Conheça a Vinagreira, projeto que apresenta o novo som do Maranhão

Em meados de 2017, na tentativa de reunir a música maranhense num só canal – de modo a apresentar aos amigos, familiares e quem mais se interessasse – o apaixonado por música maranhense Hallef Trovão criou uma playlist no Spotify (famoso serviço de streaming de música), a partir de indicações que ele pediu nas suas próprias redes sociais.

Assim mesmo, timidamente e sem pretensões, nasceu a Vinagreira. Tu jura? Eu achei massa – ouça clicando aqui.

Meses depois, a Vinagreira ganhou forma, corpo e seguidores. Com o passar dos anos, a playlist foi conquistando um público fiel, logo se tornando um perfil no twitter! Lá, Hallef contava as novidades da cena musical maranhense, além de movimentar os seguidores a propagarem essa ideia.

Foi então que ele chegou em Walber Sousa e a escritora que vos fala (Amanda Drumont): precisando de mão de obra para compor o projeto que só crescia, Hallef logo nos integrou à Vinagreira. Nascia aí uma equipe!

Leia também | Sete curiosidades sobre o Conectados SLZ, podcast que destaca a cena musical do Maranhão

Mas a gente sentia que estava faltando alguma coisa… Chegamos no Instagram e realizamos o 1º Vinagreira Soundsshow que apresentava um músico novo ao público Vinagreira, mesclando com outros artistas: é quando essa ideia chega aos ouvidos de Helen Maria, que chega entusiasmada com a iniciativa e logo é convidada a completar o time. Cá estamos, equipe Vinagreira em 2020, mostrando o quê, quem são e o que os movimenta.

A Vinagreira hoje é um amplo projeto que visa apresentar e propagar a nova música do Maranhão: a playlist no Spotify já está próxima dos seus 600 seguidores, tem mais de 100 músicas de artistas maranhenses compondo a seleção – com a ajuda deles mesmos, foi criada uma rede virtual que conecta quase 90 – somados em músicos, produtores e técnicos – artistas do ramo musical do nosso estado.

E como funciona a playlist? A Vinagreira é atualizada semanalmente com os lançamentos maranhenses, organizadas com a curadoria da equipe.

Quinzenalmente, a equipe elege o artista destaque, que figura a capa da playlist e, para além dela, ganha materiais exclusivos nas redes sociais (Instagram e Twitter).

Leia também | Conexão Cultural: mais de 600 artistas beneficiados durante a pandemia

Com números expressivos e uma boa adesão do público e da classe artística, a playlist oficial Vinagreira no Spotify é hoje o principal canal nas plataformas de streaming por onde você pode conhecer a música maranhense reunida em toda a sua diversidade!

https://twitter.com/vinagreirasound/status/1254404751925686272

Como estou escrevendo em nome próprio essa matéria, decidi perguntar para os outros integrantes da equipe o que eles acreditam que esse projeto seja hoje. Eis o que eles responderam:

“A Vinagreira hoje é um projeto multimídia que está ligado à várias plataformas, no qual existe um interesse do público dentro da Vinagreira em se conhecer novos artistas e apoiá-los”. – Hallef Trovão

“Eu vejo ela com esse potencial para além do digital”. – Walber Sousa

“Eu enxergo como um potencial, essa é a palavra. A vinagreira surgiu com um propósito, levar a música maranhense para todos os cantos do mundo através da playlist, com uma administração na frente do projeto”. – Helen Maria.

E a importância da VINAGREIRA na construção da nossa cena musical?

“A Vinagreira [no Spotify] tem um papel de importância a partir do momento que a cena tem essa grandiosidade de produtos a serem lançados. Mas também porque as pessoas criaram um apego ao projeto. Quando você fala da Vinagreira em algum lugar, mesmo que não seja nas redes sociais, que seja olho no olho, as pessoas gostam de escutar o nome do projeto. Quem não conhece, se interessa por saber o quê que é.” – Hallef Trovão.

“Eu vejo a Vinagreira com um papel muito importante na construção da cena musical maranhense (…) também por unir e trazer os artistas para si, para que eles possam se divulgar, se conhecer, se conectar e fazer com que a cena musical se torne mais forte” – Walber Sousa.

“(…) a ideia foi tão abraçada por todos os músicos e pelo público que virou além disso, virou uma família, virou um potencial para negócio, um potencial de ajuda aos músicos e um fortalecedor para o Maranhão. Hoje, tudo que a gente pensa é em collab com os músicos também, vendo uma forma de ajudá-los. Essa é a importância que nós temos hoje. De ser um motivador, um acolhedor e um potencializador da música maranhense. Do Maranhão para o mundo”. – Helen Maria.

Leia também | Brasil no COLORS: quem apareceu numa das melhores curadorias de música do mundo?

A importância da Vinagreira hoje está se construindo com algumas frentes e a principal é a rede de contatos que a equipe tem feito entre o público que escuta a playlist e os artistas que compõem a mesma.

A equipe do projeto acredita que, nesses tempos difíceis em que estamos isolados socialmente, a música é um elemento universal com o poder inesgotável de nos unir. Pensando nesse sentido, busca-se a cada vez que nos é possível, estreitar os nossos laços com o público e com a classe artística.

Leia também | 11 clipes maranhenses recentes que você tem que assistir

Dois exemplos de como a nossa rede funciona e o nosso agradecimento vão para Israel Costa, músico e publicitário, que é o responsável pela nossa incrível identidade visual; e Nêgo João, músico que teve a brilhante ideia de criar o projeto Versões Vinagreira – onde um músico canta a música de outro e posta no IGTV do seu Instagram (o projeto deu tão certo que vai ganhar destaque em outra matéria que virá logo menos!).

https://www.instagram.com/p/B_542mJJxsn/

A Vinagreira é isto: uma rede, cuja teia que tecemos é o capital social investido. Fazem parte: Amanda (capricorniana e fã de Caetano Veloso – e redatora deste post); Hallef (sagitariano e fã de Lady Gaga); Walber (leonino e fã de Ariana Grande); e Helen (taurina e fã de Marília Medonça).

São todos músicos, produtores, técnicos e colaboradores que abraçam e apoiam esse projeto. E são, em especial, cada um de vocês – público que se interessa e ouve os músicos do seu estado.

O novo som do Maranhão está a sua disposição, em playlist e nas redes sociais!

https://www.instagram.com/p/B-qIptHJCkq/
Amanda Drumont é produtora e roteirista em formação. Atua em São Luís como produtora, curadora, redatora, crítica e roteirista. Escreve conteúdos voltados para música e cinema, além de produzir audiovisual em diversos formatos. Foi uma das juradas do V Rota Festival de Roteiro do Rio de Janeiro. Assume os eixos de produção e financiamento do SobreOTatame.com e sonha em ter um podcast pra chamar de seu.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários