Senta aqui, vamos ter uma conversa. (Foto: Reprodução)
Não tenha vergonha, fique a vontade para me contar que você deixou o prazo do TCC estourar.
Para isso preparamos 7 dicas infalíveis para você encarar o temido TCC e entregá-lo no prazo. Chega mais!
1 – Nada de colar o tuíte do coleguinha na sua página: Retuíte as ideias no trabalho!
Uma das maiores dúvidas na hora de escrever o TCC são as citações.
Precisamos entender que todo texto vem de outro texto, ou seja, toda ideia tem uma referência e no trabalho acadêmico precisamos saber fazer bom uso disso. Então, com a ajuda da internet eu vou te dar um exemplo para você nunca mais esquecer!
Vamos supor que seu trabalho é sobre a premiação do Oscar e um dos capítulos é sobre o filme Mad Max: A Estrada da Fúria, sendo assim você precisa procurar as referências, ou seja, os “teóricos” que exprimem suas hipóteses, comentários, previsões e teses sobre tal assunto. Então hoje vamos de Glória Pires:
CITAÇÃO INDIRETA:
Sobre a obra cinematográfica Mad Max, ganhadora de diversas categorias na premiação do Oscar em fevereiro de 2016, em contrapartida aos comentários realizados no universo digital, Pires (2016) relata não ter embasamento técnico cientifico para fazer previsões, embora tenha utilizado o verbete “bacana” para definir a obra cinematográfica em questão.
[na citação indireta você comenta sobre o que o autor (no caso, Glorinha) falou sobre o tema em questão sem exprimir a fala tal qual a do autor e deve preferencialmente ser acrescentado de um comentário].
CITAÇÃO DIRETA:
Sobre a obra cinematográfica, ganhador de diversas categorias na premiação do Oscar em fevereiro de 2016, na em contrapartida aos comentários realizados no universo digital umas das principais autoras sobre a temática relata “Curti sim, filme de ação bacana” (PIRES, 2016, p.01) o que nos remete à inferência de que a mesma não tenha embasamento técnico científico para discorrer sobre o assunto.
[na citação direta, você vai mencionar o que leu em outra obra ipsis litteris (pelas mesmas letras, literalmente) e, também, deve ser sempre seguida de uma interpretação sobre o que o autor mencionou. Lembrando que na formatação do texto, quando a citação direta contiver até três linhas ela deve apenas ser indicada por aspas e quando exceder esses limite deve ser recuada a 4 cm da margem esquerda além de estar em fonte menos que a do texto e em espaçamento simples]
Lembrem-se sempre: CUIDADO COM O PLÁGIO BANDIDOIDO!
2 – Não faça a glória!!!!!
Tipo isso: “Não sou capaz de opinar” (PIRES, 2016, p.01)
Um dos pontos mais decisivos da qualidade do seu TCC é sobre a sua capacidade de argumentar. E isso não é tarefa fácil, mas se você dá conta de ver 18 horas seguidas de séries na Netflix e argumentar com seus amigos todos os episódios favoritos, você, também, consegue expor todo esse brilhantismo do seu cérebro em alguns parágrafos. Se você estiver usando livros, após ler um capítulo do seu interesse faça um fichamento e depois uma resenha crítica, mas, infelizmente, a maioria do nosso referencial teórico está em PDF’s e isso melhora nosso dia.
Leitores como o Foxit Reader te auxiliam a marcar o texto e escrever comentários. Faça isso em todo o material que você vai usar e quando você perceber: KABUMMM! Referencial teórico pronto para discussão!
3 – Mas… O que é discussão mesmo?
Pegue os resultados da sua pesquisa e as suas ideias junto com todos os autores que você usou no referencial, coloque-os numa mesa de bar (imaginária) e os veja discutir entre si: uns concordam, outros discordam, uns se complementam. Depois coloque entre os tapas e beijos deles as suas ideias. Depois transcreva o bate papo de vocês, pronto, Discussão pronta!
No final, como diria Sangalo (2016), “Tá cheia de assunto hein?!”
4 – SEMPRE CONFIRA SUAS REFERÊNCIAS
Sempre confira se tudo que você usou no trabalho consta nas referências. Acredite, sempre que o orientador olhar algo não referenciado… Ele vai pensar que você colou (dura realidade).
E não se esqueça de referenciar conforme a ABNT!
5 – Use referências atualizadas
Se a sua temática possuir diversos modelos teóricos ou um diversas vertentes é claro que você poderá utilizar ALGUMAS referências um pouco mais antigas, mas em geral prefira as publicações dos últimos cinco anos, dependendo do fluxo de publicações na sua área pelo menos da última década.
6 – Mantenha um diálogo aberto com seu orientador
Não banque o espertão, tire suas dúvidas e sempre envie o que escrever para ele.
7 – Não desista!
Parece difícil… É difícil! MAS, você consegue! Não utilize a corrupção acadêmica, o TCC é uma etapa importante, então nada de pagar pelo trabalho. Se você estiver com dificuldades, não tenha vergonha procure auxílio, orientação, mas não pague por um trabalho pronto. O TCC vai te ensinar diversas coisas como: capacidade de síntese, poder de arguição, capacidade de escrita, dentre outros então… nada de:
No fim das contas:
De nada! 🙂
________________________________________________________________________________________________________
Nota do Editor: Todos os memes são originais. Foram idealizados e feitos pela Paloma.