(Foto: Divulgação)
Por Patrícia Adélia
O Centro Cultural da Vale (CCVM) receberá, nesta quarta (28), uma conversa aberta sobre Empoderamento de Narrativas Negras Periféricas nas Redes Sociais. Quem mediará a temática é o escritor, pesquisador, colunista e mídia ativista, Alê Santos, ele que é colunista no portal Vice, escreve para a Muito Interessante, produz conteúdos e histórias para games e é consultor de entretenimento estratégico, gamificação e storytelling interativo.
Alê Santos possui uma pesquisa voltada para a história do povo negro e sua atuação acontece, principalmente, poe meio das mídias sociais.
“Alê Santos faz uso notável das redes sociais para contar histórias ocultadas e é impressionante o alcance dessas histórias, que tocam milhões de pessoas. Nesse ano em que celebramos a grandeza do negro na cultura, nesse mês da Consciência Negra, tê-lo aqui para conversar com os maranhenses sobre o que move seu trabalho, sobre novas frentes de combate ao racismo pela difusão de conhecimento histórico faz muito sentido”, destaca Paula Porta, curadora e diretora do CCVM.
Atuante nas redes sociais, no Twitter ele contextualiza, explica e aborda a história dando protagonismo e vez para o povo negro.
Como, por exemplo, nesta thread abordando o assunto quando Ruy Barbosa, amigo de abolicionistas, queimou documentos da escravidão:
Uma das maiores polêmicas na história do Brasil se iniciou quando Ruy Barbosa, amigo de abolicionistas queimou documentos da escravidão. Trouxe uma das versões dessa história em uma tirinha para o @TheInterceptBr (parceria com @estevaoribeiro) pic.twitter.com/NDxGEDseiK
— Ale Santos (@Savagefiction) November 24, 2018
O evento terá início às 19h, no Centro Cultural da Vale, localizado na Av. Henrique Leal (próximo à faculdade de Arquitetura da UEMA), e a entrada é gratuita.