Cena do filme A Chegada, de Denis Villeneuve (Foto: Reprodução/YouTube).
Neste período em que estamos vivendo o isolamento social, uma das opções mais escolhidas para passar o tempo tem sido assistir filmes nas plataformas de streaming (séries e realitys também, mas falaremos disso em outros posts rs).
Pensando nisso, a equipe do SobreOTatame se reuniu (virtualmente) pra preparar uma lista de filmes, de gêneros variados, para você assistir nessa quarentena – todos eles disponíveis em plataformas como Netflix e Amazon Prime Video.
Leia também | Parasita: por que o filme é tudo isso que estão falando?
Ficou curioso pra saber sobre o nosso gosto cinematográfico? Tem suspense, comédia, terror, drama e tantos outros gêneros na lista.
Hoje eu não quero voltar sozinho
Dirigido, produzido e roteirizado por Daniel Ribeiro, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho se tornou um marco no cinema nacional na década passada – o longa foi lançado em abril de 2014 e, nos meses seguintes, foi indicado a diversos prêmios nacionais e internacionais.
Baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, o filme conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que tenta lidar com a mãe super-protetora, ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo.
Dica do colaborador Alderico Segundo; disponível na Netflix.
Aquarius
Indo de um elogiado filme pra outro, a próxima dica é Aquarius, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho. O longa, uma produção Brasil-França, teve sua primeira exibição mundial na 69° edição do Festival de Cannes, concorrendo à Palma de Ouro.
Indicado a vários prêmios internacionais, Aquarius é estrelado por Sônia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e Irandhir Santos e foi eleito um dos melhores longas de 2016 em diversas listas de melhores filmes daquele ano.
Dica da redatora Amanda Drumont; disponível na Netflix.
Eu Não Sou Um Homem Fácil
Que tal uma comédia romântica francesa?
I Am Not a Easy Man ou Eu não sou um homem fácil, na tradução, é um longa de 2018, dirigido por Éléonore Pourriat, lançado diretamente na Netflix.
Estrelado por Vincent Elbaz, o filme conta a história de Damien, que após um acidente, acorda em um mundo “diferente”, onde papéis estereotipados de gênero são revertidos.
Dica do redator Gersony Campos; disponível na Netflix.
A Chegada
Eu sou muito fã do Denis Villeneuve – e sim, estou bastante ansioso para ver a adaptação dele de Duna, previsto para este ano (que provavelmente terá sua data de lançamento alterada).
Filmes como Os Suspeitos, de 2013, e Blade Runner 2049, de 2017, são, na minha opinião, grandes filmes lançados na década passada. Assim como A Chegada, ficção científica lançada em 2016 e estrelada por por Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker.
Baseado no conto Story of Your Life (1999), de Ted Chiang, o filme mostra seres extraterrestres que chegam em 12 naves e pousam em 12 pontos diferentes da Terra, apresentando assim diferentes reações das autoridades mundiais. Para os que gostam de discutir sobre comunicação e ciência, esse filme é um prato cheio.
Dica do redator Gustavo Sampaio; disponível na Globoplay.
Forrest Gump: O Contador de Histórias
Um clássico dos anos 1990 – e a da história do cinema. Forrest Gump – O Contador de Histórias, de 1994, é um daqueles filmes que merece ser visto repetidas vezes.
O personagem-título é um homem de baixo QI e cheio de boas intenções, interpretado pelo Tom Hanks, em uma de suas melhores performances. Na trama, Forrest Gump atravessa 40 anos da história dos Estados Unidos, acompanhando grandes momentos da história.
Dica do redator Henrique Coutinho; disponível na Netflix.
Frances Ha
Um filme que colocou Noah Baumbach – o diretor do longa – Greta Gerwig e Adam Driver na lista dos queridinhos de Hollywood. Bastante elogiado pela crítica, Frances Ha foi eleito um dos melhores filmes de 2012 e ganhou destaque no Festival de Berlim.
A comédia acompanha a história de Frances, vivida pela Greta Gerwig, que divide um apartamento com a sua melhor amiga, Sophie. Uma série de encontros e desencontros entre as decisões da amiga, do namorado e sobre viver em Nova York.
Dica do redator Joceline Conrado; disponível na Netflix.
O Poço
Sucesso na Netflix no começo do ano, o thriller espanhol O Poço se tornou um dos filmes mais vistos da plataforma, sendo bastante comentados nas redes sociais e recebendo críticas mistas.
O longa se passa em uma prisão onde os detentos dos andares mais altos recebem um banquete por dia. Já os dos pisos mais baixos, ficam com as migalhas que sobram dos andares mais altos. Nesta história, o prisioneiro Goreng, vivido pelo ator Ivan Massagué, questiona a estrutura e decide fazer algo.
Dica do editor-chefe Jonas Sakamoto; disponível na Netflix.
*A segunda parte da lista sai em breve. Ansiosos?