Festivais, shows, espetáculos, mostras e mais: o Guia Cultural em Novembro, no Maranhão

Foto da Edição 2019 do Lençóis Jazz & Blues Festival 2019 (Foto: Jonas Sakamoto/SobreOTatame.com).

Que ano foi 2019, hein?

De Duda Beat a Milton Nascimento, de Mahmundi a Vanessa da Mata, de Pablo Vittar a Djonga, de Flávia Bittencourt a Zeca Pagodinho, de Pitty a Marília Mendonça, além de diversos festivais, mostras, shows e tantos outros eventos. Assim foram os primeiros dez meses do ano.

E os dois últimos não devem ser diferentes. Aliás, novembro, inclusive, tá recheado de programação – várias gratuitas, por sinal – e é bom se programar pra poder conferir tudo e não perder nada.

Leia também | 13 shows imperdíveis em São Luís no segundo semestre de 2019

Vamos lá?

Show de lançamento de Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos, do VINAA

Após dois anos curtindo os embalos do disco Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos por Sex Appeal (2017), VINAA viaja pela América Latina com as músicas calientes de Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos, seu novo álbum de estúdio, já disponível nas plataformas de streaming.

O show de lançamento de Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos ocorre nesta sexta (1º), na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.

Leia também | 7 curiosidades sobre o disco Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos, de VINAA

O evento contará com apresentações de Otília Ribeiro, Criolina, Antídotos Sociológicos, DJ Jorge Choairy e Dingo Bells (RS). Também terá participação especial de A Escangalhada, Pepê (poeta marginal) e André Lobão.

MPB, Reggae e Samba

O cantor Gildomar Marinho.

O mês começa também com outros shows pela capital maranhense…

O cantor e compositor Gildomar Marinho faz show também nesta sexta-feira (1°), às 19h, no Buriteco Café (Rua Portugal, Praia Grande). Na apresentação, o artista irá passear por repertório autoral e clássicos da MPB (o couvert custa R$ 10).

Também nessa sexta, vai rolar a discotecagem do Rádio Zion & Radiola Radiola Reggae, com a Sexta do Vinil especial. A comemoração, que ocorrerá no Espaço Nova Fronteiras, saudará os 12 anos de realização do projeto.

Já o samba fica por conta do show Memorial ao Samba, que vai rolar neste sábado (2), na Casa de Iaiá, às 17h, com shows de Chico Chinês, Serrinha e Filhos de Iaiá.

Zombie Walk 2019

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Famosa por todo o mundo, a Zombie Walk terá, mais uma vez, uma edição em São Luís – e ocorrerá neste fim de semana, no dia 2 de novembro, a partir das 15h – a participação é gratuita, e ocorrerá na Praia Grande (perto do Palácio dos Leões).

A caminhada zumbi visa mostrar o trabalho de maquiadores e cosplayers de São Luís. A programação contará com flash mob em homenagem aos velhos filmes de terror e seriados de mortos vivos, além de apresentações de dança e shows musicais. Clique aqui e veja a programação completa.

5ª Aldeia Sesc Balaiada de Artes

Como prova de que em novembro não teremos um dia de sossego cultural, a partir de amanhã já inicia a programação plural da 5ª edição da Aldeia Sesc Balaiada de Artes, com uma agenda cultural gratuita e aberta para o público de todas as idades.

O evento contará com espetáculos, exposições de artes, apresentações de dança, músicas, literatura e cortejos artísticos, e ocorrerá do dia 1º ao dia 6 de novembro, no município de Caxias.

Leia também | Enme Paixão é uma das finalistas do Sons da Rua 2019

A Aldeia Sesc Balaiada traz em sua agenda o projeto nacional Palco Giratório, que contribui para o encontro entre públicos e artistas de diferentes regiões do Brasil. A programação terá, ainda, oficinas. Saiba mais sobre todos os destaques pelo telefone (99)3521-3862.

Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol

Uma das atrações é o músico Fredi Gerling, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

De 5 a 8 de novembro, o curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá o Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol, evento musical direcionado para crianças, jovens e adultos estudantes de música (em especial, para alunos de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico e piano).

O encontro contará com palestras, mesas-redondas, ensaios de orquestra e concertos gratuitos, e será sediado em três locais diferentes: Casarão Azul; Teatro Arthur Azevedo e Palacete Gentil Braga.

