SÃO LUÍS – Seis dias de programação gratuita, com oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas e espetáculos voltados para crianças, adolescentes e adultos. Assim será a circulação do coletivo “No Barraco da Constância tem!”, de Fortaleza (CE), pelo Maranhão, com a temporada de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento”, com diversas ações nos municípios de São Luís e Alcântara, entre os dias 31 de março e 7 de abril – com produção executiva da Flutuante (CE) e incentivo da Política Nacional das Artes – Bolsa Funarte 2024.
Após passar pelas cidades de Juazeiro do Norte e Crato, ambas no interior do Ceará, e também em Recife e Olinda, em Pernambuco, o circuito chega em terras maranhenses na terceira e última etapa do projeto, com a proposta de apresentar ao público infanto-juvenil, mas também aos adultos, diversas atividades artístico-culturais, que convidem todos a interagir sobre as novas possibilidades do brincar, do dançar e, ainda, do fazer artístico.
As ações de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento” iniciam nesta segunda-feira (31), com a apresentação gratuita da intervenção artística “Malsãs e Delirantes”, na Praça Valdelino Cécio, localizada na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís (em frente ao Chão SLZ), a partir das 17h.
No dia seguinte, dia 1º de abril, a peça terá novas sessões – desta vez, no município de Alcântara, na Praça Largo do Rosário, na Rua do Cemitério (Alcântara/MA), às 17h; e na Praça da Matriz, na Rua das Mercês, nº 526, a partir das 18h.
Com classificação indicativa livre e aberto a todos os públicos, “Malsãs e Delirantes” é uma intervenção artística que se apresenta como uma dobra sobre si mesmo, onde se desdobra o tempo em êxtase tremulante. Durante sua exibição, forças invisíveis evocam novas geometrias das ruínas de um brinquedo, fazendo da cidade um campo de festa.
Programação
Ao longo de seis dias de programação, a temporada de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento” contará com outras ações, como: a apresentação do espetáculo “Mystura Tropykal”; da oficina coreográfica de composição “Brinquedos para Inventar Jogando”; da oficina de dança e movimento com crianças “Jogos para Inventar Brincando”; e a roda de conversa “Redes de articulação da Dança no Nordeste”.
O circuito conta com produção executiva de Juliana Tavares, da Flutuante Criação, Formação e Produção Cultural. Honório Félix e William Pereira Monte são os realizadores da intervenção artística “Malsãs e Delirantes” e do espetáculo “Mystura Tropykal” – neste último, juntamente com Ariel Volkova.
A programação conta, ainda, com diversos artistas convidados na residência artística, como Dinho Araújo (Maranhão), Elilson (Pernambuco), Érica Zíngano (Ceará), Isadora Ravena (Ceará) e Vitor Cozilos (Ceará).
Para mais informações, acesse o Instagram do coletivo “No barraco da Constância tem!”, no link: https://www.instagram.com/barracons/.
Serviço
O quê: temporada maranhense do circuito “Barracons: circulação em residência e compartilhamento”;
Quando: entre os dias 31 de março e 7 de abril;
Onde: em São Luís e Alcântara;
Entrada: gratuita e aberta a todos os públicos;
Porta-vozes para entrevistas: Honório Félix e William Pereira Monte (realizadores do circuito).