Alguma vez na vida já passou pela sua cabeça como é a mente de alguém ansioso? O que pode soar para uns como algo “apenas da cabeça”, para eles é um problema sério e, quando não tratado, pode gerar problemas reais – leia-se físico – para quem lida com isso. E uma garota de 22 anos, que sofre desse problema, teve a ideia de compartilhar isso por meio de um vídeo surpreendente.
O objetivo é bem simples: quebrar alguns mitos e compartilhar como é o dia a dia delicado na mente de um ansioso. Foi assim que Gabriella Piffero, que é professora de inglês e estudante de Letras, teve a bela ideia de criar um canal no YouTube para mostrar para o mundo como é a realidade de quem sofre de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Intitulado Sou. Penso. Ajudo., ela compartilha vídeos que ajudam ter uma noção de como é a mente de uma pessoa ansiosa.
Leia também | Saúde mental da mulher: por que a gente quer falar disso?
Um deles é o vídeo “Um dia com Transtorno de Ansiedade“. Com várias vozes “brigando”, sentimentos de culpa, alegria, tristeza, arrependimento e expectativa conflituando dentro de uma pessoa, o vídeo mostra o dia a dia e como tarefas consideradas simples podem se transformar em um verdadeiro martírio.
Até o momento desta publicação, o vídeo já somava mais de 22 mil visualizações e vários comentários de pessoas compartilhando os mesmos problemas e agradecendo a atitude da jovem ao realizar o trabalho com o vídeo. Além da idealização do canal.
Entender é importante
É praticamente comum associar a condição de uma pessoa que vive com isso com – acredite – um drama ou vitimização. Alguns acham que a pessoa que sofre desse mal está vislumbrando ou fantasiando sobre alguma situação ou momento que está vivendo, mas não.
Segundo Joseph Bienvenu, professor adjunto de psiquiatria e ciências do comportamento na Universidade Johns Hopkins, vários equívocos são disseminados acerca do real problema que a ansiedade traz. E, apesar da publicação ser um pouco antiga (de 2014) na revista Exame, ela traz um balanço de alguns desses mitos e ajuda elucidar melhor como ajudar uma pessoa que sofre com a ansiedade.
Leia também | Cinco atitudes que auxiliam no apoio a um amigo com Depressão
Porém, ajudá-lo, também, é fundamental. Ás vezes, a ação de apenas ouvi-lo e aconselhá-lo procurar um médico, acompanhando em uma atividade física ou espiritual é bem-vindo para ele, porque o ajudar a lidar com este mal. E, talvez, você também deve se atentar às características e algum comportamento estranho daquela pessoa que você considera.
Curiosamente, a sugestão desse texto surgiu de um amigo que sofre com esse transtorno e resolvi coletar e reunir algumas informações que podem ajudar as pessoas que estão precisando de nós – amigos – para enfrentá-los, E, claro, mostrar para para que eles não estão só nessa batalha.
Ansiedade e depressão
Infelizmente os males da mente não andam só, e com isso acaba ganhando alguns “companheiros”. E um deles é a depressão.
Leia também | Depressão e o que ainda não sabemos sobre ela
Segundo o dicionário Priberam, depressão significa:
de·pres·são
(latim depressio, -onis)
substantivo feminino
1. Abaixamento de nível.
2. [Figurado] Enfraquecimento, abatimento, físico ou moral.
3. Achatamento, cavidade pouco profunda.
depressão atmosférica
• Nos países temperados, área .ciclônica.
depressão mental
• Perturbação mental caracterizada pela ansiedade e pela melancolia.
depressão nervosa
• Estado patológico de sofrimento psíquico assinalado por um abaixamento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.
Logo após uma pesquisa confidencial feita pelo AskMen com leitores homens para descobrir o que eles querem que todas as pessoas que lidam com problemas de saúde mental. Eles compartilharam uma lista de coisas que toda pessoa deve saber sobre esses dois males.
Leia também | Mitos e verdades sobre suicídio
O resultado foi um verdadeiro arsenal de informações relevantes que servem para qualquer pessoa deve saber ao lidar com pessoas com sintomas como depressão e ansiedade. A lista com as respostas está toda disponível aqui.
Ajude. Isso também fará bem a você
Cada vez mais ouço de amigos que sofrem com problemas relacionados a saúde emocional. E isso é algo que preocupa, deixa a gente numa aflição com aqueles que amamos. Porém podemos fazer nossa parte.
Porque esses problemas como depressão, ansiedade, medo, entre outros, é de relevância encará-los e prestar suporte para quem vive em eterno conflito consigo mesmo.
Por fim, se seu amigo apresentar comportamentos estranhos e sintomas mais agravantes, é importante buscar a ajuda de um profissional qualificado.
O “Monstro”
Por fim, a descrição do vídeo da Gabriella Piffero resume bem o “monstro” que é a ansiedade e deixo ela com vocês:
Não dormimos bem e se quer dormimos.
Somos “dramáticos“. “Cara feia pra mim é fome” nos é direcionado quando não nos sentimos bem sobre algo que só a gente sente. “Você deveria parar de se preocupar tanto, isso é besteira“, são coisas que a gente mais escuta. “Isso é apenas ansiedade demais…” e mal sabem eles que não é “ansiedade demais” e sim o próprio MONSTRO que é a Ansiedade.