A inscrição custa R$ 30 e podem ser realizadas no site oficial do evento – mais informações pelo e-mail encontrodecordasfriccionadas@gmail.com.

4ª edição do Festival Internacional de Compositoras Sonora São Luís

A imagem pode conter: texto

No dia seguinte ao Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol, será iniciada a 4ª edição do Festival Internacional de Compositoras Sonora São Luís, que ocorre entre 9 e 14 de novembro.

O Sonora é um movimento que trabalha para que mulheres no mundo inteiro apresentem com confiança seus sentimentos e opiniões através da música. O festival surgiu para dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no meio musical com o objetivo de romper com o círculo vicioso que coloca e reconhece a mulher apenas como intérprete e estimular o fortalecimento no âmbito individual de cada compositora por meio da coletividade.

Leia também | Cidade de encantos e memórias: conheça 9 lugares para ir na Raposa

Entre as cantoras selecionadas para a edição 2019, estão Ana Clara Oliveira, Elô, Luciana Pinheiro, Maria Spíndola, Paula Rodrigues, Rosalice, Samile e Vivi Cardoso – mais informações aqui.

Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba em São Luís

E no mesmo dia 9 de novembro…

Rola também o II Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, Ano: Leci Brandão, um evento simultâneo com edições em todo o Brasil. Em São Luís, ocorre a partir de 16h, no Butikin Recanto da Música (Recanto dos Vinhais).

O encontro visa a aumentar a visibilidade e divulgar para um público mais amplo a força feminina no samba. O projeto é idealizado por Adorina Guimarães e tem como principais estratégias a mobilização de mulheres do mundo do samba, a ampliação de suas redes de contato e a união de suas forças.

Festa da Música no Maranhão – FMM19

A banda Tribo de Jah, com trinta anos na estrada, será uma das homenageadas com o Prêmio “Papete”. O cantor Fauzi Beydoun é uma das atrações confirmadas para o show de encerramento na Praça Nauro Machado (Foto: @Elias_RPS).

Entre os dias 20 e 22 de novembro, especialmente para fortalecer a cena musical atual, reconhecer e premiar artistas, grupos e instituições que se destacaram com trabalhos e iniciativas na área, São Luís ganhará mais um festival: é a primeira edição da Festa da Música no Maranhão – FMM19.

Leia também | São Luís ganha festa em celebração à música maranhense

A programação terá o Prêmio Papete, que será uma homenagem ao artista maranhense que deixou seu legado há três anos.

A premiação marcará a abertura oficial do evento, com o reconhecimento de quem fez e faz a música acontecer. A noite de premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, às 20h, no salão do Blue Tree Towers São Luís, e contará com a participação da Orquestra Guajajaras e convidados.

Festival de Música Ilha do Amor

Já no dia 23…

Será realizada a primeira edição do Festival de Música Ilha do Amor, que ocorrerá na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.

O festival selecionou 12 obras musicais inéditas, de autores maranhenses, ou comprovadamente radicados no Estado por mais de três anos. O projeto visa a realização de um democrático evento musical em formato de festival, que garanta a ampla participação popular, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento da música maranhense.

Leia também | “Sou de Pouca Fala”: a versatilidade musical de Patativa em novo álbum

No dia 23 de novembro, será promovido um grande evento de apresentação das composições dos artistas maranhenses, e contará ainda com a participação de dois artistas maranhenses de renome nacional.

Festival Mundaréu

Com atividades a serem realizadas entre 24 e 29 de novembro, em São Luís, a sétima edição do Festival Mundaréu, evento repleto de atrações musicais, poesia, dança, oficinas e brincadeiras, com todas as atividades andando lado a lado à construção de ambientes e relações saudáveis e sustentáveis nos níveis individual, coletivo e ambiental.

O projeto atua em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2012, com enfoque em temas como consumo sustentável, saúde e bem-estar e equidade de gêneros.

Leia também | Enme e sua homenagem ao reggae do Maranhão no clipe de “Killa”

Para mais informações sobre o festival, mande solicitações via e-mail (mundareuemsaoluis@gmail.com).

Festival BR 135

Imagem

Uma dos festivais mais aguardados do ano em São Luís está chegando…

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, vai rolar a edição 2019 do Festival BR 135, evento que já trouxe grande shows e palestras para a capital maranhense.

