Os atendimentos poderão ser realizados de forma on-line ou telefônica (Foto: Divulgação/SES).
Lidar com a pressão e a intensa carga horária é a realidade diária de vários profissionais de saúde que estão atuando diretamente no tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Por esta razão, foi criado o Disque Saúde Mental, iniciativa que tem o objetivo de minimizar os danos psicoemocionais e cuidar da vida de quem está cuidando de outras vidas.
Leia também | Professores da UEMA desenvolvem ventilador que auxilia na respiração temporária de pacientes com COVID-19
O serviço, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), entrou em funcionamento desde ontem (24), sob coordenação do Hospital Nina Rodrigues.
“Diante do atual cenário epidemiológico, torna-se necessário a implantação de um suporte psicossocial para os profissionais de saúde, oferecendo apoio psicossocial. Com isso, esperamos desenvolver estratégias voltadas à sensibilização para o gerenciamento de estresse, observando o convívio social, pessoal e profissional, cuidando do indivíduo em todas as suas particularidades”, explicou a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol.
Leia também | Edital no MA é lançado para compra de 300 mil máscaras feitas por costureiros na Ilha de São Luís e na Região Tocantina
O serviço pode ser acionado pelos telefones (98) 98429-7651, (98) 99111-2356 e (98) 99104-3355. Para fazer o agendamento, o profissional deverá entrar em contato das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. O atendimento também acontecerá de segunda a sexta, das 8h às 18h.
O Disque Saúde Mental será realizado com o apoio do conjunto de psicólogos oriundos do Complexo Hospitalar Nina Rodrigues.
Leia também | Pesquisadores fazem mapeamento participativo da Covid-19 em São Luís
Ao ligar, o profissional que atua em unidade de saúde que atende pacientes com a Covid-19 deve se identificar, informando também a unidade onde atua para que os psicólogos possam fazer o mapeamento para oferecer o tratamento adequado. Os atendimentos poderão ser realizados de forma on-line ou telefônica.
O fluxo de atendimento seguirá o mesmo regime de escala dos profissionais que integram os serviços de atenção à saúde mental do estado, com foco nos profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais, Itaqui-Bacanga, Araçagy e Cidade Operária, bem como nos 6 hospitais referência para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus na capital.
Leia também | Conheça projetos que estão ajudando a periferia de São Luís durante a pandemia do coronavírus
O Disque Saúde Mental também contará com a atuação de psicólogos da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Coronavírus
Além desta matéria, estamos desenvolvendo outros materiais sobre a pandemia do coronavírus. Leia, abaixo, nossos outros posts abordando o assunto:
A peste que nos assola: uma reflexão sobre pandemia e solidariedade
Projeto “QuarenteMA” reúne textos dramatúrgicos maranhenses para serem lidos de casa
Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus
São Luís: vídeo mostra como Centro ficou durante a quarentena do coronavírus (COVID-19)
Psicóloga dá dicas de como lidar com a saúde mental na pandemia do coronavírus
20 Notícias boas em meio a pandemia do coronavírus (COVID-19)
Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus
Professores de Caxias (MA) produzem máscaras de proteção facial em ação de combate ao Covid-19
Editais abrem inscrições para iniciativas de enfrentamento dos efeitos do Coronavírus nas periferias brasileiras
*Com informações do Governo do Estado do Maranhão.