Era manhã de quinta-feira. Zapeando o feed do Instagram, topei com a publicação do DJ e produtor Brunoso presenteando o mundo com uma versão aconchegante de um clássico que todo maranhense conhece: Ilha Bela, do Carlinhos Veloz, ganhou um toque Lo-fi sensacional.

E, pra coroar a beleza toda, a versão contou, também, com a ilustração da querida Juliana Ribeiro (que já trabalhou conosco no nosso SoTSessions ao vivo, ilustrando o Ari Sousa), trazendo consigo a versão maranhês da garota estudando ao som de lo-fi:

Tá, mas o que é Lo-fi mesmo?

Lo-fi é um estilo de produção musical que usa técnicas de gravação de baixa fidelidade (low fidelity). Sua aplicação normalmente é causada por limitações financeiras do artista. Muitos artistas de lo-fi usam gravadores baratos de fita cassete para fazer as músicas.

(Fonte)

O estilo é atrelado ao movimento hip hop justamente por ir na contramão das batidas agressivas e marcantes, o lo-fi hip hop traz uma proposta tranquilizante e relaxante.

E ganhou popularidade ao passear com canções de outros estilos musicais, como é o caso da releitura do Brunoso.

Leia também | 7 sons lo-fi hip hop pra você começar a semana muito de boas

Conversando com o Brunoso, perguntei pra ele a motivação de criar essa versão, para ele: “Desde que surgiu essa onda de Lo-fi, venho acompanhando. Não me considero um produtor de Lo-fi, apesar de escutar bastante, sabe? Desde que começou, os produtores lá de fora já sampleavam sons de MPB nos seus beats e de uns anos pra cá, alguns produtores começaram a fazer remixes de música mais famosas – só pesquisar ”Tim Maia Lofi” ou ”Seu Jorge Lofi”.

As únicas versões de músicas maranhenses era da Alcione, claro que ela representa o Maranhão, mas eu queria algo que representasse mais ainda, foi quando veio a ideia de remixar esse som“, acrescenta Brunoso.

Provocado pela primeira pergunta, emendei logo questionando sobre o processo criativo, porque acho que é a coisa mais curiosa pra gente que vê assim “de fora”: “Olha, esse é difícil de explicar pois quando tô produzindo, simplesmente vou fazendo as coisas de acordo com o feeling no momento. Eu tava bem tranquilo nesse dia, fiquei ouvindo alguns beats no YouTube pra saber qual a vibe que queria pro som.

Leia também | 11 clipes maranhenses recentes que você tem que assistir

A primeira dificuldade foi só deixar a música no tempo certo e tirar frequências e colocar efeitos que deixassem ela com a característica sonora de Lo-fi, utilizei uns plugins e equalizadores que fizeram isso, além de reverb também pra dar ambiência.”

E ele está aberto a receber sugestões de versões em Lo-fi, “se vir outra ideia, faço, podem me dar sugestões (haha)”, brincou o DJ.

Quem é Brunoso?

Produtor Musical, beatmaker e DJ. Brunoso se aventura desde 2013 e seu objetivo é mesclar a Bass Music Global – que seria a Música Eletrônica com foco nas frequências graves – com elementos de ritmos periféricos e folclóricos do Brasil e principalmente do Nordeste e Maranhão.

Produz um leque variado de sons, do Trap ao Pagodão Baiano e do Brega Funk ao Drum and Bass. Ele acredita que São Luís (MA) irá se tornar um polo de exportação de música e espera muito fazer parte disso.


Amém, Brunoso. Nós do SobreOTatame.com torcemos e colaboramos muito com esse movimento de reconhecimento e fortalecimento da cena cultural maranhense e por isso que, sempre que possível, pautamos conteúdos contando histórias de gente da nossa terra.

administrator
Jonas Sakamoto é jornalista e diretor de fotografia. Atua em São Luís como produtor audiovisual, diretor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, portal PapodeHomem e, atualmente, trabalha como repórter na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É fundador e editor-chefe do SobreOTatame.com e viciado em ciclismo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários