As caixeiras do divino espírito santo de Pindaré-Mirim (Foto: Reprodução/Governo do Estado do Maranhão.
Celebração à cultura popular. Ao que tudo indica, assim será o primeiro disco de estúdio das caixeiras do divino espírito santo de Pindaré-Mirim (MA), que iniciaram recentemente uma campanha para arrecadar recursos para financiar o lançamento do álbum.
A campanha, de tom solidário, foi criada pelo músico e produtor cultural maranhense Kadu Galvão, como uma forma de ajudar as caixeiras e incentivar a produção da arte como espaço de tradição, devoção e musicalidade.
- Célia Sampaio representa o Maranhão em 7ª edição do Prêmio Grão de Música;
- Maranhão no Prêmio Pipa 2020: artista Ton Bezerra concorre em edição virtual;
- De Saint Louis a São Luís: os primeiros vestígios do jazz no Maranhão.
O objetivo é fazer um registro como forma de valorização e proteção dessa manifestação ancestral – vários artistas locais e nacionais já demonstraram apoio, como Carlinhos Antunes (artista e músico-diretor da Orquestra Mundana REFUGI), os cantores Flávia Bittencourt e César Nascimento e o percussionista e produtor musical Luiz Claudio.
A vaquinha virtual foi iniciada no último dia 30 de agosto – as doações podem ser feitas clicando aqui. Em suas redes sociais, Kadu Galvão reforçou que os interessados em fazer doações podem fazê-las, também, por meio de depósito ou transferência bancária. Os comprovantes podem ser enviados para: caixeirasdodivino.pindaremirim@gmail.com.
Para transferir para a conta do Banco do Brasil, os dados são: Agência – 4445-8; Conta-corrente – 27.811-4; CPF – 23460048808; José Ricardo Sousa Galvão. Já para a Caixa Econômica Federal: Agência-3958; Conta poupança – 00026017-6; CPF – 23460048808; José Ricardo Sousa Galvão.
No último dia 18, a turma de Maria Caixeira (caixeira régia do grupo) realizou uma live beneficente como parte da campanha de arrecadação do disco. Para mais informações sobre a vaquinha, no perfil de Kadu Galvão do Instagram.
Kadu Galvão no SOT Sessions
Já conhecem o SobreOTatame Sessions, do SobreOTatame? Criado em 2017, o objetivo do quadro é evidenciar o talento musical de artistas maranhenses e apresentá-los ao mundo, valorizando assim a cena independente do Maranhão.
Vários artistas já passaram pelo quadro, como Sfanio, Ventriloco, Paulão, Camila Reis, Gugs, Núbia, Ari Sousa, entre outros. E foi no episódio 10, ao lado da cantora e compositora Regiane, que o músico Kadu Galvão, citado nesta matéria, ganhou destaque no quadro: