Preparados pra mais Escangalhada em 2019-2020? (Foto: Lucas Fonseca/Divulgação).
Iniciando a temporada carnavalesca em São Luís, a Escangalhada promove a abertura de uma série de programações a serem realizadas a partir do próximo dia 23 de novembro. O Berro de Carnaval, como foi chamado o evento, será realizado no Espaço Baluart, a partir das 15h, e conta com uma programação super diversa.
A banda da Escangalhada apresenta, em primeira mão, o seu novo show, intitulado O Baile da Serpente – uma reconstrução das lendas maranhenses inseridas no contexto de transformação social em que vivemos diariamente.
Representatividade, inclusão e acessibilidade unidos a elementos da cultura popular maranhense e brasileira.
A serpente, ao acordar, se depara com o carnaval da Escangalhada e desiste de afundar a Ilha do Amor, provando que dentro da ilha também há espaço para viver uma experiência mágica.
Brincando com a Lenda da Serpente, a ideia é fazê-la encontrar o rabo com show e vir celebrar o amor e a diversidade nessa temporada carnavalesca que se inicia.
O show conta com participação especial do Grupo MOB, Enme Paixão e Fabrícia. Além disso, o evento conta com DJ set de Patrixia Ixia e do Trio Furdunço (trio de djs exclusivo, com set interativo).
Além disso, haverá um espaço para exposições artísticas e praça de alimentação.
Escangalhada
O Bloco Escangalhada nasceu durante o Pré-Carnaval de 2019, com o intuito de criar mais espaços de resistência e oferecer um ambiente confortável e seguro para quem deseja brincar o carnaval sem restrições e julgamentos.
Durante esse período, conseguiu movimentar mais de 20 mil brincantes por onde passou com suas apresentações, inclusive saindo de forma inédita na quarta-feira de cinzas pela manhã, na Praça dos Catraieiros.
Sempre com o discurso de empoderamento feminino, contra qualquer tipo de preconceito e buscando dar visibilidade para as minorias, após o carnaval, o Bloco Escangalhada passou a se chamar “A Escangalhada”, visto que pelo seu papel e pela grande repercussão seria um projeto a ser trabalhado ao longo do ano.
Em junho, ocorreu o “Arraial da Escangalhada”, considerado o maior arraial LGBTI+ do Brasil, com mais de 2.000 pessoas.