Com disco novo lançado este ano, o maranhense VINAA prepara um show especial na edição 2019 do Festival BR 135 (Foto: Dney Justino/Divulgação).
Por Amanda Drumont, em colaboração ao SobreOTatame.
O fim do ano se aproxima e com ele a maratona de festivais artísticos e culturais espalhados por São Luís também.
Programado para rolar nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o Festival BR 135, evento que reúne diferentes ritmos, gêneros e formatos para vivenciar a música, esse ano estará recheado de atrações e, algumas delas, virão em formato de parcerias.
O destaque nessa matéria vai para o show do cantautor maranhense VINAA, que recebe como convidados os artistas Claudio Lima (MA) e Romero Ferro (PE).
Vinaa acaba de lançar seu segundo disco, Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos (EHTE), onde narra uma história sobre amor e (des)colonização. O disco tem diversas camadas e nós falamos um pouco sobre seu processo de criação aqui.
EHTE conta com a participação especial do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, na faixa Cicatriz (No Regresa), numa mescla entre o português e o espanhol que atravessa o disco.
Compondo o line-up do Festival BR 135 desse ano, VINAA decidiu vir acompanhado de uma escuderia armada.
Claudio Lima (MA) é o nome do cantor que está despontando na música maranhense e teve protagonismo nos últimos meses com o lançamento do show Claudio com a Lira (que teve participação especial do próprio VINAA, inclusive!).
O nome do seu mais recente show nos dá dois indicativos sobre Claudio: o primeiro é que a sua base musical é o lirismo, com referências aos clássicos da música popular brasileira e a decisão de trabalhar com esmero os arranjos de suas canções; o segundo é o trocadilho que Claudio faz com o significante qualhira, ressignificando uma palavra que por tanto tempo figurou o imaginário coletivo enquanto um termo pejorativo.
Para conhecer melhor Claudio, lhes indico a canção que recebe esse mesmo nome, Qualhira, composta por Zeca Baleiro e lançada como single em outubro desse ano.
Romero Ferro (PE) é um cantor e compositor que lançou em agosto o seu segundo disco, intitulado como FERRO.
A capa desse álbum diz a que veio Romero: podemos ver um coração com um raio em formato de F no centro; mais abaixo a palavra FERRO. O trabalho do Romero no disco é isso: um coração de ferro rodeado de vermelho, a cor da paixão.
O disco FERRO conta com a presença de Duda Beat no hit Corpo em Brasa, Otto no brega Quando Ele Perguntar Por Mim e conta ainda com a regravação do hino Você Vai Ver, eternizada na voz de Zezé de Camargo e Luciano.
O disco passeia pela música brega, pelo pop dançante e pelo new wave tropical, integrando a dita nova onda de sonoridades presentes na música pernambucana.
VINAA se une à Claudio Lima e Romero Ferro para celebrar a diversidade: a diversidade na música, com conexões regionais únicas que festivais de música como o BR 135 podem oferecer a artistas fora do mainstream; a diversidade de cultura, abraçando novos artistas e suas potencialidades musicais; e a diversidade no amor, celebrada pelos três artistas.
O show VINAA convida Claudio Lima e Romero Ferro, que será no dia 28/11, às 19h30, no Festival BR 135, certamente será uma celebração à música e você não pode perder!
Nota editorial: o SobreOTatame.com é um site que produz conteúdos de cidadania, comportamento e cultura. Por meio dos conteúdos que publicamos, acreditamos na informação como força de educação e discernimento, desta maneira, abrimos espaço para profissionais que possam tratar de temas mais especificamente.
Amanda Drumont é uma psicóloga em formação, apaixonada pela arte. É cantautora, produtora cinematográfica e uma dedicada consumidora da cultura brasileira. Escreve músicas, roteiros, crônicas e o que mais lhe vier à cabeça e ao coração. Para cada situação da vida cotidiana, uma playlist diferente! Em toda chance que tem, fala de arte e cultura nas suas redes sociais: @mandsdrumont no Instagram e no Twitter.