Helemozão ou Helen Salomão da Silva e Silva, de 21 anos, fotógrafa cujas lentes registram empoderamento, feminismo, cultura negra, amor e muito mais. A baiana, natural de Salvador já nos permitiu conhecer um pouco da sua trajetória , para ver a história de Helemozão clique aqui.
Para quem ainda não está sabendo dia 11 de março de 2017 na cidade de São Luís, Maranhão vai rolar a edição do evento TEDxRuaPortugal e a Helen será uma das speakers!
O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. TEDx: No espírito de ideias que merecem ser compartilhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que juntam pessoas para dividir uma experiência estilo TED. Em um evento TEDx, apresentações do TED em vídeo e apresentadores ao vivo se combinam para estimular grandes discussões e conexões.
Para conhecer um pouco mais do evento www.tedxruaportugal.com
Como nosso último papo com a Helen rolou em junho de 2016, perguntamos pra ela o que mudou de lá pra cá
‘Tenho recebido mais oportunidades de fala e de espaço para poder mostrar meu trabalho’.
Conta um pouquinho sobre o projeto “um preto por dia” e dos reflexos dele que você pôde perceber.
‘O projeto surgiu a partir de uma conversa que estava tendo com uns amigos, e falávamos sobre o novembro, onde as pessoas intitulam novembro negro, e que nos negros em nossas diversidades ficamos muitas vezes atolados de serviços só nesse período. Sendo que quem é negro, é negro o ano inteiro. Negro esse que precisa trabalhar, ser visto, produzir o ano inteiro. Falamos também do racismo que atua de forma mais perverso, da estética pois a mesma chega primeiro que qual outra coisa, principalmente se for negro retinto, as estatísticas de mortes está ai para nos mostrar isso todos os dias. Então a partir dai criei esse projeto que a ideia inicial era de retratar um negro (principalmente os retintos) por dia durante o ano inteiro, não conseguir por isso em prática por conta da disponibilidade das pessoas, mas acredito que a quantidade que fiz, mexeu muito com as pessoas, ate porque o meu trabalho não tem o negro como cota, falo do negro o ano inteiro.”
“Dentro desse projeto fotográfico eu também pensei no protagonismo de cada preto envolvido, onde cada um falava o que era ser negro para ele, que poderia ir de uma palavra a um texto. Assim como os meus outros projeto esse não seria diferente, me preocupo muito, e busco com que o outro que esta na frente da câmera, goste do que eu faço, do que ele acha, de como quer se ver, acredito que por isso meu trabalho tenha uma visibilidade grande. Lembro de ter encontrado uma menina na rua e ela me falou que espera todos os dias o momento que eu ia postar a foto, que cada foto daquela era um animo para seu dia. Geralmente nesse projeto eu postava foto a partir da meia noite, e era notório ver que as pessoas esperavam ver quem seria o preto da noite, junto com o seu texto.”
Qual foi a sensação de receber o convite para palestrar para um evento com o TEDx?
“Inicialmente fiquei bastante nervosa, pode não aparacer mais sou bem tímida para falar para um grande número de pessoas, mas fiquei muito feliz em saber que pessoas acreditam no meu trabalho e que eu preciso disseminar isso. Não esperava, e hoje estou cheia de expectativas para que essa oportunidade maravilhosa gere outros frutos”.
Como esta sendo a preparação para uma palestra tão importante e que toca em temas tão relevantes? O que você espera passar para o público?
“A preparação está sendo ótima, muito cuidado, dedicação e paciência. Estou mais tranquila pela confiança passada. Eu espero passa a minha verdade, que a mesma toque a todos, que eu consiga levar uma nova perspectiva da fotografia e da vida e a quem ouvir sinta- se diferente a partir dela e que eu consiga deixar um tanto do desejo de empatia e conhecimento.”
Quais os projetos para 2017?
“Esse ano estou voltada mais para a fotografia analógica mostrado meus caminhos, rotinas, pessoas, e etc.”
Não percam o TEDxRuaPortugal, para mais informações: www.tedxruaportugal.com