Processos fotográficos alternativos: exposição “Material Imaterial” entra em cartaz no dia 5/9, em São Luís

No próximo dia 5 de setembro, às 19h, será realizada a abertura da exposição “Material Imaterial“, que conta com trabalhos dos alunos da extensão em “Processos Fotográficos Alternativos“, ofertada pelo Departamento de artes visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a coordenação do Prof. Dr. Pablo Sérvio. Trabalho ficará em cartaz no Casarão Azul, localizado na R. Humberto de Campos, no Centro Histórico de São Luís.

Na extensão, alunos licenciados e licenciandos em artes visuais aprendem técnicas como a cianotipia, o marrom van dyke e outras, além de estudar diferentes suportes em papel e tecido e investigar as possibilidades artísticas de provocar reações químicas que alteram as cores dos pigmentos, as chamadas viragens.

Exposição em cartaz até o dia 16/9.

A partir do domínio de conhecimentos e habilidades, os participantes foram provocados, em época de revoluções digitais em que a maioria de nós experimenta a fotografia sobremaneira por meio de telas de celular e computador, a pensar a materialidade da imagem que surge de pigmentos gestados em reações fotoquímicas sobre suportes como papel e tecido e como estes meios com suas texturas e cores dão uma nova vida às imagens.

Em paralelo a essa reflexão sobre a materialidade destas imagens que estavam produzindo em laboratório, as temáticas que foram provocados a trabalhar giravam em torno de conceitos abstratos, imateriais como memória, sentimentos, esperanças.

Os estudantes foram instigados, ainda, a construir e reproduzir imagens que evocassem reflexões sobre memórias que os fortalecem e esperanças que os movimentam, além de criarem fotogramas em que representassem sua relação com quatro sentimentos primordiais (medo, raiva, tristeza, alegria). Por fim, também criaram homenagens às pessoas que consideram como pilares.

Assim puderam, também, em épocas tão cheias de conflitos e angústias sociais, se ver consigo mesmos e em grupo identificando razões para seguirmos fortes e com autoconhecimento.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 16 de setembro, sempre de segunda a sexta, das 14h até 17h. Para mais informações, pelo número (98) 99121-7177 (Pablo Sérvio).

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários