I-Black São Luís: representatividade negra no empreendedorismo local como instrumento de debate

O SobreOTatame, representado pela redatora Júlia Antunes, cobriu o I-Black São Luís na última quarta-feira (15). (Foto: Júlia Antunes/Equipe SobreOTatame).

Na última quarta-feira (15), ocorreu o evento I-Black no espaço Black Swan, em São Luís. O evento foi marcado por discussões sobre a representatividade negra no mercado de trabalho e trouxe profissionais conhecidos localmente para estimular uma conversa entre os participantes e entender as principais dificuldades do empreendedor negro e como elas podem ser superadas.

I-Black São Luís contou com diversos profissionais do mercado de trabalho de São Luís. (Foto: Júlia Antunes/Equipe SobreOTatame).

A troca de experiências foi marcada por relatos pessoais/profissionais e contou com a presença de profissionais como: Otto Mendes (Sócio/diretor – Post Machine); Fabiano Roger (Sócio/diretor – Abacaxi Digital); Leila Frazão (Cabelereira/empresária – Cachos de divas); Kellen Lopes (Sócia/professora – Pole4Fit); e Joel Bispo Negrão (Head do projeto Chatbots, do grupo Mateus).

Foram mais de 200 inscrições para o evento. (Foto: Júlia Antunes/Equipe SobreOTatame).

Pontos importantes sobre a vivência de todos foram destacados e assuntos como a dificuldade em se conseguir emprego/clientes por conta do racismo, hipersexualização do corpo negro, transição capilar e falta de representatividade em campanhas publicitárias surgiram em meio a uma discussão rica em conhecimento e empatia por parte de todos os participantes.

Entre os assuntos debatidos, se destacaram a hiperssexualização do corpo negro, transição capilar e falta de representatividade em campanhas publicitárias. (Foto: Júlia Antunes/Equipe SobreOTatame).

Kellen nos mostrou que para ser empreendedor é preciso ser “ousado!” e impor a sua presença, mesmo que o ambiente não seja favorável a sua personalidade. Joel enfatizou a importância de mostrar quem “você é”, suas habilidades e experiências profissionais, principalmente no LinkedIn.

Evento focou em entender as principais dificuldades do empreendedor negro e como elas podem ser superadas. (Foto: Júlia Antunes/Equipe SobreOTatame).

Roger pontuou a relevância de possuir argumentos sólidos na hora de conversar com o cliente para incluir pessoas negras em campanhas publicitárias e anúncios, tendo em vista que a maior parte dos habitantes em São Luís são pessoas negras.

Iniciativas como essas são cada vez mais importantes para abrir nossos olhos, gerar empatia, estimular a troca de experiências e o mais importante: servem como incentivo para superar as dificuldades do dia a dia e nos mostrar que nós não estamos sozinhos.

Veja, abaixo, uma galeria de fotos da cobertura fotográfica feita pela redatora Júlia Antunes, do SobreOTatame:

*Texto escrito por Raíssa Soares.

administrator
Cidadania | Comportamento | Cultura. Criamos conteúdos e acreditamos que o palco de luta é a vida, o nosso tatame de aprendizados diários. #SobreOTatame

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários