#EspecialBR135 | 4 grupos instrumentais paulistas com shows imperdíveis

Entre os dias 23 e 25 de novembro, São Luís – mais precisamente o Centro Histórico – vai respirar música instrumental. São diversos grupos de todo o país – e, inclusive, de fora – que darão as caras na etapa instrumental do Festival BR 135.

E além de uma forte cena maranhense, outro Estado que marca grande presença nesta primeira etapa do evento – a segunda etapa ocorre somente nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro – é São Paulo, com quatro grandes grupos de música instrumental.

Já ouviu falar de Xaxado Novo? E do Quartabê? E do Funk Como Le Gusta e da Nômade Orquestra? Conheça um pouco mais sobre todos estes grupos abaixo:

Funk Como Le Gusta

Qual a melhor forma de estrear um festival instrumental? Colocando uma grande banda logo na noite de abertura. No que depender da trupe do Funk Como Le Gusta, a noite do dia 23 será extremamente festiva – eles encerram o primeiro dia de festival, às 23h.

Fundada em 1998, a banda adquiriu sucesso com suas jams sessions e  ganhou o respeito da crítica e do público através das gravações, shows e especiais televisivos com os maiores nomes da música brasileira. Ao vivo, as misturas vão do funk ao samba, passando pelo soul, ritmos latinos, musica eletrônica e jazz, todos na mesma salada musical.

Xaxado Novo

No que depender do Xaxado Novo, o clima festivo do BR 135 Instrumental já vai ser garantido antes do show do Funk Como Le Gusta. Isso porquê, às 21h30, o grupo se apresenta na Nauro Machado, com o melhor do baião instrumental, apresentando uma profunda viagem pelo repertório dos grandes mestres da cultura popular brasileira.

Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, o grupo vai além da área musical, envolvendo performances e intervenções nas suas apresentações. A estética do cangaço, muito difundida por Luís Gonzaga, é trabalhada pelo bando, que leva aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros.

https://www.youtube.com/watch?v=78EE_Ou4eDo

Quartabê

No segundo dia de shows, tem Quartabê se apresentando às 21h30.  O grupo é formado por Maria Beraldo “Mia” (clarinete e clarone), Mariá Portugal “Má” (bateria), Joana Queiroz “Jojô”, (clarinete, clarone e sax tenor) e Chicão (teclas).

Elogiada nacionalmente, o grupo é lembrando por seus grandes shows e sua versatilidade musical. “No show, é maravilhoso vê-los em cena. Além de exímios instrumentistas, são hipertextuais, andróginos e atemporais”, comentou a cantora Tulipa Ruiz, em texto presente no site do quarteto.

Nômade Orquestra

Já falamos um pouco da noite de abertura. E o encerramento? O que vai ter? Vai ter o show da Nômade Orquestra encerrando o festival, às 23h, no dia 25.

Em São Luís, o grupo apresenta seu mais recente trabalho, intitulado EntreMundos, que contará com projeções, performance e luz no show.

Para mais detalhes sobre o festival, clique aqui.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários