A pesquisadora Zelinda Lima. Foto: SESC-MA/Divulgação.
Às vésperas de completar 94 anos de idade, a pesquisadora Zelinda Lima, entusiasta “das coisas e das gentes do Maranhão”, lança seu sétimo livro: O bumba meu boi como conheci, com o apoio do Sesc Maranhão (Sesc-MA). A produção conta, ainda, com a participação dos seus cinco filhos e a colaboração da amiga e escritora Aurora Almeida.
A sessão de autógrafos está marcada para o dia 8 de outubro, às 19h, na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio. A obra é fruto de memórias da autora gravadas pela poeta Aurora Almeida durante muitas sessões durante cafés de fim de tarde.
Leia também | O universo poético de Arnaldo Vieira em “Hoje também é segunda”, seu novo livro
“Esse livro é a realização de um sonho e seu sentido está em deixar para os mais jovens histórias que vivi, e que graças ao apoio de tanta gente, agora tenho a alegria de compartilhar”, afirma Zelinda Lima.
Personagens, toadas, vestimentas e rituais – muitos deles extintos pelo tempo – são apresentados por Zelinda Lima de forma lúdica e didática, o que torna O Bumba meu Boi Como Conheci uma obra para todas as idades.
Leia também | Cinco motivos para você ler “Onde o Reggae é a Lei”
Os filhos ajudaram a dar forma ao conteúdo gravado, o que foi também uma oportunidade de reviver muitos fatos e personagens que povoaram sua infância e juventude.
“Para nós que vivemos parte das histórias narradas, esse livro é uma deliciosa volta no tempo e no espaço e um reencontro prazeroso com pessoas queridas que já não estão entre nós”, conta Deborah Baesse, filha caçula.
Leia também | Livro “Chorografia do Maranhão” terá nova noite de autógrafos em São Luís
“Meu pai, Carlos de Lima, Seu Lauro, Seu Leonardo, Seu Apolônio, Humberto de Maracanã, Tabaco, Coxinho e tantos outros seres de luz que forjaram tudo o que cada um de nós é hoje em dia”, completa.
A dama do folclore do MA
Com uma vida dedicada à cultura popular, Zelinda Lima se destaca pela participação efetiva na consolidação de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do Maranhão.
Suas obras publicadas são contribuições preciosas para o estudo e o registro do rico e variado folclore maranhense.
Entre seus livros mais importantes estão Pecados da Gula, A Fé do Povo e Coleção Azulejaria do MA. Ao lado do marido, o historiador Carlos de Lima, já falecido, sempre trabalhou para divulgar e valorizar as riquezas que fazem do Maranhão uma referência cultural.
Serviço
O quê: Lançamento do Livro O Bumba-meu-Boi como Conheci, da pesquisadora Zelinda Lima;
Quando: Terça, 8, às 19h;
Onde: Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio/Sesc/ Senac – Av. dos Holandeses s/n (em frente ao Hotel Ibis);
Valor do livro: R$ 30;
Entrada gratuita no lançamento.
*Com informações do Sesc-MA.