Utilizado por astrólogos para definir traços de personalidade e, ainda, poder prever os acontecimentos da vida das pessoas, o horóscopo caiu no gosto popular – quem aí nunca viu perfis nas redes sociais com horóscopos ou nunca leu um jornal com uma sessão sobre o assunto?
Em Manaus, o artista plástico Jorge Bandeira decidiu criar o próprio horóscopo – e de um jeito bem criativo: no lugar dos animais tradicionais, utilizou espécies tradicionais da Amazônia, com qualidades e defeitos, para representar cada mês do ano.
Leia mais | Ilustrador faz releitura de cartas de Tarô com temática nordestina
O resultado? O Horóscopo Cabocão, como ficou conhecido, ganhou a internet, repercutindo bastante pela sua criatividade, pelo humor e pela homenagens às espécies amazônicas.
Entre os animais representados, estão: mucura; carapanã; embuá; louva-deus põe mesa; sapo cururu; formiga tanajura; osga; bodó; bicho preguiça; coruja rasga-mortalha; jabuti; e jaraqui.
Além de artista plástico, Jorge Bandeira é professor de teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tarólogo e proprietário do sebo O Alienígena, localizado no Centro de Manaus (na rua Lima Bacuri).
Leia também | Projeto Emaranhado cria campanha de boas ações pelas ruas de São Luís
Veja, abaixo, o Horóscopo Cabocão:
Acompanhe os trabalhos do artista plástico Jorge Bandeira clicando aqui.