O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), lançou, nessa sexta-feira (20), o Edital Conexão Cultural 2020 para apresentações culturais pela internet.
A medida visa reduzir os efeitos da crise do coronavírus na economia da cultura – o edital completo pode ser conferido aqui.
Leia também | Maranhês: podcast aborda história, cultura e contemporaneidades do Maranhão
As inscrições são gratuitas e abertas para todo o estado, em diversas categorias artísticas, e poderão ser realizadas on-line, pela internet, no período de 20 a 24 de março de 2020, em dias corridos, nos seguintes links:
Inscrição Pessoa Física – https://forms.gle/fMwKs1Lxkbra6d6K7.
Inscrição Pessoa Jurídica – https://forms.gle/p67uUQoumFznP3756.
Todas as apresentações serão disponibilizadas diariamente, a partir do dia 28/3, por meio de transmissão ao vivo pela internet (lives) nas redes sociais do Governo do Maranhão e da Secma.
O conteúdo irá ao ar durante 25 dias ininterruptos, com 4 apresentações por dia.
Leia também | 1º Sarau Explana Mermã: poesia e atitude na linha de frente
O processo de habilitação e seleção dos projetos será realizado por meio de análise documental e de mérito, de acordo com as normas do edital.
Medida
Dias antes da publicação do edital, o governador Flávio Dino havia anunciado a medida em sua rede social, como forma de tentar diminuir os efeitos da crise econômica no setor cultural, agravada pela pandemia de coronavírus.
“Um dos setores econômicos que já paralisou foi o de eventos culturais. Para apoiar os artistas profissionais do Maranhão, faremos um edital especial para apresentações via internet. Bom para a economia da cultura, bom para nossos corações que tem fome de beleza”, havia postado o governador Flávio Dino.
Leia também | “Ela Faz” em conexões: plataforma oferece serviços exclusivos para mulheres
Serão destinados R$ 300 mil reais para apresentações musicais e teatrais, contemplando também produções voltadas, exclusivamente, para o público infantil, uma vez que, por conta da pandemia de coronavírus, as aulas escolares foram suspensas.
As apresentações serão transmitidas pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e poderão ser feitas ao vivo no Teatro Artur Azevedo (TAA) ou gravadas pelo artista em outro ambiente.
Leia também | Programa Centelha e o estímulo à criação de empreendimentos inovadores
De forma a contribuir com a vivacidade da cultura maranhense, a trupe do espetáculo maranhense Pão Com Ovo e a banda Argumento irão abrir, de forma gratuita, as transmissões culturais via internet.
Atualização
Em razão da suspensão de atividades e serviços não essenciais e outras medidas para combater o coronavírus, decretada pelo Governo do Maranhão no último sábado (21), o Edital de apresentação cultural pela internet simplificou os trâmites burocráticos para inscrição – mais aqui: www.cultura.ma.gov.br/edital-de-credenciamento/
“As modificações vão tornar mais fácil a inscrição para que todos possam participar, enviar seus vídeos, contribuir para que a população fique em casa e continuar com essa conexão cultural, mesmo que seja pela internet”, disse o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, pelas suas redes sociais. A ideia é desburocratizar o processo de participação porque, com as medidas de combate ao coronavírus, vários órgãos estão fechados, o que dificulta o acesso a documentos.
Entre as alterações, ficou estabelecido apenas uma modalidade de produção e uma única categoria definida como Categoria Livre, podendo se inscrever no Edital expressões culturais de todos os gêneros e estilos. Outras mudanças podem ser conferidas na errata disponibilizada no site da Secma.
*Com informações do Governo do Estado do Maranhão.