há em uma relação e no fim dela.
Nano Valderck é integrante da banda Escangalhada, um dos blocos de Carnaval mais populares da nova geração. Integrou a banda Mad Mood Monks como guitarrista e foi backing vocal da banda Casarão Verde. Além disso, compôs a música Nera Eu, sucesso na voz do cantor Ari Sousa.
Leia também | 15 lançamentos musicais maranhenses que você já deveria ter ouvido em 2020
Agora, Nano se prepara para lançar mais músicas autorais nas plataformas digitais, antes do lançamento do primeiro EP ou álbum de estreia, que virão com influências direta do alternativo e R&B com elementos brasileiros.
Filtro de Barro – Nos Azulejos da Cidade
Finalista no Festival Ilha do Amor 2019, a canção Nos azulejos da Cidade marca a estreia da banda maranhense Filtro de Barro com canções autorais.
O grupo, formado por PV Silveira (voz e violão), Lucas Parreão (guitarra), Hakan Leite (bateria) e Emílio Furtado (baixo), já conquistou o público de São Luís com diversas apresentações pela cidade. Em sua sonoridade, uma mistura de reggae, rock, baião, xote e MPB.
Vila Verde – Falta de Amor
As influências do reggae antigo e do contemporâneo dão o tom de Falta de Amor, novo single da banda maranhense Vila Verde.
O grupo, que fez seu primeiro show em 2017, surgiu quando cinco músicos, cada um com sua história no universo da música, se juntaram para realizar um show cover da banda Natiruts. De lá pra cá, a banda já lançou diversos single – e Falta de Amor é a nova aposta.
Little Lion – Força do Leão
Em 2019, destacamos a atual fase do maranhense Sative Plant (Mayron Lion), atualmente morando em Lisboa (Portugal), que lançou na época seu primeiro álbum, o projeto Nova Essência.
Agora, o artista criou a banda Little Lion e está com single novo na área: Força do Leão, com letra escrita por Mayron Lion (Sative Plant), Adnon Soares (Criola Beat) e Victor Freire (Cena Roots).
Milena Mourão – I Wish You the Best
I Wish You the Best não só é o primeiro single em inglês da cantora e compositora maranhense Milena Mourão, como traz uma mensagem sensível sobre ilusão amorosa.
Com produção musical de Memel Nogueira, a faixa foi composta em 2016, mas só foi produzida três anos depois, no fim do ano passado. Nesse período, a artista lançou seu primeiro EP, intitulado Sublime, em 2017.
Tribo de Jah feat. Kenyatta Hill – Homem da Babilônia
Gravada durante o Carnaval de São Luís no Maranhão, o novo single da banda Tribo de Jah traz ainda mais uma característica especial: a parceria com o jamaicano Kenyatta Hill.
Man Of Babylon (ou “O Homem da Babilônia”) traz referências a grandes ícones do reggae, como Joseph Hill, e foi gravado no estúdio Zambumba Records.
Catharina Bravin – Prevejo
Outro artista que você precisa acompanhar em 2020 é a cantora Catharina Bravin, que há algumas semanas, lançou seu single de estreia, intitulado Prevejo.
A faixa ganhou clipe com direção e roteiro de Sunday James. Já o single, composto pela própria cantora, conta com produção musical da Casaloca Estúdio e já está em todas as plataformas de streaming.
Hagaheli, Liz & Jota SF – Céu Azul
Já conhece a NUME Records? É uma produtora independente formada pelos artistas maranhenses Hagaheli, Liz Lima e Jota SF, que buscam a difusão da arte da maneira mais transparente e real. Utilizar da música, criatividade, arte, entretenimento e produção audiovisual como ferramentas de transformação e profissionalização de novos artistas que venham a integrar a produtora é um dos objetivos da NUME.
Recentemente, eles lançaram o single Céu Azul, como parte do projeto Memorando, que transforma clássicos da MPB em versões R&B – a faixa, no caso, é um dos hits da banda Charlie Brown Jr.
Edimar Filho – Quando Isso Passar
E pra encerrar a lista, vamos com o single mais recente de Edimar Filho, Quando Isso Passar, que remete muito ao isolamento social e ao distanciamento que o mundo todo está vivendo neste momento.
Novidades no Vinagreira Sounds
Conhece o perfil Vinagreira Sounds? Famoso no Twitter e no Spotify, o projeto acompanha as novidades sobre a música maranhense – e várias músicas deste post foram indicações do perfil.
Quer acompanhar as novidades do projeto? Segue no Twitter ou saiba mais na matéria abaixo: