Nessa sexta-feira (13) foi lançado o primeiro videoclipe do grupo Criola Beat, Lá vem chegando, canção de abertura da Mixtape Vol. 1. Dirigido e roteirizado pela Tássia Dur e produzido pela Amanda Bertrand, o videoclipe traz uma ode aos corpos e sujeitos que compõe o nosso estado – que traz como destaque a atriz Áurea Maranhão.
Ao longo dos 4 minutos de cenas, é possível vermos esses corpos se encontrando e se emaranhando, numa coreografia íntima e passional sobre o que se entende como sendo seu próprio corpo e o corpo do outro. É o primeiro trabalho de Tássia Dur assinando a direção de um videoclipe e ela já chega imprimindo a sua identidade e sua personalidade artística na obra – não por acaso, ela também está no elenco!
Os personagens que compõem a história são diversos: há uma madame, uma queer, uma criatura, uma mulher do espelho e várias afrodites. São esses corpos e corpas que fundamentam a historicidade por trás do clipe – de uma música que fala com e para o Maranhão. Quando a música diz “me diz quem vem, quem vem chegando”, o clipe nos apresenta uma nova face de um novo corpo que chega pra contar sua própria história.
Destaque também para a direção de fotografia de Sunday James que imprimiu na tela em tons terrosos e crus o que é o encontro de um ser com outro, mesmo que este ser seja – como no caso da personagem da Áurea – uma criatura não desmistificada. Mas ela (a criatura) vem chegando e quando chega, o encontro do seu olhar com a câmera do Sunday é poderoso.
Com um grande elenco e, vale a pena destacar, quase que inteiramente feminino no elenco e na equipe, o clipe de Lá Vem Chegando é uma potência sobre as possibilidades infinitas que os corpos tem enquanto linguagem. Tássia me conta que o trecho “livre-se da carne, agora é osso” foi decisivo para a escolha dessa canção e o trabalho – primoroso – em cima dela. Trago aqui o nome de um disco da cantora Jup do Bairro que muito traduz esse (des)encontro – corpo sem juízo é isso: livrar-nos da carne porque tá osso.
Confira também | Conversamos com Gil Leros, o artista responsável pelo painel no Beco do Silva
Criola Beat é um coletivo criado pelo produtor Adnon Soares com musicalidade que perpassa pelos registros dos mestres de cultura popular que culmina em composições de beats em estúdio – soma-se a isso as influências de música eletrônica e jamaicana. E tem em sua formação os músicos da nova geração Pantera Bl4ck, Breno Santos, Marcelo Oliveira e Biodz, além da participação dos DJs Adaga e Alladin.
Com duas mixtapes lançadas, você encontra o seu som disponível nas principais plataformas digitais. O videoclipe Lá Vem Chegando é uma realização Jaguatirica Filmes.