Pense em um cão com o espírito aventureiro, curioso e, no primeiro momento, de uma desconfiança sem tamanho? Pois é, esse é o Terix, um cão que, junto com o seu dono, o Jonas Fernandes, entrou em uma aventura de causa uma inveja: dar a volta ao mundo pelos próximos três anos.
Conversei com xará Jonas Fernandes durante sua passagem por São Luís e, por cerca de meia hora, ele me explicou como surgiu essa ideia, o planejamento e sobre a sensação de uma jornada desse porte.
Há cerca de dez meses atrás o Jonas, estimulado por amigos, resolveu fechar o hostel que tinha em Búzios, no Rio de Janeiro, e cair na estrada de moto. O que poderia ser uma viagem solitária, logo se tornou uma aventura divertida pra cachorro (olha o trocadilho aí! rs).
Jonas já tinha contato com o cãozinho Terix pelo fato de ele viver no hostel e sempre acompanhar viajantes nos momentos de lazer andando de bugre e Stand Up Paddle nas praias de Búzios. Como o hostel era quase um lar pro animal, Jonas resolveu levá-lo e adaptou toda sua moto para conforto e segurança pro Terix.
As viagens são sempre em horários que o sol está mais ameno, ou seja, no início da manhã ou no fim da tarde, com a velocidade em média de 60 a 80 km/h.
Ao longo de dez meses eles já percorreram mais ou menos dez mil quilômetros e conheceram lugares incríveis do Brasil como a Chapada da Diamantina e os Lençóis Maranhenses.
O esquema de alimentação e hospedagem é todo por conta do animal que, em troca de permuta, oferece uma divulgação da aventura do pequeno cão por meio de uma página no Facebook e que em breve irá ter um portal próprio.
Durante sua estadia em São Luís, Jonas confessou admirado com a beleza do Centro Histórico e encantado com as belezas dos Lençóis. E que daqui irá partir para Alcântara – cidade que tem a base de lançamentos de foguetes – e depois Pará, Manaus e partirá rumo ao Peru.
Apesar dos momentos de cansaço e exaustão, Jonas se mostra entusiasmado ao viver uma aventura dessa ao lado do Terix. Viajante de corpo e alma, ele já visitou vários lugares do mundo e encara de peito aberto a oportunidade de ter um fiel companheiro nesta empreitada.
Será uma jornada longa, mas com certeza inspiradora e cativante ao ver um pequeno ser sentir-se cidadão do mundo e a cada lugar, transformando em seu lar.
Se quiser conferir as aventuras e lugares que eles passaram e irão passar ainda, é só conferir a página deles no Facebook clicando aqui!