Cinco iniciativas e projetos com atividades para travestis e transexuais

(Foto: Reprodução/Agência Brasil).

A tentativa de boicote à uma marca de cosméticos, que convidou Thammy Miranda, um homem trans famoso, para participar da campanha de Dia dos Pais e o comentário infeliz da cantora Marília Mendonça durante sua live são registros recentes de como a transfobia está enraizada na estrutura de nossa sociedade.

Desumanizar e tratar como piada as relações de sociabilidade e afetos com pessoas trans são das violências que pessoas cis costumam realizar cotidianamente e, por muitas vezes, acabam não refletindo sobre a dimensão que esse ato possui para quem o recebe.

Leia também | Gaymada: um torneio de acolhimento e resistência contra o preconceito

Reconhecer o erro em um comportamento transfóbico e se propor a repensar atitudes são passos importantes para que esse cenário mude. Contudo, é necessário que, para além dos discursos, as movimentações para a conquista do respeito à identidade de gênero das pessoas trans sejam mais propositivas.

Entendendo a importância de contribuir com essa luta, o SobreOTatame preparou uma lista com projetos sociais voltados para travestis e transexuais, realizados tanto no Maranhão, como em todo o Brasil.

Coletivo Área T

(Arte: Divulgação).

Criado a partir de uma reestruturação do projeto #TransBazarSlz, o Coletivo Área T iniciou suas atividades no ano de 2020, com o objetivo de desenvolver ações que possam viabilizar diversas oportunidades para travestis e transexuais.

Através de sua página no Instagram, o coletivo difunde ações, campanhas, debates entre outros. Durante o período de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Área T tem aberto o espaço das redes sociais para que pessoas trans que trabalham de maneira autônoma possam divulgar seus empreendimentos. Siga @coletivoareat para acompanhar as atividades.

AMATRA

(Arte: Divulgação).

A Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (AMATRA) tem como propósito o empoderamento de travestis e transexuais, bem como a construção e implementação de políticas públicas para essa população. Suas ações são voltadas para a garantia do acesso à saúde, educação, segurança, justiça, cultura, esporte e lazer.

Outro ponto forte da Associação é a luta pela inserção de pessoas Trans no mercado de trabalho, de forma que lhes proporcione independência financeira, cidadania e dignidade.

Todas as ações da AMATRA podem ser conhecidas por meio do site ongamatra.wordpress.com e de suas redes sociais no Instagram e no Facebook.

CasaNem

(Arte: Divulgação).

Casa Nem, casa viva: é um símbolo de luta e resistência do movimento Trans, no Rio de Janeiro (RJ). Sem fins lucrativos, é uma casa onde transexuais, travestis, transgêneros e LGBT+ podem encontrar acolhimento e uma nova família.

O espaço oferece diversos projetos que visam empoderar o público LGBT+ em situação de vulnerabilidade social. Dentre as atividades, destacam-se o PreparaNem (um cursinho pré-vestibular para o Enem), o CozinhaNem (que promove capacitações de assistente de cozinha para travestis, mulheres e homens transexuais) e o CosturaNem (um curso de corte e costura que prepara os nossos acolhides para fabricação de peças exclusivas CasaNem).

As iniciativas são parte de uma ampla estratégia mais ampla para promover oportunidades e acesso a um trabalho produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. A CasaNem está desenvolvendo a campanha #AJUDEACASANEM para permanência de suas atividades. Acesse https://bit.ly/31DCqio e contribua!

Mais detalhes sobre o espaço no Instagram e Facebook.

#TransEmpregos

(Arte: Divulgação).

Lançado em 2013, o TransEmpregos é o maior portal de vagas e currículos voltado para o fomento da empregabilidade de pessoas Trans no Brasil. Para além de divulgar diversas oportunidades de trabalho, o projeto oferece cursos de capacitação para pessoas Trans e palestras de conscientização para empresas, com o intuito de contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais humano e inclusivo.

Além disso, o TransEmpregos fornece consultoria para empresas e iniciativas parceiras, ajudando a pensar políticas afirmativas de inclusão e garantindo a colocação de travestis, mulheres transexuais e homens trans no mercado de trabalho. Para conhecer o projeto, acesse www.transempregos.org e acompanhe o TransEmpregos no Linkedin, Instagram e Facebook.

ANTRA

(Arte: Divulgação).

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) é uma rede nacional que desenvolve ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais.

Dentre suas ações, a Associação promove campanhas informativas a fim de visibilizar positivamente a população de Travestis e Transexuais; denuncia e promove a divulgação de qualquer caso de preconceito e/ou discriminação por identidade de gênero e orientação sexual; incentiva e apoia a realização de encontros, seminários, congressos de Travestis e Transexuais para definir as bandeiras de lutas; apoia as ações que visem à melhora da qualidade de vida das pessoas, travestis, mulheres transexuais e homens Trans convivendo com HIV/Aids, entre outras.

Para saber mais sobre a ANTRA, acesse antrabrasil.org. Através das redes sociais da ANTRA, você fica por dentro de vários outros projetos sociais voltados para pessoas Trans em todo o Brasil (siga @antra.oficial).

Bônus

Ambulatório de Sexualidade do Hospital Universitário da UFMA

Diferente dos demais itens dessa lista, o Ambulatório de Sexualidade do Hospital Universitário da UFMA não é, necessariamente, um projeto, mas sim um serviço que oferece terapia hormonal e acompanhamento multidisciplinar a quem está em processo de transexualização.

O atendimento é realizado, inicialmente, a partir de uma conversa de paciente com a assistente social, no entanto, a equipe ainda é composta por psiquiatra, psicóloga, enfermeira, ginecologista, urologista, mastologista, endocrinologista e cirurgiã plástica e sexóloga.

Para mais informações sobre as atividades do Ambulatório de Sexualidade do HU-UFMA, acesse https://bit.ly/3ixOXdU.

Ateliê TRANSmoras

Espaço coletivo de produção artística e intelectual transvestigênere. Por meio de uma rede de pessoas LGBT+, o projeto tem como objetivo conectar e impulsionar trabalhos coletivos e individuais.

Outros detalhes nos perfis do Instagram e Facebook.

Amotrans

A Amotrans é uma associação civil sem fins lucrativos voltada para Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco. Atua na promoção de ciclos de debates para aplicação das ações de combate à violência contra mulheres travestis e transexuais.

Saiba mais por meios das redes sociais, no Instagram e Facebook.

Coletividade MARSHA!

A MARSHA! é o 1° Festival LGBT On-line produzido por pessoas trans. É uma coletividade sociocultural que vem enunciando restituição e prosperidade da VIDA transgênera, por meio da construção de ações afirmativas para a comunidade. Para saber mais, acesse https://bit.ly/31Feg7k

Acompanhe através do YouTube, Instragram e Facebook.

Relações Públicas, ataca de designer gráfico sempre que possível e estuda para se tonar um bom fotógrafo, pois, como diria Scarlet, sente que tem muito para expressar. Virgem com ascendente em Peixes e vênus em Escorpião, transita entre uma personalidade metódica a alguém que ama falar dirty abobrinhas, acompanhado de uma boa caipirinha. Rockeiro, praieiro e hipocondríaco, mas ouve de tudo, ama uma piscininha e as vezes não lava a mão antes de comer.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários