Assim como nos últimos anos, 2016 também foi um ano bastante produtivo para a música maranhense. Não só grandes (e bastante aguardados) discos foram lançados (falaremos sobre estes lançamentos em outro post), como vários videoclipes foram divulgados.
Do rock ao brega, do pop ao metal, do rap à MPB: os estilos foram diversos, assim como os formatos. Animações, gravações em estúdio, formatos intimistas, versões ao vivo e até passeios pelo Centro Histórico de São Luís.
Veja, abaixo, a primeira parte – de uma série de 40 lançamentos audiovisuais da cena musical do Maranhão:
1 – Royal Dogs – Closer To Royal
Em 2016, a banda Royal Dogs chegou cheia de novidades. Com mudanças na formação e o anúncio de um novo disco, o terreno estava preparado para o lançamento de Closer To Royal, primeiro single do segundo álbum de estúdio da banda, chamado Tattoo You. Com mais de 10.000 visualizações no YouTube, o vídeo rodou o Brasil e conquistou o público.
2 – Israel Costa – Seja Eu
Liberado virtualmente no fim de 2014, O Menino, último disco de estúdio do cantor e compositor maranhense Israel Costa, conta com várias músicas bastante elogiadas pelo público nordestino. Uma delas é Seja Eu, faixa que ganhou videoclipe dirigido por Felipe Sobrinho e Peter M. Buckland.
3 – Bruno Batista – Nigrinha
Nascido em Recife (PE), o cantor e compositor Bruno Batista chegou em São Luís aos quatro anos de idade e aqui iniciou um relacionamento sério com a cultura local. Bagaça, seu quarto álbum, lançado este ano, conta com produção esmerada de Rovilson Pascoal. Nigrinha, uma das faixas de destaque, teve sua letra feita em parceria com o cantor Zeca Baleiro. A faixa traz, ainda, a participação especial do cantor paraense Felipe Cordeiro comandando a guitarra.
https://www.youtube.com/watch?v=UNccTNom_8Y
4 – Marcos Magah – Thoureau
O dia em que o homem lúcido e perigoso quase encontrou Henry Dave Thoureau em São Luís do Maranhão. Ou, simplesmente, Thoureau, faixa do cantor e compositor maranhense Marcos Magah, que ganhou clipe com roteiro, direção, fotografia e edição realizadas por Leandro Guterres.
5 – Pabllo Vittar – Minaj
2016 foi o ano de vários artistas despontarem. Um deles foi a drag queen maranhense Pabllo Vittar, que conseguiu mais de um milhão de visualizações com o segundo clipe da carreira, intitulado Minaj.
https://www.youtube.com/watch?v=YR8rWGWzJr4
6 – Jotas – Pentecostes
Nos últimos anos, a banda de pop-rock gospel Jotas teve uma agenda corrida: lançou o EP de estreia (Esperar o Melhor), emplacou canções em rádios locais e fora do Estado, fez shows para centenas de pessoas; se apresentou em várias cidades brasileiras e planejou várias novidades para 2016. A primeira delas foi o webclipe de Pentecostes.
7 – Gallo Azhuu – Bruxa
Dirigido por Inácio Araújo e Leide Ana Caldas, o clipe de Bruxa, da banda maranhense de rock Gallo Azhuu, foi uma das gratas surpresas do primeiro semestre de 2016. Com um tom sombrio, o vídeo contou, ainda, com as participações especiais das atrizes Louise Gonçalves, Alice Nascimento, Diohana Estrela e Priscilla Viana.
8 – Catch a Fire – Armagedom
Tem espaço para o rap entre os lançamentos? Com certeza. Figurinha carimbada entre os destaques de 2016 (como veremos nos próximos posts), o rap fincou sua presença na cena musical do Maranhão – e um dos primeiros destaques do ano foi o videoclipe da faixa Armagedom, da dupla Catch a Fire. O clipe foi produzido pela Daguerre Filmes e conta com a direção de Emílio Sagazrock.
9 – Fábio Allex – Niilismo
Em 2016, pudemos conferir o aguardado disco De Volta ao Passado que Nunca Vivi, segundo álbum de estúdio do cantor e compositor maranhense Fábio Allex. Antes de lançar o disco, o artista liberou o videoclipe da faixa Niilismo.
10 – Heriverto Nunes – Cabocla Ita
Com cenas no Terreiro de Iemanjá, Viva Deus, Olhares de Maria, Terreiro de Nossa Senhora da Guia I e II (os dois últimos em Cururupu) e na União Espírita de São Raimundo Nonato (em Bacabal), o clipe de Cabocla Ita marcava mais um ponto alto da carreira do cantor maranhense Heriverto Nunes.
https://www.youtube.com/watch?v=S0ZrUGBrCMY
Na parte 2 irei trazer mais de talentos e seus trabalhos audiovisuais para o mundo lançados este ano.
Veja também:
Sobre O Tatame Sessions #2 apresenta: a sonoridade de Paulão