3ª Mostra Novo Cinema Maranhense: as críticas dos clipes selecionados (parte 2)

Fernanda Preta, Gugs e Enme no clipe de Abre Caminho (Foto: Reprodução).

A 3ª Edição da Mostra Novo Cinema Maranhense está a todo vapor – hoje (21), você pode conferir aqui no site as críticas da segunda metade dos videoclipes selecionados da mostra.

Frimes – XOXO, Quarantine Film

Crítica: E a Frimes, mais uma vez, faz tudo! Responsável pela música integralmente, Frimes também é responsável pelo clipe – assinando direção, roteiro, montagem e finalização. É o momento de enaltecer aqui o trabalho por trás das câmeras da artista, além de um trabalho muito bom de atuação diante de uma câmera.

Abusando dos efeitos de pós-produção num clipe gravado em quarentena, Frimes se coloca na tela de um computador e se apresenta como a estrela que ela sabe que é. A montagem e o figurino comprovam o apreço pela qualidade, ainda que em situações adversas.

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XOXO é a prova viva de que uma boa ideia, nas mãos certas, pode se tornar real, viável e bem sucedida.

Gu70 Feat Dih, Ell Ness – Bae

Crítica: Bae de Gu7o é um clipe dirigido por João Pedro Pires e Sunday James, que carregam os minutos de tela com imagens bonitas e planos em slow, criando essa atmosfera atraente do videoclipe.

Sem uma narrativa própria, o clipe bebe de diversos outros trabalhos do mesmo segmento, com cenas de festas e mulheres dançando. Não chega a ser original, mas é o que a música pede – alcançando seu objetivo nesse sentido.

Criola Beat Feat. Marcelo Oliveira – Lá Vem Chegando

Crítica: A primeira direção assinada por Tássia Dur não poderia circundar o universo dos videoclipes de outra forma. Lá Vem Chegando pode significar várias coisas, mas, sem dúvidas, uma das principais coisas que chegam é a direção primorosa de Tássia nesse videoclipe.

Num emaranhado de corpos e corpas que sozinhos e unidos atravessam os minutos do clipe, Tássia nos abre questões sobre esse universo humano que nos cerca. A fotografia terrosa de Domingos finca nossos pés no chão quando pensávamos que iríamos flutuar.

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E os corpos de figuras femininas num espaço de poder – que é dentro de si próprias – apontam para esse novo olhar que Tássia vem anunciando, acompanhando a música do CriolaBeat: livre-se da carne, agora é osso.

Gugs Feat. Enme, Fernanda Preta, Brunoso – Abre Caminho

Crítica: Dirigido por Xila e Johrdam, o clipe de Abre caminho é um ótimo exemplo de como a cena do novo cinema maranhense se solidifica e se germina em outros olhares. Já com uma proposta totalmente diferente, Abre caminho passeia por alegorias religiosas, através do poder do tambor misturado ao fervo do beat de Brunoso.

Com uma montagem acelerada e poderosa, a fotografia narra as diferenças e o poder da união que acontece quando corpos diferentes se juntam em cena – é o caso de Gugs, Fernanda Preta e Enme.

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É a fotografia que sustenta a explosão que é essas três potências juntas, completadas pela performance efusiva de Shamach Pacheco.

Regiane Araújo Part. Núbia e Débora Melo – Tirem as Cercas

Crítica: O primeiro clipe de Regiane Araújo sob direção de Thais Lima é uma epifania do manifesto artístico que é Regiane como compositora e intérprete de si própria. Com um trio poderoso de pares de olhos encarando as câmeras ao seu redor, Regiane, Núbia e Débora fincam raízes na ancestralidade de seus corpos e suas vozes.

É impossível não destacar o magnífico trabalho de Zequi na direção de arte do videoclipe, que sustenta toda a carga narrativa visual do mesmo. A montagem cria uma atmosfera imprecisa, mas quando o espectador começa a ficar cansado com a repetição de algumas cenas, a música alcança o poema de Débora e ela entra em cena.

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São esses acertos que tornam Tirem as Cercas um dos bons clipes lançados em 2020.

Jefferson Carvalho – Uma Noite

Crítica: Jefferson Carvalho é um dos novos nomes do cenário artístico maranhense que exerce diferentes papéis nesse cenário. Como autor da música, o trabalho de Jeff é impecável. Como diretor do videoclipe, Jeff acerta mais uma vez!

Com uma fotografia que mescla passado e presente, o protagonista (aqui o próprio Jeff) clama por uma noite de prazer endereçada, ora a um desconhecido, ora para a própria câmera. Na confusão do que já passou e do que ainda está por vir, Jefferson conversa com o seu gosto, o seu prazer e a sua libido.

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Acertando na fotografia e na arte, o clipe de Uma noite conversa, particularmente, com o crepúsculo que precede o pedido da música. Essa transição é sutil e orgânica, nos deixando na posição de escolher se vai ou não passar uma noite com Jefferson Carvalho.


A 3ª edição da Mostra Novo Cinema Maranhense é uma iniciativa da Jirau Filmes e da IPECINE, contemplados através de edital emergencial da Lei Aldir Blanc. O evento ocorre on-line e gratuitamente no site novocinemamaranhense.com.br, entre os dias 19 e 22 de dezembro.

Amanda Drumont é produtora e roteirista em formação. Atua em São Luís como produtora, curadora, redatora, crítica e roteirista. Escreve conteúdos voltados para música e cinema, além de produzir audiovisual em diversos formatos. Foi uma das juradas do V Rota Festival de Roteiro do Rio de Janeiro. Assume os eixos de produção e financiamento do SobreOTatame.com e sonha em ter um podcast pra chamar de seu.

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