Maranhão na Guiana Francesa: o estilista maranhense Edvan Lacerda. Foto: Reprodução/Instagram.
O estilista Edvan Lacerda representará o Maranhão no Guyane Fashion Week (Semana de Moda da Guiana Francesa), que será realizado de 7 a 13 de outubro de 2019, em Caiena, capital da Guiana Francesa.
Edvan participa do circuito por intermédio do Maranhão Fashion Week, evento que entrou no calendário de moda do estado, com a primeira edição realizada em novembro de 2018, em São Luís.
Essa é a primeira vez que o Maranhão terá um representante na semana de moda guineense. Edvan Lacerda tem 25 anos, é natural da cidade de Bacabal no Maranhão e atualmente reside em São Luís.
Leia também | Festival das Rendas: conheça cinco pontos importantes da 2ª edição do evento
Formado em letras e técnico em produção de moda, iniciou a carreira em moda festa aos 16 anos desenhando croquis e logo depois executando as primeiras peças para clientes. Atua também como produtor de moda em uma agência de modelos na capital maranhense.
Em 2018, o estilista participou da primeira edição do Maranhão Fashion Week com a coleção Do Tear ao Luxo, tornando-se um dos destaques do evento o que lhe rendeu convite para participar do Guiana Fashion Week.
Para o evento internacional, Edvan desenvolve a coleção Contos e Encantos, inspirada nos contos de fadas (protagonistas e antagonistas) e na obra Megera Domada, de William Shakespeare (O Cravo e a Rosa foi a versão brasileira da obra citada), representando a dualidade do ser.
Leia também | Louíse Mendes e a Jamaica brasileira que brilhou na Vogue Itália
Utiliza também rendas e transparências que sempre estiveram presentes em suas produções. Peças em tonalidades escuras representam mulheres de pulso forte e opiniões próprias, geralmente chamadas de megeras nos contos. Já as peças em tonalidades claras se referem às submissas e dominadas pelo patriarcado. Os laços que acompanham as roupas significam a união feminina e as lutas que passaram até as conquistas dos dias atuais.
Enquanto aguarda a data do evento, o estilista se concentra na criação, costura, provas e ajustes das peças da coleção. Assim como desenvolve a parte artística como maquiagem, cabelo, editoriais e escolha das joias. Estas serão realizadas em parceria com a designer de joias Anna Mafra.
Para Edvan, em alguns anos, a moda no Maranhão sofreu declínio, mas voltou a ascender revelando talentos na área como estilistas e modelos. Os grandes sonhos e a vontade de levar o nome de Bacabal (cidade natal) e do Maranhão lhe mantiveram firme mesmo diante das dificuldades, além de mostrar para o Brasil que o estado também tem e vive de moda.
Sobre o Guyane Fashion Week
O Guyane Fashion Week está na sétima edição e estimula a criatividade e desenvolvimento de profissionais da moda em vertentes como fotografia, beleza e produção de peças, além de criar pontes de relacionamento entre estes.
O evento, que reúne profissionais de países como Brasil, Marrocos, Guiana Francesa e Suriname, destacando seus potenciais econômicos, é formado por maioria jovem e por isso se beneficia com a prontidão e variedade criativa dos mesmos.