No finzinho do Mês da Mulher, no último dia 30/3, realizamos o I Encontro do #ElaSoT. Estávamos todos ansiosos e nervosos para ver como seria esta experiência, completamente nova para todos da equipe. O projeto foi pensado e construído pelas mulheres da equipe e recebido com respeito pelos homens, que apoiaram e deram um suporte incrível , sem tomar nosso espaço em momento nenhum (quem dera fosse sempre assim em toda equipe, hein?!).
Além de produzir conteúdos para o site, para lidar com as questões femininas (que são tantas, tantas!), queríamos conversar com as pessoas, com quem nos lê, agir na nossa cidade, promover um espaço de diálogo que muitas mulheres não têm. O #ElaSoT surgiu como uma proposta bem menor, mas foi regado com tanto pensamento positivo, vontade e amor por uma equipe bem unida, compromissada e com sede de ação, que tornou-se uma realidade muito bonita – que nos esforçaremos para manter.
Relembre os conteúdos que culminaram no encontro:
- O que te faz gozar, mulher?
- “Você já é uma mocinha”
- Podcast SoT EP01 – Do Luxo ao Lixo: experiências em apps de paquera
- Tornando-me mulher com outras mulheres
- Elas SobreOTatame entrevista Seane Melo
Tínhamos uma ideia de como as coisas deveriam correr, mas fomos surpreendidas com um público formado por mulheres diversas e cheias de ideias; sequer conhecíamos todas, o que foi muito importante para nós – afinal, nada de panelinhas, por favor!
O tema “autoconhecimento e prazer feminino” tão abordado por coachs, por youtubers, em cursos caríssimos, muitas vezes tão distantes da nossa realidade, ali foi comentado pelas próprias participantes, a partir de suas perspectivas, suas histórias de vida e seus próprios processos de descoberta. Todas falaram, todas ouviram.
Queremos muito que o projeto continue, estamos caminhando devagar, mas sempre para frente: queremos que ele cresça e não estamos colocando limites em seu crescimento. No entanto, para um primeiro encontro, nossa primeira experiência real neste formato, já podemos dizer que foi um sucesso, não é mesmo?
Quando várias mulheres se juntam e decidem simplesmente conversar, ouvir com atenção, falar com liberdade, a energia é contagiante: dá vontade de fazer mais! Dá vontade de ter isso sempre, não é? Pois fiquem atentos, vai rolar! 🙂
Neste segundo trimestre do ano, teremos um novo tema central: MATERNIDADE. Ao longo dos meses, produziremos conteúdo e queremos muito contar com a participação de vocês. Comentem, façam sugestões, perguntas, o que quiserem. A gente vai ouvir, conversar e fazer o que for possível!
E um agradecimento especial ao Casarão Laborarte e a cantora e compositora, Camila Reis. Gratidão por receberam esta iniciativa do nosso projeto e por ser um lugar com energia incrível e tão acolhedor.
Por fim, deixamos uma galeria com os registros feitos pela fotógrafa da equipe, Thaisa Viegas: