#EspecialBR135 | A visibilidade do movimento LGBTQI na música maranhense

O discurso de gênero e da sexualidade nunca esteve tão em evidência e tão conectado ao meio artístico como atualmente. O que era apenas vivenciado entre o grupo em si e, algumas vezes, às escondidas, ganhou muita visibilidade graças à internet.

É notável que o Brasil está vivenciando um forte crescimento no que se refere a representatividade LGBTQI no cenário musical. Pabllo Vittar, Lia Clark, Ana Vilela, Liniker e Johnny Hooker são alguns nomes que tiveram as redes sociais como um grande aliado e que hoje, são destaques na mídia tradicional.

Em São Luís, não é diferente. Artistas como Vinaa, Only Fuego, Enme e Butantan iniciaram a sua carreira musical tocando e cantando pelas noites da ilha imagética. Elxs compõem o cenário de grande efervescência cultural que a cidade está vivenciando e estarão como atração na sexta edição do Festival BR 135, nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro.

Conheça!

VINAA

Com mais de mil visualizações no YouTube e 326 ouvintes semanais no Spotify, o músico Vinaa, é uma das grandes revelações da música maranhense. Carrega em suas letras, o mar de sentimentos, emoções e experiências vivenciadas por ele. Em seus adereços e vestimentas, percebe-se um ato político: sua libertação em relação aos padrões de gênero e aos comportamentos sociais pré-definidos, como é definido em sua biografia.

O álbum de estreia “Bordel de Amianto” traz dez faixas, sendo “Moço Bonito” o seu primeiro videoclipe oficial.

 

DJ BU TANTAN E ONLY FUEGO

A drag queen maranhense Bu TanTan tem dado close certo um atrás do outro. Além de mandar super bem nas pickups como DJ, ela também vem ganhando destaque nas redes sociais e nas festas com as suas músicas autorais.

O single “Close Errado” era o que faltava para mostrar a cantora para o mundo. Com orçamento contabilizado em 0 dinheiros, o clipe, que leva o mesmo nome, atingiu a marca de 28 mil visualizações. “B.O.Y.”, seu feat mais recente com o DJ Only Fuego, atingiu a marca de 9 mil visualizações em apenas um mês. Fuega, como também é conhecido, é um dos DJs no universo LGBTQI de maior evidência na ilha.

 

 

ENME PAIXÃO E FRIMES

Com certeza você já deve ter visto esse nome em vários panfletos de festas divulgados no Facebook. Idealizador da Baddest, Enme (ou Elektra Fierce) também é formado em Publicidade. Nas noites, assume seu lado multifacetado de DJ e drag queen. Enme também é autor do hit “Revis”, que já conquistou muita gente dentro e fora da web, principalmente o público LGBTQI ludovicense. A música é resultado da parceria com a drag Alice Frimes e produção de DJ Brunoso. O clipe alcançou a marca de 2 mil acessos em menos de um mês, e conta um pouco sobre a diversidade cultural que as sextas-feiras do Reviver tem.

Para saber mais das atrações do Festival BR 135 fique ligado nas suas redes: Facebook e Instagram, e em seu site oficial. Siga também o perfil no Spotify.

Além disso, agora também será possível ter o festival na palma da mão por meio de seu aplicativo. Baixe agora! Versão IOS e Android.

Uma escorpiana inquieta e apaixonada pelo mundo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários