Maior e mais tradicional evento competitivo do cinema nacional no Maranhão, o 42º Festival Guarnicê de Cinema está com inscrições gratuitas abertas no site oficial – clique aqui.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 18 de março de 2019 (horário do Maranhão). A edição de 2019 vem com muitas novidades – além das Mostras Competitivas Guarnicê de Filmes Maranhenses de Curta e Longa Metragem, foram incluídas mais quatro categorias: Curtíssima-Metragem, Videoclipe, Reportagem Televisiva e Filme Publicitário.
O 42º Festival Guarnicê de Cinema será realizado de 14 a 21 de junho, em espaços culturais do Centro Histórico de São Luís. Podem competir realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa, com idade mínima de 18 anos.
O festival tem temática livre. Para a competição, os filmes devem ter sidos finalizados a partir de outubro de 2017. O edital desse ano foi definido em reuniões com cineastas, produtores e parceiros institucionais. O evento difunde as produções audiovisuais e promove o intercâmbio entre realizadores.
Além das competitivas, haverá mostras especiais não competitivas, ações formativas, bate-papos, encontro com realizadores e pré-estreias.
Troféu Guarnicê
Os filmes inscritos serão selecionados pela Comissão de Pré-Seleção, formada por pessoas de reconhecida competência na área de cinema. O resultado será divulgado até 30 de abril.
O prêmio oficial do evento é o Troféu Guarnicê, que será entregue aos vencedores das mostras competitivas, durante a cerimônia de encerramento.
Premiação
O Júri de Premiação atribuirá o Troféu Guarnicê para o melhor filme longa metragem nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais uma premiação em dinheiro de R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos.
O Melhor filme curta metragem nacional receberá o Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil reais, também dedutíveis de impostos.
Haverá ainda o Prêmio Assembleia para melhor filme curta-metragem, longa-metragem, longa ou curta metragem eleito por júri popular realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de 10 salários mínimos dedutíveis de impostos.