Em novembro, o Maranhão contará com um festival imperdível, que irá celebrar a música nordestina com artistas dos nove estados da região. No período de 7 a 9/11, o público de São Luís poderá conferir a 1ª Edição do Carcará Festival Sesc de Música, evento que objetiva dar visibilidade às produções do Nordeste, assim como criar conexões por meio da produção musical.
Será a primeira vez que o Sesc-MA reunirá no Maranhão representantes dos nove estados da região Nordeste. Ao longo dos três dias de programação gratuita, o festival será um encontro criativo que irá conectar diversos compositores, músicos e intérpretes convidados.
Além de unir a música contemporânea junto às tradições que representam a cultura musical nordestina, o Carcará Festival Sesc de Música visa, também, aproximar o público da diversidade, representatividade e diferentes sonoridades existentes nos quatro cantos do território nordestino.
Os shows musicais, previstos para os dias 8 e 9 de novembro, serão realizados na Praça das Mercês, localizada no Centro Histórico de São Luís, e serão divididos em três espaços: o palco principal, um ambiente para DJs e para o forró pé-de-serra.
Outro destaque do festival serão os ambientes para empreendedores de artesanato, lazer infantil, comidas e bebidas, brechó e, também, para trocas de produtos relacionados à música (livros, CDs, vinis, etc.).
Ao longo do evento, o público ludovicense poderá participar de diversas ações formativas, entre oficinas, diálogos musicais, debates, workshops, vivências e experiências, todas com a proposta de conexão com sonoridades de todo o Nordeste.
O Sesc-MA também ofertará no evento uma série de atividades institucionais como ações voltadas para emissão de credencial do Sesc, além de serviços de orientação a saúde, além de informações sobre atividades desenvolvidas pela entidade como o Programa Sesc Mesa Brasil.
Homenagem
O Carcará Festival Sesc de Música presta homenagem ao cantor, compositor e músico maranhense João do Vale. Com o título de uma das músicas mais famosas do artista em seu nome (“Carcará”), o evento trará diversas referências ao seu legado.
Nascido em 11 de outubro de 1934 em Pedreiras, no interior do Maranhão, João Batista do Vale ficou reconhecido nos anos 1950 ao morar no Rio de Janeiro e ter seu talento reconhecido após apresentação na Rádio Nacional e ficar conhecido como “Poeta do Povo”.
Autor de clássicos como “Carcará”, “Pisa na Fulô” e “Peba na Pimenta”, trabalhou e dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira – entre eles, Zé Gonzaga, Marlene, Dolores Duran e Luís Vieira.
Sobre o Sesc
O Sesc promove há 78 anos vivências culturais, valoriza artistas e difunde manifestações culturais em todo o Brasil. Com profissionais especializados, fortalece a produção cultural e garante acesso ao público a atividades diversas como teatro, dança, artes visuais, música e literatura, tanto em espaços especializados quanto públicos. Além disso, incentiva a produção artística, preserva a memória cultural e realiza ações formativas, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.