O poeta Celso Borges (Arte: Reprodução/Internet).
Neste período de pandemia do coronavírus e isolamento social, o Itaú Cultural lançou diversos editais correspondentes à série Arte como Respiro. No edital emergencial de apoio à literatura, o quinto da série, contou com quatro poetas maranhenses selecionados.
Entre os representantes do Maranhão, estão: Ícaro Novaes, Celso Borges, Gustavo Marques da Silva Castro e Adriana Gama de Araújo.
Leia também | Cinco artistas maranhenses são selecionados em edital de emergência do Itaú Cultural
De 12.982 inscritos, foram escolhidos 200 trabalhos de autores de 24 estados do país, sendo 175 na categoria Escrita (prosa ou poesia) e 25 na categoria Poesia Falada – clique aqui e veja a lista completa.
As obras inscritas passaram por várias fases de avaliação, que observaram adequação à temática do concurso e qualidade literária. Todos os textos tiveram uma ou mais leituras feitas por uma equipe do Itaú Cultural, sendo que os finalistas foram lidos, cada qual, 12 vezes.
Leia também | Ilha do Amor em isolamento social: o olhar de Marcelo Guimarães no Itaú Cultural
Tanto o poeta Celso Borges quanto a escritora Adriana Gama foram selecionados na categoria Poesia Falada: ele com o poema “Depois” e ela com a obra “Ainda é cedo, amor”.
Música e fotografia maranhense no Itaú Cultural
No segundo edital de emergência lançado pelo Itaú Cultural, voltado para a música, cinco nomes da música maranhense estão entre os selecionados.
Na categoria autoral, foram selecionados os grupos Boi do Una, Cena Roots e The Caldo de Cana, além dos cantores Jefferson Carvalho e Dicy.
Leia também | Conexão Cultural: mais de 600 artistas beneficiados durante a pandemia
Já no edital de emergência Arte como Respiro | Artes Visuais, outros três maranhenses foram selecionados. Na categoria de Produção Artes Visuais, foram selecionados M H F Vasconcelos e Amanda Gabrielle Mendes Nascimento.
Na categoria Série Fotográfica, foi selecionado Marcelo Guimarães Rios Mendes. O trio esteve entre os selecionados dentre mais de 8 mil inscrições, das quais foram escolhidos 140 trabalhos da categoria Produção Artes Visuais e 60 da categoria Série Fotográfica.
*Com informações do site do Itaú Cultural.