Arte da capa do single Ver-o-Peso, da banda Antídotos Sociológicos. Foto: Reprodução/Instagram.
O Mercado Ver-o-Peso, localizado em Belém (PA), é um dos mercados públicos mais antigos do País e um dos principais pontos turísticos das terras paraenses. E foi justamente em uma viagem ao Pará que surgiu o single Ver-o-Peso, estreia da banda maranhense Antídotos Sociológicos.
A faixa foi lançada oficialmente nas plataformas digitais nos últimos dias – já disponibilizada, por exemplo, no Spotify, Deezer, YouTube, entre outras.
Ouça abaixo:
“Ver-o-peso é uma crítica as desigualdades produzidas pelas lógicas perversas do mercado, como a crença na meritocracia numa sociedade profundamente desigual, a naturalização da pobreza ou a banalização da miséria”, explicou a banda sobre o single de estreia.
Para eles, a faixa, composta por Leandro Costa (guitarrista da banda) após uma viagem ao Pará, traduz a proposta da banda em aliar música e críticas sociais, retratando, ainda, as desigualdades observadas no mercado Ver-o-peso – ponto turístico paraense amado pelo grupo.
Ainda segundo a banda, o single pretende despertar uma consciência crítica sobre as desigualdades e violências geradas pelo mercado global, representado por empresas e instituições transnacionais que visam o lucro acima de tudo e a qualquer custo – o que fica bem claro em um trecho do refrão “o que você espera do mercado global?”.
“[Este trecho] pretende fazer com que o ouvinte reflita que se enxergamos desigualdades nos mercados locais, então a pura lógica do lucro nos mercados multinacionais pode ser muito mais destrutiva. Para nós, politizar e musicalizar nossas poesias é indispensável!”, acrescentou a banda.
Ver-o-Peso foi produzida e gravada pelo Estúdio Km4 Produções, sob o comando do músico maranhense Ruan Cruz.

Antídotos Sociológicos
A banda maranhense Antídotos Sociológicos foi criada em 2018. O vocalista Sérgio Muniz e o guitarrista Leandro Costa se conheceram em 2009, na graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Desde então, os dois tem feito parcerias na música e nos estudos. Retornando como professores à UEMA, Leandro e Sergio (que também são estudantes de doutorado em ciências sociais pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA), conheceram o baterista Richardson (Rick) e o baixista Thiago, ambos estudantes de graduação de ciências sociais da UEMA.
Os quatro resolveram formar a Antídotos Sociológicos, projeto que articula música e reflexões críticas sobre a sociedade. Em agosto do ano passado, o grupo LIDA (Lutas sociais igualdade e diversidade) da UEMA, que o vocalista e o guitarrista da banda fazem parte, decidiu patrocinar as gravações do álbum de estreia da Antídotos – previsto para 2019.
A banda pretende lançar uma música por mês até o meio do ano e deixar algumas músicas inéditas para o álbum completo – que terá nove músicas, todas compostas por Sérgio Muniz e Leandro Costa.
Acompanhe as novidades da banda clicando aqui.