Conheça o movimento “Reviver do Boi”, a união dos sotaques até o São João de 2022

Muito São João no movimento “Reviver do Boi”, iniciativa da Cerveja Magnífica (Foto: Divulgação).

Ainda falta um ano para o São João 2022, mas a expectativa já é grande.

A ansiedade pelas festividades juninas do ano que vem aumentou, ainda mais nesta semana, com o lançamento do movimento Reviver do Boi, uma iniciativa da Cerveja Magnífica, para realizar o reencontro tão esperado entre os maranhenses e o Bumba Meu Boi.

A ideia é realizar um espetáculo inspirado nas tradições da cultura popular maranhense e celebrar, de forma única, toda a riqueza e diversidade cultural que só o Maranhão tem.

Leia também | Lá vai Boi de Pindaré: 60 anos de resistência

Durante o anúncio, foram apresentados os seis grupos de Bumba Meu Boi que farão parte dessa festa: Boi da Maioba (Matraca), Boi de Pindaré (Baixada), Boi de Axixá (Orquestra), Boi Brilho da Sociedade de Cururupu (Costa de Mão), Boi de Leonardo (Zabumba) e Boi Barrica (grupo de cultura popular).

“Queremos manter acesa a chama da esperança dos maranhenses de no próximo ano realizar o melhor São João. Com o espetáculo Reviver do Boi, vamos unir os sotaques de Bumba Meu Boi e criar algo único para celebrar a volta das festas juninas em 2022”, afirmou Thalita Barreto, gerente de Marketing Regional da Ambev.

A primeira ação para produção do espetáculo será a composição de novas toadas. A partir desta sexta-feira (25), o público poderá colaborar comentando nas redes sociais por meio da hashtag #ToadaInvocada sobre a vontade de voltar a celebrar o São João novamente. Cada sotaque vai criar uma toada diferente a partir daí. Os grupos de Bumba Meu Boi estão animados com o desafio.

Leia também | Matracas que seguem firmes: o batalhão do Boi da Maioba

“A gente tá cheio de alegria e esperança em fazer parte desse movimento que vai abrilhantar o nosso São João em 2022. Vai vir com força total, unindo todos os  sotaques. E vocês podem vir junto com a gente, deixando comentários nas redes sociais da Magnífica e na nossa também, compartilhando ideias e criando juntos”, afirmou Mestre Eliezer, presidente do Boi Brilho da Sociedade de Cururupu.

Para acompanhar e participar de todas as ações do espetáculo Reviver do Boi, basta acompanhar os perfis das redes sociais da cerveja Magnífica @cervejamagnífica (Instagram) e @MagnificadoMA (Twitter), e também concorrer a brindes como copos exclusivos temáticos e packs da Magnífica.

Festa junina Magnífica

Esse é o terceiro ano que a Magnífica festeja o São João do Maranhão (Foto: Divulgação).

A Magnífica honra suas raízes. Maranhense com orgulho, a cerveja chegou ao mercado em dezembro de 2018. Feita com mandioca, um ingrediente típico e muito apreciado em todo o Maranhão, em pouco tempo, a Magnífica ganhou o coração e os copos dos maranhenses.

Ela tem uma receita totalmente única e vem desenvolvendo a cadeia produtiva da mandioca, fomentando a agricultura familiar, através dos produtores locais. A partir da produção da Magnífica, os agricultores passaram a ter destino certo para sua produção, sem precisar investir em processamento e distribuição.

Leia também | E a melhor época do Maranhão chegou!

A Magnífica também valoriza os costumes e história do Maranhão, estado rico em belezas naturais e manifestações culturais, como o Bumba Meu Boi, a Festa do Divino e o Tambor de Crioula.

Esse é o terceiro ano que a Magnífica festeja o São João do Maranhão. Em 2019, realizaram um Arraial na Vila Palmeira e o apoio ao São João da Thay. Em 2020, juntou todo mundo, e realizou o primeiro Matracaço, uma ideia que incentivou os maranhenses a tocarem suas matracas celebrando o Bumba meu boi em casa.

Leia também | O São João do Maranhão não para nunca!

Além do Matracaço, realizou o Arraial Bumba Minha Casa, com uma série de lives com mais de 15 atrações, entre elas os grupos de Bumba Meu Boi como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé, Boi de Axixá, Boi de Morros e artistas consagrados da música maranhense, como Alcione, César Nascimento, Beto Pereira, além do show da Banda Mesa de Bar.

Mais São João no SobreOTatame

Série de fotos mostra porque o São João do Maranhão é apaixonante;
São Pedro não é Lollapalooza! A Casa das Minas não é show!;
E a melhor época do Maranhão chegou!;
Ainda Escuto Álbuns #12: o íntimo e o popular de Samarone em “Toada Moderna”;
Complexo Cultural do Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco;
A vanguarda e o tradicional no Festival BR 135 2019.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários