MARANHÃO – Neste sábado (26), o projeto Pular N’Água, que propõe um mergulho e um trânsito artístico entre artistas nacionais e maranhenses, fará a cerimônia de abertura de sua exposição inédita, fruto das experiências artísticas realizadas nas cidades de São Luís e Alcântara, no Maranhão.
Resultado do processo artístico proposto na residência feita nas duas cidades e um mergulho nas vivências dos encontros realizados por meio de oficinas e intervenções artísticas, a exposição terá sua cerimônia de abertura no dia 26 de outubro, a partir das 19h, no Chão SLZ, na Rua do Giz, 167, no Centro Histórico da capital maranhense.
A visitação poderá ser feita no período de 28 de outubro a 30 de novembro. Produções de Sophia Pinheiro (GO), Romildo Rocha (MA), Josoaldo Lima Rêgo (MA) e Geovani Martins (RJ) estarão em destaque na exposição.
Durante a cerimônia de abertura, será realizada, também, uma roda de conversa com todos os residentes, além da presença da curadoria e da equipe de produção do projeto. As atividades são gratuitas e contarão com intérprete de libras.
Projeto Pular N’Água
O Pular N’Água realizou diversas ações nas duas cidades, como oficinas e residências artísticas, que ocorreram, paralelamente, tanto em São Luís quanto em Alcântara. Além do Chão SLZ (na capital maranhense), no município de Alcântara as atividades foram realizadas no Museu de Alcântara, na Praça da Matriz, no Centro da cidade; e também no Centro de Produção Cerâmica de Itamatatiua, na Estrada de Pinheiro.
Durante o projeto, os artistas locais atuaram como anfitriões nas ações, apresentando referências e expressões culturais locais a todos os participantes do programa, potencializando o intercâmbio. Ou seja, uma forma de fortalecer a construção de redes colaborativas entre instituições, artistas e comunidade, reforçando a valorização de conhecimentos, práticas e saberes locais do território maranhense.
Com a promoção de ações educativas e artísticas que valorizam a cultura maranhense e viabilizam encontros e intercâmbios com agentes da cultura nacional, o projeto Pular N’Água possibilita que o público possa compartilhar a História, conquistas, traumas, tradições, saberes ancestrais e muitas celebrações.
O projeto Pular N’Água tem patrocínio do Banco do Nordeste Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção geral do Chão SLZ e da Organik Produções, conta com concepção e curadoria de Paula Signorelli e Samantha Moreira, além de produção executiva da Mariana Cronemberger e apoio da Casa do Sereio, Centro de Produção Cerâmica de Itamatatiua e Museu de Alcântara.
Redes do projeto Pular N’Àgua:
• Instagram: https://www.instagram.com/pularnagua/
Concepção e Produção do projeto – Instagram:
• Chão SLZ: https://www.instagram.com/chaoslz/
• Orgânik Produções Culturais: https://www.instagram.com/organikprod/
Serviço
O quê: cerimônia de abertura da exposição do projeto Pular N’Água, seguida de roda de conversas entre os residentes;
Quando: neste sábado, dia 26 de outubro, às 19h;
Onde: no Chão SLZ, na Rua do Giz, 167, no Centro Histórico da capital maranhense;
Participações: dos residentes Sophia Pinheiro (GO), Romildo Rocha (MA), Josoaldo Lima Rêgo (MA) e Geovani Martins (RJ); além de Paula Signorelli e Samantha Moreira, curadoras e coordenadoras do projeto; e de Mariana Cronemberger, produtora-executiva;
Período de visitação: de 28 de outubro a 30 de novembro – entrada gratuita.