Infância, fantasias e um novo mundo: o grafite de Edi Bruzaca em “O Mundo do Pescador de Sonhos”

Ilustração: Reprodução/Edi Bruzaca.

A arte é uma forma de expressão, criatividade e representação de vida. Da pré-história aos tempos atuais, o ser humano a utiliza como forma de comunicação não verbal.

Integrando esse amplo universo, o grafite, expressão que surgiu como uma expressão do indivíduo, uma forma de validar sua existência na opressiva metrópole, ganha cada vez mais espaço e mais uma vez ganha destaque na Galeria de Arte do Sesc Centro, com a exposição O Mundo do Pescador de Sonhos, de Edi Bruzaca, já em cartaz.

Leia também | ‘Riscos & Rabiscos’: mural de grafite ganha o Centro de São Luís

Fazer um resgate dos sonhos da infância, fantasias e um novo mundo, cheio de tons e traços semelhantes ao surrealismo, é o objetivo do grafiteiro, arte educador e fotógrafo Edi Bruzaca.

O grafiteiro, arte educador e fotógrafo Edi Bruzaca. Foto: Divulgação/Sesc-MA.

Representando o estado em diversos festivais, a exposição integra a série O Mundo do Pescador de Sonhos, na qual criará um espaço com dois ambientes: muros grafitados e outro interativo, com instalação artística com elementos que permitirão ao público viajar pelo imaginário.

Leia também | A fotografia de Julyane Galvão e a beleza da natureza feminina [+18]

Na mostra, o público poderá conferir os talentosos traços do artista em quatro murais em grafite instalados no primeiro salão, assim como poderão contemplar alguns elementos característicos da sua obra ganhar vida como a boneca de pano com balões coloridos ou a ilha flutuante.

Sobre o artista

Iniciando no grafitti em meados de 2000, pintando os muros da comunidade do Jardim São Cristóvão em São Luís (MA), Edi Bruzaca participou de eventos e festivais a exemplo do encontro internacional de Graffite Street Of Style, em Curitiba (PR), Mof-Duque de Caxias (RJ), encontro de Grafitti Ver o Risco, em Belém (PA), Encontro Conexão 41 Graus, Teresina (PI), Mural Multicultural de Graffiti, São Leopoldo (RS), entre outros.

Leia também | Louíse Mendes e a Jamaica brasileira que brilhou na Vogue Itália

Em seus trabalhos, busca uma linguagem lúdica, situada entre o universo onírico e o da realidade urbana. O seu trabalho pode ser visto em muros de bairros em São Luís, capital maranhense. Já expôs sua arte também em diversos espaços de São Luís, além de ministrar oficinas e palestras sobre o tema.

Exposição: O Mundo do Pescador de Sonhos;
Artista: Edi Bruzaca;
Período de visitação: 10/7 a 16/8/2019, das 9h às 17h;
Visita mediada: agendamento gratuito pelo (98) 32163830 e (98) 32163826.

Projeto Mural de Grafitti Riscos & Rabiscos

Nesta reportagem, o SobreOTatame cobriu o Projeto Mural de Grafitti Riscos & Rabiscos, organizado pelo Vírus Urbano Crew, que ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2018.

O objetivo do evento foi criar 10 murais na Região Metropolitana de São Luís, com a arte do grafite. Edi Bruzaca esteve entre os artistas envolvidos no projeto.

Clique aqui e veja a cobertura completa.

Projeto Cores da Vila leva alegria e arte para a comunidade

Também no ano passado, em dezembro, a Vila Embratel, bairro situado na região metropolitana de São Luís, recebeu a primeira edição do projeto Cores da Vila.

O projeto, idealizado pelo artista visual Romildo Rocha e pela produtora Amanda Travassos, traz também oficinas, brincadeiras e doações para os pequenos.

Nossa reportagem esteve por lá e mostrou como foi a realização que contou com brincadeiras com crianças, maquiagens, oficinas, lanches, apresentações e muita cor por meio de artistas visuais.


*Com informações do SESC-MA.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários