Maktub,
Particípio passado do verbo Kitab.
É a expressão característica do fatalismo muçulmano.
Maktub significa: “estava escrito”; ou melhor, “tinha que acontecer”.
Essa expressiva palavra dita nos momentos de dor ou angustia,
Não é um brado de revolta contra o destino,
Mas sim, a reafirmação do espírito plenamente resignado diante dos desígnios da vida.
Pense em algo que está contigo, não abre mão e te mostrar quem tu és sem máscaras, amarras e vem com lições preciosas dessa sutileza que é a vida. Além disso, sabe como ninguém a maestria dos acasos e aprendizados que temos. Pois é.
Consciência é algo que não tem pra onde correr, ela vai sempre te acompanhar. Até mesmo quando tu dorme.
Ela diz muito sobre teu caráter, teus valores e até defeitos, pois é ela que determina muito das tuas ações, por mais que você esconda ou ignore algo errado que fez ou pensou em fazer, é ela que te cutuca mostrando que, talvez, você está seguindo e agindo errado.
Em prosas pela vida, teve uma que marcou, quando um amigo levantou a frase: ‘Acho que a nossa consciência é Deus!‘. E na boa, essa pode uma das mais belas traduções disso que uns chamam de peso, outros de responsabilidades e até karma. Não que tenhamos que enxergar como algo ruim, mas que isso possui um peso fundamental na nossa existência. Isso de encararmos nós mesmos com nossas escolhas e incompletudes.
A gente se perde, nega e até emerge mais fortes mediantes aos desafios do cotidiano. Vamos indo aos trancos e barrancos correndo atrás de nossos sonhos, magoamos e deixamos nos magoar, sussurramos e vibramos. Conosco e com os outros. Criando blindagens, cicatrizando mágoas ou tentando entender feridas. Mas algumas coisas só o tempo pra te mostrar como resolver.
Em meio a isso, estamos no balanço da linha tênue do viver, muitas das vezes sem nem saber o que querer, mas sim viver com uma paz momentânea ou um amor. Tudo aqui, com a consciência de que somos eternos responsáveis da vida que temos.
Se é ou não isso e outras coisas, eu não vou vir com frases de efeito, teorias ou algum pensamento de pessoas que estão aí tentando se entender e o caos mundo afora. Nada disso, apenas vou deixar um pensamento e finalizo com um verso: ‘Que voz é essa que te acalma em um momento angustiante?‘.