Foto: Divulgação.
O cantor e compositor maranhense Emanuel Jesus vai celebrar 18 anos de carreira em 2019. A data será marcada com o lançamento do videoclipe de Deixa Acontecer, além do show de lançamento do álbum Pratocar, no Teatro Arthur Azevedo (TAA), no próximo dia 10 de maio, com vários convidados especiais.
Em uma nova fase da carreira, o artista, que em sua fala brinca que chega a sua “maioridade musical”, apresentará ao público um trabalho mais apurado, com uma sonoridade radiofônica, arranjos mais sofisticados e um repertório autoral que mistura o pop romântico, com samba, reggae e música com elementos eletrônicos – a exemplo de Pratocar, uma de suas composições que intitula o álbum e o show.
O álbum que será lançado nas plataformas digitais, traz nove faixas, entre inéditas e uma releitura, onde o artista conta com canções de grandes compositores parceiros. Com exceção da faixa Pratocar, que tem o arranjo e produção de Memel Nogueira, todo o álbum foi arranjado e produzido por Israel Dantas, com mixagem e masterização de Marcus Lussaray.
O repertório do álbum conta com Pratocar (Emanuel Jesus), Deixa Acontecer (Emanuel Jesus/Dommer), Agradeça (Mano Lopes), Teu Abraço (Glad Azevedo/Mano Borges), Mais eu Quero (Vavá Ribeiro), Infinito (Tatto Costa), Beijo na Boca (Erasmo Dibell), Colher Estrelas (Mano Lopes) e Reggae a Paz (Betto Pereira).
Clipe de Deixa Acontecer
Deixa Acontecer é o single do álbum, composto pelo artista, em parceria com Dommer Lopes, escolhido para a produção do videoclipe dirigido pelo premiado cineasta Arturo Saboia.
O vídeo traz um roteiro leve, criativo e evolvente, com uma fotografia exuberante, em que a jovem e talentosa atriz Ana Beatriz Moraes contracena com o cantor.
Na equipe, a jornalista Ellen Soares assina a produção do vídeo, que tem Jesus Perez na direção de fotografia e a assistência de Jonas Pires, além da make up de Kleber Lima e Rafael Kemps. Assista ao videoclipe abaixo:
Show de lançamento do álbum Pratocar
Depois de oito anos, Emanuel Jesus retorna ao palco do TAA para lançar oficialmente o álbum Pratocar.
Será uma noite celebrativa, onde o artista reunirá as canções do novo álbum e músicas que marcaram sua carreira, ao logo dos 18 anos de estrada, a exemplo de Onde Estará o meu Amor (Chico César), Gosto de Você (Roberto Liberti), Canção pra Morena (Emanuel Jesus/Marcelo Duarte), Disritmia (Martinho da Vila) e Telegrama (Zeca Baleiro).
O show, que terá a direção musical de Marcus Lussaray, que também fará guitarra e violões, traz na banda, os músicos Memel Nogueira (acordeom e guitarra), Davi Oliveira (baixo), Oswaldo Galvão (teclado) e Nataniel Assunção (bateria).
Entre as novidades da noite, a participação de artistas convidados como Regiane Araújo (relembre, abaixo, o SOT Sessions com a cantora), Anastácia Lia, Andrea Frazão, dentre outros. Os ingressos estão à venda na loja Santê (Shopping da Ilha), Razz Cabeleireiros (Golden Shopping) e na Bilheteria do Teatro Arthur Azevedo.
A arte musical de Emanuel Jesus
Emanuel Jesus, nome que recebeu ao nascer na véspera do natal, é natural da cidade de Bacabal, músico, cantor, compositor e comunicador com graduação em Letras. Desde muito cedo, manifestou o seu desejo pela música e a área da comunicação.
Um dos nomes da nova geração da música produzida no Maranhão, Emanuel sempre buscou novas inspirações para a produção de seus trabalhos. Aos 16 anos, começou a tocar na noite, e aos 22, encarou o seu primeiro programa de rádio.
Ao longo de sua carreira, com três CDs gravados, já participou de inúmeros projetos e festivais de música. Foi premiado com melhor música e melhor intérprete no Unireggae, festival promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Em 2005, representou o Maranhão na Alemanha, na Jornada Mundial da Juventude, e apresentou o show Brasil Tropical na cidade de Eveswinkel. Em 2007, ao se mudar para São Luís, lançou nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), o seu primeiro CD autoral intitulado Sonho Real. Já em 2008, foi o primeiro artista a participar do projeto Casa Cheia, do Teatro Alcione Nazaré.
Lançou em 2010, no São João do Maranhão, o CD Folia de São João, com o grupo Folia de Três. Em maio de 2011, Emanuel Jesus comemorou 10 anos de Música, com show de lançamento do CD Acústico MPB, no Teatro Arthur Azevedo. Estreou no cinema em junho de 2012, no longa-metragem Flor de Abril, do diretor Cícero Filho participando do elenco e da trilha sonora.
Em 2013, foi eleito Conselheiro Estadual de Cultura, representante da música e contribuiu para aprovação do Plano Estadual de Cultura 2015-2025. Atualmente, compõe o grupo musical Nosso Bailinho, e faz parte da equipe de profissionais da Diretoria de Comunicação, da Assembleia Legislativa do Maranhão, onde produz e apresenta o programa Som do Povo, na Rádio Assembleia.