(Montagem: Italo Ruan)
1 – Homenagem às Mães – Negra Li
Não consigo pensar em homenagem mais genuína do que uma feita por uma mulher gerando vida e falando sobre a bravura de ser mãe, sobre todo afeto e doação presentes na maternidade. A força, o amor e a fertilidade do tornar-se mãe ficam estampados na intensidade da voz e dos versos e Negra Li.
2 – Amanheceu – Scalene
Amanheceu é sobre se mudar, mas reconhecer que do afeto materno nunca se vai embora. A letra é doce, a melodia reconfortante, e comunica com delicadeza os sentimentos despertados no momento em que os filhos crescem e precisam partir. É uma música para agradecer às mães pela criação, pelo amor, pela vida e todas as oportunidades que vem dela.
3 – Mãe – Emicida
Mãe é um verdadeiro enaltecimento a vitalidade, amabilidade, sabedoria e grandiosidade de mães com quase nenhum privilégio. Essa música sempre me provoca o choro. Nela, Emicida conta sua própria história e de sua mãe, que são histórias que se entrelaçam com tantas lutas diárias de outras mães pretas criando seus filhos na favela. Dona Jacira, mãe do rapper, participa no final da música, recitando versos. É uma obra-prima!
4 – Tu e a Luz – Ari Sousa
Tu e a Luz figura entre as minhas músicas prediletas dos nossos cantautores ludovicenses mais recentes. Confesso que eu nem sei dizer se foi intenção de Ari homenagear a mãe dele nessa canção. Mas na minha interpretação, a música me parece uma busca por redenção através do reconhecimento de todo afeto, cuidado e superação presentes na relação mãe e cria. É linda!
5 – Mamãe, Coragem – Gal Costa
Mamãe, Coragem é uma música cheia de vigor e beleza como as coisas próprias da Tropicália e da interpretação de Gal. A letra fala do filho que migra para longe e não deseja voltar pra sua terra. Torquato Neto (autor), aconselha a mãe a não chorar nunca mais, que leve a vida simples e que seja feliz ! A música é pra alimentar a mãe de forças e de coragem diante das escolhas da cria.
6 – Superwoman – Alicia Keys
Como a própria Alicia Keys menciona em uma das estrofes, essa é uma música “por todas as mães que lutam por dias melhores”. Todo talento musical, sensibilidade, humanidade e maternidade da cantora a serviço do reconhecimento de que toda mãe, mesmo em suas fraquezas, é uma super-mulher! Alicia como sempre dando um show de representatividade!
7 – Cabô – Luedji Luna
Cabô representa o choro de uma mãe preta que perde seu filho para violência diária de um país que extermina a juventude negra – o Brasil. É triste terminar a lista com uma música que fala sobre dor, mas a dor de centenas de mães negras deve ser pranteada por todos nós, para que a gente não esqueça que ser mãe em nosso país ainda é profundamente desigual pra muitas. Que essa música nos lembre que é dever de todos nós lutar pelo direito de cada mulher viver dignamente sua maternidade!
Bônus: Ela é bamba – Ana Carolina
Essa é pra dançar e se orgulhar muito! Ela é bamba traduz toda a pujança, pluralidade, alegria e potencial de transformação que mães trazem ao mundo!
Confira as demais listas do quadro #7Sons!