(Foto: Divulgação)
Nesta quinta-feira (6), além de São Luís (com os shows da segunda edição do SobreOTatame Sessions no palco do CCVM, no Centro Histórico da capital maranhense), São Paulo também irá respirar música do Maranhão. Durante a programação da Semana Internacional de Música (SIM) São Paulo 2018, vai rolar a Noite Festival BR 135 – Te Joga na BR!.
Para esta grande noite na capital paulista, estão na programação os shows dos artistas maranhenses Criolina, Marcos Lamy, Nathalia Ferro, Áurea Maranhão, Tião Carvalho e Tambor de Crioula Cupuaçu, além das discotecagens de Venga Venga e Vanessa Serra. O SIM São Paulo reúne festivais de música de todo o Brasil e tem projeção internacional.
E para dar destaque a esta noite maranhense em território paulista, o SobreOTatame marca presença com a cobertura completa feita por Monique Moraes, Luiza Fernandes e Jô Lima, nosso time feminino de conterrâneas na babilônia que é a capital paulista.
A festa começa a partir das 22h, no 0 170, no bairro de Pinheiros. Os ingressos custam R$ 20.
Idealizadores do Festival BR-135 estudam criar circuito regional de música
“Queremos criar um circuito no Nordeste”, pontuou Luciana Simões, cantora da dupla Criolina e uma das idealizadoras do Festival BR 135, sobre as oportunidades de fortalecimento da cadeia produtiva da música a partir do apoio dos governos estaduais da região.
No Maranhão, o cenário é otimista. Além de apoiar o festival, o Governo do Estado participou de uma mesa redonda do evento sobre os impactos da crise nacional para a cultura, representado pelo secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.
“Foi uma grande abertura de diálogo com o Governo”, afirma Luciana sobre a ocasião, na qual Márcio Jerry propôs a continuidade do diálogo do Governo com os artistas e produtores locais organizados em torno do Observatório da Cultura do Maranhão. “A gente acredita que no governo maranhense, que vai na contramão do governo federal, as políticas para a cultura vão permanecer”, comenta Luciana, ao defender a importância da manutenção de políticas culturais frente à iminente extinção do Ministério da Cultura.
A ideia, agora, é fortalecer os laços com artistas e produtores de outros Estados do Nordeste, para criar um circuito regional de fomento, produção e difusão cultural.
“O Maranhão tem ativos muito fortes e tem havido investimentos do Governo nessa direção”, ressalta Márcio Jerry, sobre o investimento em cultura de forma associada ao turismo, para o desenvolvimento econômico do estado.
Festival BR 135
Idealizado pela dupla Criolina, formada por Ale Muniz e Luciana Simões, o Festival BR 135 existe há 7 anos. Nesta edição, com shows de Rubel, Tássia Reis, Paulão, Tiago Máci, Academia da Berlinda, Maglore, Núbia, entre outros, reuniu um público de 70 mil pessoas para assistir atrações musicais de todo o Brasil no Centro Histórico de São Luís.
O evento promove shows, capacitações e o fomento de patrocínios, visando o fortalecimento da cadeia produtiva musical no Maranhão e o intercâmbio dos artistas locais com outros festivais.
*Com informações da Secap, do Governo do Estado.