(Foto: Divulgação).
Reformulado para o contexto da pandemia da Covid-19, o projeto Amazônia das Artes traz oficinas no formato on-line em sua primeira etapa da edição 2021. O Maranhão participa com dois representantes: a Cia. MiraMundo Produções Culturais e a artista plástica Marlene Barros.
Há 25 anos, Michelle Cabral interpreta a palhaça Palita Presepada. Na oficina “Dona do meu nariz – Criação e escrita de roteiros circenses” (12 a 14/05) e no workshop “Rumbeiras, partners, volantes e palhaças: a busca do protagonismo feminino na história do circo” (15/05), ela compartilha um pouco da sua experiência e conhecimento, apresentando aos participantes a mulher palhaça como protagonista e sua comicidade própria.
- Quinze trabalhos maranhenses foram selecionados no Sesc Cultura ConVIDA!;
- Teatro Sesc 2020: dança, música, teatro e histórias na temporada de férias;
- Mostra Sesc de Cinema 2019 e a diversidade da produção contemporânea.
Marlene Barros é uma artista cuja trajetória é marcada pela vontade de experimentar. Utilizando uma variedade de materiais, ela aborda temas ligados ao universo da mulher.
No projeto Sesc Amazônia das Artes, Marlene irá ministrar a oficina “Bordando memórias” (21 e 22 de maio) e uma série de diálogos por meio de live e vídeos, onde o público poderá conhecer mais do processo de criação da artista da exposição “Eu tenho a tua cara”, de 21 a 23 de maio.
Sesc Amazônia das Artes
O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região.
Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.
- A homenagem ao mar e à Iemanjá de Cris Campos em “Oceano”;
- Celebrando 10 anos de carreira, Heriverto Nunes lança a faixa “Sol e Mar”
- Matraqueiros: podcast maranhense reúne música, cultura e diversidade do MA
Veja, abaixo, a programação do Maranhão no evento:
Circo
Grupo/Artista: MiraMundo Produções Culturais;
Oficina: Dona do Meu Nariz – Criação e escrita de roteiros circenses;
Oficina prática de criação e escrita de roteiro para números e/ou cenas circenses de palhaçaria feminina. A proposta é trabalhar métodos de criação e escrita para estimular, instrumentalizar e provocar a escrita efetiva de roteiros para a construção de números ou cenas. A oficina aplicará exercícios práticos de escrita de roteiros a partir de temas e ideias trazidos pelas participantes, promovendo a independência criativa da escrita e da criação na arte da palhaçaria feminina;
Data: 12 a 14/5;
Link: http://bit.ly/Oficina-donadomeunariz-MA.
Grupo/Artista: MiraMundo Produções Culturais;
Workshop: Rumbeiras, Partners, Volantes e Palhaças: a busca do protagonismo feminino na história do circo, compõe parte da pesquisa da artista/docente Michelle Cabral sobre o corpo feminino na cena circense contemporânea. O workshop visa oferecer um panorama histórico da trajetória da mulher no circo;
Data: 15/5;
Link: https://bit.ly/398bmwa.
Artes Visuais
Grupo/Artista: Marlene Barros;
Oficina: Bordando Memórias;
A oficina tem como referência o trabalho desenvolvido pelas mulheres arpilleras, um movimento de resistência formado por mulheres chilenas. A ideia é que as mulheres participantes desta oficina bordem suas próprias histórias, aquelas que aconteceram porque a protagonista era uma mulher, usando como técnica a arpilharia. A oficina culminará na instalação de uma exposição após o período da pandemia;
Data: 21 a 22/5;
Link: https://bit.ly/oficina-bordandomemorias-MA.
Vídeos diálogos – Exposição “Eu tenho a tua cara”;
Os vídeos tratam dos processos de criação da exposição “Eu tenho a tua cara”, da artista maranhense Marlene Barros, trazendo depoimentos das mulheres que participaram deste processo, e questões que permeiam a criação da artista;
Data: 21 a 23/05.
*As informações são da assessoria do Sesc-MA.