Meteoro Brasil é um canal que acredito já ter tratado de um pouco de tudo, mas com um diferencial incrível de ter uma propriedade e um estudo muito bem embasado para falar dos assuntos.
Temas como cultura pop, filosofia, ciência e política são recorrentes no canal encabeçado pela Mulher mais Sábia – uma artista visual – e O Cara mais Simples – um jornalista.
Meteoro Brasil
“Nossos vídeos usam histórias e personagens da ficção para melhorar a compreensão das pessoas sobre o mundo real.”
O casal começou a produzir os vídeos em 2017 e eu lembro que um dos vídeos foi sugerido para mim graças ao algoritmo do Youtube que, de vez em quando, acerta. O vídeo em questão era: Avatar, a lenda de Aang e do tio taoista.
Eu, como um bom fã das Lendas de Aang, fiquei instigado a assistir e não poderia ter tido uma surpresa melhor com o conteúdo do vídeo. Principalmente relacionando a construção do personagem do Iroh – Tio do Zuko – Príncipe da Nação do Fogo, pra quem quer se achar – com uma filosofia oriental que conversa bastante com o budismo e principalmente com a trama vivida na série.
Na época, o canal ainda tinha poucos vídeos e eu fiz questão de maratonar todos. Um, em especial, me chamou atenção: Irmão do Jorel e a ditadura militar.
Quem já conseguiu ver essa obra prima do Juliano Enrico (@juliano_enrico) – também roteirista do tão famoso Choque de Cultura – já deve ter percebido que não é qualquer animação. E não é só por conta de se passar no Brasil dos Anos 80 e 90. Existe muito significado em cada detalhe da vida do Irmão do Jorel e esse vídeo fez questão de mostrar como todos esses conteúdos conversam com um Brasil recém saído de um período de ditadura vivida entre as décadas de 60 e 80.
O canal, atualmente, tem apostado bastante em conteúdos que estão repercutindo no cotidiano, principalmente no âmbito social e político brasileiro.
Mas sem perder a essência de tratar sobre essas mesmas questões lidando com os personagens e histórias da cultura pop.
Semanalmente, nos fins de semana, o #SobreOTatame irá indicar canais do YouTube através do projeto Já viu esse vídeo?, criado pelos radialistas Gustavo Sampaio e Rick Ramos.