7 sons de artistas que nunca se apresentaram em São Luís

Na semana passada, inauguramos o quadro 7 sons, que serão listas com dicas musicais que estão no radar e no gosto musical da equipe do SobreOTatame.

Agora, na segunda edição do quadro, iremos indicar alguns artistas nacionais que nunca se apresentaram em São Luís – e que são constantemente pedidos e aguardados em eventos como Festival BR 135, Lençóis Jazz & Blues Festival e Aldeia Sesc Guajajaras, por exemplo.

Apesar de nomes importantes do cenário musical nacional já terem passado por São Luís nos últimos anos, como Tulipa Ruiz, Daniel Jobim e Lô Borges (pelo Lençóis Jazz & Blues Festival), Di Melo, Nação Zumbi e Liniker & Os Caramelows (Festival BR 135) e Karina Buhr, Larissa Luz e Johnny Hooker (Aldeia Sesc Guajajaras), outros grandes nomes nunca se apresentaram na capital maranhense, apesar de terem sido anunciados em alguns casos.

Abaixo, segue algumas indicações/apostas minhas e também indicações dos leitores do site:

Duda Beat – Bixinho

Hit de 2018, Bixinho colocou Duda Beat no radar nacional. A cantora pernambucana foi um dos destaques do ano passado e ganhou um respeito ainda maior da crítica e do público com o lançamento do elogiado Sinto Muito, seu disco de estreia. Recentemente, uma versão do hit Bixinho na estreia do bloco Escangalhada (comandado por VINAA e Mila Camões) no Centro Histórico de São Luís renovou os anseios do público por um show da artista nordestina em São Luís.

Rincon Sapiência – Ponta de Lança (Verso Livre)

Em agosto do ano passado, tive a oportunidade de assistir um show do Rincon Sapiência na segunda edição do Breve Festival, em Belo Horizonte. E que show! O paulistano empolga, cria e se diverte em cima do palco, acompanhados por uma banda de apoio excelente. Foi talvez o melhor show que vi em 2018 – e, assim como os mineiros, os maranhenses também merecem um momento único que é cantar Ponta de Lança ao vivo.

Mahmundi – Desaguar

Ouvir Mahmundi é uma experiência única. “Vem pra descansar, desaguar no mar, ficar, se reanimar”, versa ela em Desaguar, a minha faixa preferida dela. A cantora carrega em suas canções uma leveza particular, que tem encantado milhares de brasileiros nos últimos anos. Em uma enquete que fiz no Twitter, ela, assim como os dois artistas anteriores, foram os mais citados. Não está na hora de Mahmundi “desaguar” em São Luís não?

Letrux – Ninguém Perguntou Por Você

Já tive uma oportunidade de assistir Letrux ao vivo. E perdi. E foi depois dos relatos de Steffi de Castro e Larissa Abreu (ambas da equipe do SobreOTatame), sobre como foi o show da carioca no Festival Se Rasgum 2018 – a experiência completa clicando aqui – que me toquei que perdi a apresentação de um dos nomes mais geniais da música brasileira. Acompanhar a evolução musical dela e vê-la cada vez mais incrível em suas novidades (como no clipe de Ninguém Perguntou Por Você) se torna cada vez mais necessário um show dela por terras maranhenses.

Tuyo – Conselho do Bom Senso

O Festival Se Rasgum 2018 trouxe várias surpresas pra equipe do SobreOTatame, que cobriu o evento in loco. E uma delas foi o show do trio curitibano Tuyo, uma das atrações mais esperadas do evento. “As vozes femininas e potentes das irmãs Lio e Lay se misturam com as arranjos do violão e dos sons sintéticos que o Machado sabe fazer como ninguém”, comentamos na época. A doçura de faixas como Conselho do Bom Senso é uma marca registrado trio – e que estamos doidos pra curtir ao vivo.

Xênia França – Pra Que Me Chamas?

É válido lembrar que muita gente apostou em Xênia França como uma das atrações do Festival BR 135 em 2018 – principalmente após um dos criadores do festival (a cantora Luciana Simões) postar uma foto com ela. Ilusões à parte, a verdade é que Xênia França se tornou uma das cantoras mais queridas do Brasil – e uma aposta forte para os line-ups dos festivais em 2019.

Baco Exu do Blues – Me Desculpa Jay Z (ft. 1LUM3)

Em 2018, um dos nomes mais falados da música nacional foi, de longe, o de Baco Exu do Blues. Em 2017, ganhou repercussão com o disco de estreia Esú. Em 2018, Bluesman foi aclamado pelo público e pela crítica, garantindo inclusive burburinho internacional. Nomes como Emicida e Tássia Reis, destaques da música nacional nesta década, já passaram por São Luís em outras ocasiões. A década não pode acabar sem um show de Baco Exu do Blues.

Muita gente colaborou com a lista opinando pelo Twitter. Como foram mais de 20 sugestões de artistas, em breve faremos outras listas pra vocês. Mas, apostem aí: quais artistas, ainda inéditos em São Luís, vocês querem que se apresentem no Maranhão?

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Steffi de Castro
5 anos atrás

Quero demais que Tuyo venha para São Luís! Os integrantes da banda são pessoas de uma sensibilidade, humildade e carisma enormes, as músicas parecem que saem das nossas próprias cabeças. Seria um presente incrível para a Ilha do Amor! ♥