Uma proposta que nasceu da reunião de empreendedores criativos que se conheceram em uma imersão no SebraeLab (Sebrae-MA), em São Luís.
Relembrar as brincadeiras da infância, como pular elástico e jogar cancão. Saborear aqueles docinhos feitos em casa e sentir vivo no paladar como era raspar da panela o doce feito pela avó. Ou quem sabe apenas ouvir palavras doces e trocá-las por um abraço.
Leia também | Programa Centelha e o estímulo à criação de empreendimentos inovadores
Essas são experiências possíveis na primeira edição da Feira de Sentidos. Uma feira que vem para desacelerar, conectar e resgatar as memórias, afetos e sentidos das pessoas. O evento será realizado neste sábado (1º), a partir das 10h, na Casa d’Arte Centro de Cultura (Raposa).
A programação da feira é composta por atividades que estimulam o tato, a visão, a audição, o olfato, o paladar e a sensibilidade. Desenho intuitivo, roda de crochê e histórias, panelinha de terra, desfile às cegas, desafio do sabor, abraços por gestos, tranças e suas memórias e outras experiências que afloram os sentidos e transportam a lembranças de momentos afetivos importantes na vida de cada um de nós, muitas vezes esquecidos na rotina do dia a dia.
Com entrada franca, a Feira de Sentidos é livre para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Amigos, famílias e quem quiser ir sozinho, porque lá há acolhimento, colaboração e afeto.
A proposta é, também, conectar pessoas diferentes e desconhecidas por meio dessas atividades. A entrada é gratuita, com sugestão de contribuição colaborativa para quem e quanto quiser ou puder.
Como surgiu
A Feira de Sentidos nasceu de encontros. Encontros de pessoas, ideias e propósitos. Dois grupos de empreendedores criativos participaram da primeira etapa de treinamento do programa Dice Fellowship – Sebrae, em turmas separadas, e ao se depararem com uma dinâmica de feira, pensaram e “venderam”, em diversos formatos, sentidos, experiências e memórias. Eram produtos como tempo, criatividade, brincadeiras, conversa, sensações.
E perceberam que essa experiência singular devia se ampliar para que outras pessoas tivessem a oportunidade de vivenciar tudo isso.
Leia também | Jornadas 2.5: momentos sobre empreendedorismo de impacto social
Assim, consolidou-se a realização da Feira de Sentidos, com a proposta de desacelerar e fazer qualquer pessoa se reconectar consigo mesmo, com seus sentidos e suas memórias, como fizeram os criativos.
Além de viver toda essa proposta, a Feira de Sentidos é uma oportunidade de conhecer parte de quem faz a economia criativa de São Luís, conhecendo um pouco mais do que move os fazeres desses empreendedores.
O Casa d’Arte ainda oferecerá um cardápio das famosas comidinhas criativas da Cozinha Guará e da Exposição da Artista Visual, Telma Lopes.
Exposição
A Revoada dos Guarás, de Telma Lopes, apresenta Guarás coloridos usando a técnica de pastel oleoso e aquarela, sobre papéis artesanais. E também, um painel com técnica de estamparia, que representa a queimada das nossas matas, com cascas de mangue e elementos orgânicos, criando animais extintos.
Leia também | 12 lugares para visitar no Centro Histórico de São Luís durante as férias
A exposição fica em cartaz até o dia 7 de março, e todas as obras estão a venda.