(Arte: Divulgação).
Divulgar novos autores, incentivar a leitura e valorizar as obras são alguns dos objetivos do circuito nacional Arte da Palavra.
No Maranhão, a programação virtual será realizada nos próximos dias 23 e 27 de abril, com o Circuito Oralidades, que apresenta a performance poética de Débora Arruda (SE) e o Circuito de Autores com debate de Mailson Furtado (CE), João Meirelles (PA) e mediação de Celso Borges (MA), com atividades literárias voltados ao público jovem e adulto.
O Circuito de Autores é uma oportunidade de conhecer escritores renomados do meio literário brasileiro e ouvir suas experiências com o ofício de escritor.
Leia também | SOT entrevista: maranhense lança conto sobre o universo LGBTI+, na coletânea “Orgulhe-se”
O encontro é um verdadeiro bate-papo entre participantes com trajetórias distintas, mas que partilham o amor em comum pela literatura, dialogando com o público sobre suas trajetórias, experiências e seus processos criativos.
Este ano, São Luís recebe dois escritores que utilizam em suas obras o ambiente como construção poética: Mailson Furtado (CE) explora os elementos urbanos, enquanto João Meirelles (PA) a preservação da natureza.
Mailson é ganhador do prêmio Jabuti de em 2018 pela obra “Sobre o poema-livro à cidade”, com versos que apresentam elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos e físicos, enquanto João Meirelles é um dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura e ativista socioambiental desde seus 24 anos, quando atuou na Fundação SOS Mata Atlântica, tendo produzido 18 obras, metade delas sobre a Amazônia.
Esta conversa será transmitida ao vivo no dia 23 de abril, às 19h, pela fanpage artedapalavrasesc, com retransmissão pelo YouTube do Sesc Maranhão.
Leia também | LGBTQIA+ e Literatura: uma conversa sobre representatividade e representação;
Nesta edição, o Circuito Oralidades apresenta a poeta, professora, performer e produtora cultural Débora Arruda (SE). Entre textos, artigos, potentes conversas e apresentações, ela também publicou o livro Coração Despovoado. Em sua performance, ela apresentará poemas diversos.
Para assistir, basta inscrever-se gratuitamente clicando aqui . A apresentação ocorrerá no dia 27 de abril, às 16h, via google meet para um público maior de 16 anos.
Arte da Palavra
Em seu quinto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, com o objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. Esse é o segundo ano em que as atividades ocorrem em formato on-line, em função da pandemia da Covid-19.
O Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam escritores de Norte a Sul.
Leia também | SoT entrevista Ana Suy: sobre amor, solidão, maternidades e quarentena;
Em 2020, já em formato on-line, o Arte da Palavra, por meio dos circuitos de Autores e Oralidades, alcançou mais de 60 mil visualizações e, no circuito de Criação Literária, registrou mais de mil horas ministradas em oficinas diversas.