Previsto para ser realizado na Praça Maria Aragão, o festival, que já realizou sua etapa instrumental em Imperatriz em outubro deste ano (com shows de Bixiga 70, Camarones Orquestra Guitarrística, Guitarrada das Manas, entre outras atrações), confirmou sua primeira atração da edição deste ano: a cantora Céu (que foi um dos destaques da edição de 2014 do festival).

Rubel no TAA

Falando em BR 135…

Um dos destaques da edição de 2018 retorna à capital maranhense um ano depois do show no festival: o cantor e compositor carioca Rubel.

A nova turnê do artista, em formato voz e violão, dos discos Casas Pearl, foi confirmada pelo próprio cantor via Facebook. A apresentação será, inclusive, durante a edição 2019 do Festival BR 135 – no dia 29 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo (TAA), a partir das 20h.

Prêmio Volts 2019

E falando em teatro…

Enquanto a música vai rolar solta no TAA, a homenagem à produção cultural maranhense dá o tom da primeira edição do Prêmio Volts, premiação do Grupo Volts para profissionais maranhenses do mercado de entretenimento.

A premiação, dedicada à obras, produtos e profissionais do mercado maranhense, será realizada dia 29 de novembro, no Teatro Sesc, com apoio do Sesc Maranhão.

“Nossa marca tem se consolidado a cada dia como referência no mercado e o Prêmio Volts vem para materializar essa relevância e presentear nossos artistas”, disse Lucas Vieira, fundador do Grupo Volts, em post do site.

Outras dicas…

Vale lembrar que, em dezembro, devem rolar outras programações. Uma delas, já confirmada, é a edição 2019 do festival Maranhão Na Tela, que será realizado de 5 a 14 de dezembro e ampliará mais uma vez sua abrangência para estados das regiões Norte e Meio-Norte.

Post Atualizado – Mais Dicas

Abaixo, iremos postar todas as dicas que surgiram após a repercussão do post. Se você achava que tinha bastante coisa pra novembro, se liga que ainda tem muita coisa pra fazer nesse mês lindo que só tá começando…

A exposição “Eu, Cianotipia”.
  • Exposição “Eu, Cianotipia”: A exposição conta com obras produzidas por 12 alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A exposição ficará em cartaz entre os dias 5 e 23, na Galeria Acadêmica do curso de Artes Visuais, no Casarão Azul, que encontra-se na Rua Humberto de Campos, 174, Centro. Orientados pelo professor Dr. Pablo Sérvio, os alunos foram provocados a construir composições cujo conceito explorasse o poder do autorretrato. “Quem sou eu?”, “Quem sou eu quando…?”, “Quem eu poderia ser se….?”, “Quem sou eu segundo os outros?” – foram algumas das perguntas geradoras deste desafio. A visitação é gratuita e contará com monitoria entre 9h e 12h e 14h e 17h.
A imagem pode conter: texto
O festival Ilha Rock. Foto: Divulgação.
  • Neste sábado (2), rola o Ilha Rock Festival, no Ceprama, com programação das 16h às 2h da manhã – ao todo, serão 10 horas de atrações. Na festa, tributos a Pink Floyd, Queen, Legião Urbana, Beatles, Raul Seixas, Michael Jackson, além de outros clássicos do Rock Nacional – mais sobre o festival aqui.
  • III Seminário Nacional 2019: avanços e desafios das profissionais do sexo. Hoje (1º), rola o último dia do evento, que conta com mesa-Redonda sobre violência de gênero, prostituição e mobilidade, além de roda de conversa sobre “Articulação e Desafios para o movimento de prostitutas/ profissionais/ trabalhadoras(es) do sexo”, entre outros destaques. Mais detalhes clicando aqui.
  • Liderado por Diego Rafael, Adma Andrade e Raphael Moreno, o grupo Limão com Mel volta a São Luís também nesta sexta (1º), para uma apresentação única no The Music Hall, na Lagoa da Jansen, a partir das 22h – ingressos aqui.
  • No dia 9 de novembro, tem RicoChoro ComVida na Praça, no Largo do Amores, com o super Quarteto Criavador recebendo o virtuose do Cavaquinho Messias Britto, com discotecagem do Joaquim Zion e performance poética de Celso Borges. Vale lembrar que o evento é todo gratuito.

Faltou algo?

Faltou algum evento na lista? Indica nos comentários que a gente aumenta a lista, faz outra, já cria a de dezembro… 😉

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários