O grupo maranhense Afrôs. Foto: Carolina Libério/Divulgação.
O Maranhão se prepara para voar – de novo! Em 2019, a banda independente Afrôs, de São Luís (MA), planeja novos voos – e eles já tem data e local: em novembro, em terras cariocas.
A banda realizará ensaios fotográficos, entrevistas, produção e conexões no Rio de Janeiro, como a gravação da música Carne Crua (de Cris Campos), pela cantora e compositora Rita Beneditto, para o próximo álbum de Afrôs, que se chamará Ajé. Criação, ensaios, participações, encontros e trocas ainda estão previstos na agenda da banda.
Leia mais | Enme Paixão é uma das finalistas do Sons da Rua 2019
Afrôs iniciou recentemente uma campanha de financiamento coletivo para levantar os valores referentes à hospedagem, alimentação e alguns custos de produção para a viagem que a banda fará ao RJ, mas a meta não foi alcançada.
“O grupo conseguiu custear a passagem para a ida dos 8 integrantes para a Cidade Maravilhosa, mas ainda falta recurso para que o grupo se mantenha hospedado e alimentado!”, comentou Fernanda Preta, uma das integrantes do grupo.
Leia mais | “Maria Firmina dos Reis – Uma voz além do tempo” estreia no teatro maranhense
Por conta disso, o grupo criou uma festa de halloween, com uma programação bastante especial: com muito reggae de Núbia, todo o swing do Bailão dos Fuleiros com Tiago Máci, Paulão e Totti Moreira, com a chifre music da Baré de Casco e todo axé de Afrôs, que também emanará esse som antes de viajar para as terrinhas cariocas.
A apresentação será no dia 31/10, a partir das 20h, lá no Sinuca Bar, no Centro – de acordo com a organização, quem comprar o ingresso, estará ajudando nas despesas que o grupo terá no Rio de Janeiro.
Leia mais | Pioneirismo dos irmãos Teixeira é tema de obra lançado por historiadores maranhenses
Na apresentação, a banda irá apresentar um repertório de músicas autorais, experimentações, performances e poesia. O Afrôs traz em sua poética a rítmica e a exaltação a música afro-brasileira e apresentará o show Carne Crua, em homenagem a artista maranhense Ana Duarte (assassinada em março de 2016).
O show traz ao palco a leveza de Ana, que intercalava sua dança como índia do boi de Leonardo e os palcos do ballet clássico, apontando para a importância das mulheres em todos os lugares da sociedade, onde desejam estar.
Leia também | 13 shows imperdíveis em São Luís no segundo semestre de 2019
O grupo maranhense é formado por Cris Campos, Fernanda Preta, Hugo César, Jânia Lindoso, Melannie Carolina, Thierry Castelo Branco e Zequinha Moura, e conta com a atriz e dançarina Tieta Macau, que performa ao vivo nos shows.