Exposição “Eu, Cianotipia”: a autorreflexão através de processos alternativos fotográficos

Alunos foram provocados a construir composições cujo conceito explorasse o poder do autorretrato (Foto: Reprodução/Divulgação).

A partir de novembro, a exposição Eu, Cianotipia conta com obras produzidos por 12 alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A exposição ficará em cartaz entre os dias 5 e 23, na Galeria Acadêmica do curso de Artes Visuais, no Casarão Azul, que encontra-se na Rua Humberto de Campos, 174, Centro.

Leia também | Louíse Mendes e a Jamaica brasileira que brilhou na Vogue Itália

Orientados pelo professor Dr. Pablo Sérvio, os alunos foram provocados a construir composições cujo conceito explorasse o poder do autorretrato. “Quem sou eu?”, “Quem sou eu quando…?”, “Quem eu poderia ser se….?”, “Quem sou eu segundo os outros?” – foram algumas das perguntas geradoras deste desafio.

Além dos autorretratos, os alunos foram instigados a construir composições com fotogramas, técnica em que fotografias são criadas sem o uso de câmeras. Posicionando objetos entre o papel sensibilizado com soluções sensíveis à luz e a fonte de luz em si, registra-se então a forma, a silhueta destes objetos. Por fim, as obras revelam reflexões diversas, como a relação com o corpo, gênero, solidão e expectativas paternas.

Cianotipia

A exposição apresenta essas autorreflexões destes alunos, mas apresenta ainda a cianotipia. Todos os trabalhos utilizam a técnica da cianotipia, processo fotográfico alternativo desenvolvido no século XIX por John Herschel.

Seu inventor foi o mesmo cientista que criou processos fotográficos como a Fitotipia, em que imagens são produzidas a partir de sumos de vegetais, como a beterraba, e o Marrom VanDyke, que produz imagens com uma tonalidade marrom a partir de soluções de compostos com ferro e prata. Suas pesquisas registram a busca pela fotografia colorida, contudo ele mesmo nunca conseguiu resultados que não fossem
monocromáticos.

Leia também | Cor, Melôs e as vibes positivas na festa do Museu do Reggae

A cianotipia tem como característica principal a síntese de um belo pigmento azul profundo chamado Azul da Prússia. Uma curiosidade sobre a história da cianotipia é tratar-se da técnica utilizada no primeiro livro feito totalmente com fotografias, o da botânica Anna Atkins, que criou fotogramas de algas.

Os alunos da licenciatura em artes visuais foram desafiados a desenvolverem-se tecnicamente neste processo, a experimentar com diferentes formas de pincelar as soluções químicas nos suportes, a pensar nas possibilidades que o suporte traz às imagens, experimentando com diferentes tipos de papéis e tecidos e explorando também as chamadas viragens, em que por meio de reações químicas é possível alterar a cor original da imagem.

Leia também | Protagonismo negro e tecnologia: o Afro Futurismo da premiada série fotográfica “Tons por Vir”

Estas experiências técnicas e artísticas fazem parte de processo de planejamento de curso de extensão sobre este e outros processos fotográficos alternativos que será ofertado pelo professor Dr. Pablo Sérvio tanto a alunos do curso de Artes Visuais quanto a demais interessados.

Na exposição também serão exibidos os negativos utilizados no processo de confecção dos autorretratos, pontuando assim a devida importância desta ferramenta para a história da fotografia. Além disso, os visitantes poderão apreciar testes de viragens com diferentes reagentes, desde químicos industrializados a um simples café ou a chás, como o verde, de casca
de cebola e de canela.

Leia também | Uma Puta Festa – fotos mostram os bastidores do desfile da Daspu [+18]

A abertura será às 18h e a visitação é gratuita e contará com monitoria entre 9h e 12h e 14h e 17h. Para mais informações, no perfil do Processos Fotográficos Alternativos (extensão do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMA) no Instagram – clique aqui.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários